Ideia Sustentável, a Rede Brasil do Pacto Global e a Plataforma de Liderança com Valores (PLV) lançaram um estudo inédito que revela as 11 grandes tendências de sustentabilidade no “outro normal”, que irão nortear o mundo empresarial na era pós-covid. Conheça aqui os significados dos termos considerados em alta em cada uma das tendências.
PROPÓSITO ANTES DO LUCRO
Aspectos de ESG (Ambientais, Sociais e de Governança)
O termo ESG tem sido utilizado para se referir a práticas empresariais e de investimento focadas em critérios de sustentabilidade. A sigla vem do inglês “Environmental, Social and Governance”, que em português pode ser traduzido como Ambiental, Social e Governança. Ou seja, é o nome que se dá hoje à sustentabilidade corporativa no mercado financeiro. Tornou-se reconhecido em termos globais depois que o Fórum Econômico Mundial passou a apontá-lo como uma nova medida para análise do valor de ativos. É usado como uma espécie de métrica para orientar boas práticas de negócios. Exemplos de impactos da cadeia de negócios que podem ser relacionar com o ESG são as emissões de carbono, a gestão de resíduos, o uso de energias limpas etc.
E embora seja tratado como um reporte de informações para tomadas de decisão de investidores, a Ideia Sustentável elaborou uma ferramenta ESG que permite usá-lo também como suporte para fins de gestão da sustentabilidade corporativa ou dos temas ambientas, sociais e de governança, especialmente na definição dos principais riscos socioambientais de uma empresa.
Alinhamento estratégico com ODS
O alinhamento estratégico acontece quando todos os setores e níveis hierárquicos estão focados na missão, nos valores, na visão de futuro e nos objetivos da empresa. A ideia é que esse alinhamento esteja sintonizado também com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São17 metas que a ONU propõe para reduzir a pobreza, promover a prosperidade global e o avanço social e proteger o meio ambiente. Todos eles visam dar sustentabilidade à vida no planeta.
Capitalismo de stakeholders
O termo capitalismo de stakeholders visa atender os interesses não apenas dos proprietários e acionistas de uma empresa, mas todos aqueles de que alguma forma são impactados, direta ou indiretamente, por ela, como funcionários, clientes, comunidades locais, outras empresas da mesma cadeia produtiva e o meio ambiente. Hoje, o modelo mais comum é o chamado “capitalismo shareholder”, cuja prioridade máxima é o lucro para os proprietários e acionistas.
Esse termo entrou na pauta mundial ao ser utilizado pelo alemão Klaus Schwab no Fórum Econômico Mundial deste ano em Davos. Fundador do evento, Schwab direcionou as discussões para um futuro mais sustentável para o capitalismo, em que o meio ambiente também estivesse no centro das preocupações, ao lado do dinheiro.
Mudança da noção de sucesso empresarial
O sucesso empresarial não foca apenas no lucro e no desempenho financeiro. Há também o compromisso de gerar impactos socioambientais positivos, operando com padrões de transparência. Tudo isso com a visão de uma economia onde o sucesso é medido pelo bem-estar das pessoas, das sociedades e da natureza.
Planejamento orientado por propósito
O propósito é a missão, a essência da empresa. Aqui a ideia é focar o planejamento guiado por propósitos que estejam relacionados à sustentabilidade, planejando um conjunto de ações com o objetivo de reduzir o impacto ambiental da organização.
Certificação B Corp
A Certificação B Corp é dada pelo Sistema B às empresas que visam, ao mesmo tempo e com o mesmo nível de importância, lucro, sustentabilidade ambiental e bem-estar da sociedade. Elas fazem parte de um movimento global, criado pelo B Lab nos Estados Unidos, em 2006, que usa os negócios para a construção de um ecossistema econômico diferente, mais resiliente, compartilhado e inclusivo. “B” vem da palavra inglesa “benefit”, que se refere aos benefícios sociais que as empresas podem oferecer. E esse conceito vem crescendo cada vez mais no mundo. Atualmente existem 3.246 companhias com a certificação do Sistema B espalhadas pelo planeta.
Geração de valor compartilhado
Cunhado em 2011 por Michael Porter e Mark Kramer, o conceito de geração de valor compartilhado significa inserir no centro dos negócios a ideia de que uma empresa deve gerar valor não só para ela mesma, mas também para a sociedade, produzindo benefícios relevantes. Essa visão reconecta o sucesso corporativo ao progresso social.
Comitês de sustentabilidade em Conselhos de Administração
O Conselho de Administração é a mais alta instância dentro da hierarquia de uma empresa. É responsável pela fixação da orientação geral dos negócios e operações da companhia. Também é responsável por definir as políticas e estratégias gerais, inclusive em relação à sustentabilidade. Como esse tema está sendo cada vez mais relevante, várias empresas vem adotando a formação de comitês de sustentabilidade dentro do conselho de administração. Esse comitê tem a função de prestar esclarecimentos e recomendações ao conselho de administração no que se refere ao desenvolvimento de diretrizes relacionadas à sustentabilidade.
HUMANOS TRATADOS COMO HUMANOS E NÃO MAIS MEROS RECURSOS
Teletrabalho
É uma modalidade de trabalho caracterizada pela prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação. Também é conhecido como trabalho remoto, home office e a distância. Durante a pandemia do coronavírus, essa modalidade está sendo muito usada, já que o isolamento social é fundamental para evitar a propagação da Covid 19.
Outra vantagem em adotar esse tipo de modalidade é que o trabalho pode ser realizado de qualquer lugar, dá maior flexibilidade e conforto ao trabalhador. Também evita-se gastos e tempo com deslocamentos, além de contribuir para diminuir as emissões de gases de efeito estufa, os grandes causadores do aquecimento global e das mudanças climáticas globais.
Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Nos tempos atuais, o ambiente tem um peso decisivo. As pessoas preferem trabalhar em empresas que cuidam de sua saúde, de seu bem-estar e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Há uma maior produtividade e as pessoas se sentem mais satisfeitas e motivadas.
Força de trabalho multigeracional
A força de trabalho multigeracional é formada por profissionais de variadas faixas etárias. Geralmente a equipe tem melhor desempenho do que aquelas formadas por pessoas com idades homogêneas. São mais engajados também. A tendência é a de que trabalhadores mais velhos apreciem o conhecimento técnico e a criatividade dos mais jovens. E os trabalhadores mais jovens valorizem a maturidade emocional e a experiência dos mais velhos.
Saúde mental
Não existe uma definição oficial para o conceito de saúde mental, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O termo está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções. A saúde, em especial a mental, e o bem estar de funcionários e colaboradores está cada vez mais sendo valorizada pelas empresas sustentáveis.
.
Diversidade & inclusão
Diversidade é o conjunto de diferenças e semelhanças que definem as pessoas e as tornam únicas, segundo o seu gênero, etnia, orientação sexual, idade, religião, nacionalidade ou deficiência. É uma questão de fundo ético. Diz respeito à inclusão, dignidade, equidade, liberdade.
Uma boa referência para entender esse tema é o Guia Diversidade para Empresas & Boas Práticas https://liderancacomvalores.com.br/guia-diversidade-para-empresas-boas-praticas/. Nessa obra há um conteúdo rico e completo sobre diversidade e inclusão nas empresas. Além de uma série de dados e informações de instituições sérias de pesquisa, o Guia apresenta cases de sucesso de diferentes organizações que implantaram a diversidade em seu cotidiano e indica ações estratégicas para criar uma política de diversidade que seja efetiva.Meditação e inteligência espiritual
A meditação é uma prática na qual a pessoa utiliza técnicas para trabalhar sua mente, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional. E inteligência espiritual é a capacidade de nos tornar conscientes de nossos problemas existenciais e nos dá formas de solucioná-los com criatividade. Não tem conotação religiosa. E o que isso tem a ver com o mundo dos negócios? Empresas começam a ter consciência que a busca de um estado de espírito mais elevado, faz com que se identifique e adote ações que visam à transformação da companhia como um todo. Tornando-a participativa de uma maneira consciente na comunidade onde atua, em sua região e no planeta.
Cadeia de valor
É uma ferramenta para gerenciar processos. Ela mostra todas as atividades que a empresa faz para gerar valor aos clientes e indica os elos entre elas. Uma cadeia de valor sustentável é formada por três bases: processos produtivos, subprodutos utilizados nos processos, como a energia elétrica, e a cadeia de fornecedores.
MENOS COMPETIÇÃOE MAIS COOPERAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE RESPOSTAS PARA OS DILEMAS DA SOCIEDADE
Parcerias multissetoriais
A Parceria Multissetorial tem a ideia de que diferentes grupos podem compartilhar uma visão comum sobre um problema ou uma aspiração comum, mesmo que tenham interesses diferentes. É citada em um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, que tem com finalidade reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos ODS em todos os países, particularmente nos países em desenvolvimento.
Investimento social privado mais estratégico
Trata-se de uma ação para promover condições ao desenvolvimento da autonomia e da cidadania daqueles que estão em uma situação de desvantagem social, de forma que possam participar como sujeitos da transformação de sua realidade. Nesse caso, os investidores sociais procuram avaliar os resultados do investimento e se as transformações geradas promoveram o desenvolvimento da comunidade beneficiada.
Em suma, pode-se definir o investimento social privado como a alocação voluntária e estratégica de recursos privados para o benefício público. O termo “privado”, nesse contexto, designa as ações que são feitas voluntariamente com recursos provenientes de pessoas físicas ou jurídicas que pretendem contribuir para o desenvolvimento social, compreendendo, portanto, ações sociais protagonizadas por empresas, fundações e institutos de origem empresarial ou formados por famílias e indivíduos.
Parceiras público-privadas
Parceria Público-Privada (PPP) é o contrato pelo qual o parceiro privado assume o compromisso de disponibilizar à administração pública ou à comunidade uma certa utilidade mensurável mediante a operação e manutenção de uma obra por ele previamente projetada, financiada e construída por exemplo.
Protagonismo de governos subnacionais
Uma divisão administrativa, entidade subnacional, ou subdivisão de país é uma parte de um país ou outra divisão política, estabelecida para o propósito do governo. Divisões administrativas são um certo grau de autonomia concedida, são obrigados a gerir a si mesmos através de seu próprio governo local.
ASCENSÃO DA NOÇÃO DE INTERDEPENDÊNCIA
Consumo consciente
O consumo consciente é aquele em que cada escolha é feita pensando no impacto que terá no meio ambiente, na economia, na sociedade e para sua própria vida. O consumidor consciente é aquele que, em sua rotina, leva em conta os impactos de cada compra, uso ou descarte de produtos ou serviços e também busca escolher com sabedoria as empresas com as quais fará negócios, considerando o seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental.
Ativismo de stakeholder
Stakeholders ativistas são aqueles que fazem cobranças sobre as empresas, muito além das feitas pelos investidores ativistas, que se concentram em exigir do CEO e do conselho de administração a valorização dos papeis da companhia.
Cadeia de suprimentos mais sustentáveis
A cadeia de suprimentos mais sustentáveis tem o objetivo de fazer com que todos os negócios envolvidos na operação coloquem em prática ações que mitiguem os impactos ambientais causados pelos processos envolvidos em cada atividade a ser desempenhada na cadeia produtiva. O conceito define que diversas empresas tenham ações colaborativas para melhorar os processos. Em troca, os negócios aliados compartilham de um melhor nível de qualidade nos serviços.
Educação para a sustentabilidade
Educação para a sustentabilidade é um conceito que integra o processo de educação para os três pilares que constituem a sustentabilidade: ambiental, social e econômico. As práticas educativas ambientalmente sustentáveis apontam para propostas pedagógicas centradas na criticidade dos sujeitos, com vistas à mudança de comportamento e atitudes, ao desenvolvimento da organização social e da participação coletiva.
MAIOR TRANSPARÊNCIA GER MAIS CONFIANÇA
Ativismo empresarial
É o nome dado ao comportamento de empresas que se envolvem em debates sobre temas públicos, por exemplo: racismo, homofobia, equidade de gênero, entre outros. Esses debates podem ou não estarem vinculados ao mercado em que a empresa atua. Conheça aqui 15 marcos do ativismo empresarial.
Comunicação de causas
Empresas alinhadas a causas são a característica de um nova economia, que surge orientada não apenas pelo lucro financeiro, mas pelos impactos que as organizações podem causar na sociedade e no meio ambiente. Adotar uma ou mais causas exige um movimento de diálogo com a sociedade, que é onde as causas estão, e descobrir quais delas refletem o propósito da organização. A criação das ações em rede levam em consideração a coparticipação, interação e intercâmbio e, principalmente, a busca de coesão dos atores mobilizados.
Duo diligences em cadeias de fornecedores
A Due Diligence pode ser entendida como um sinônimo de auditoria. É um processo que envolve o estudo, a análise e a avaliação detalhada de informações de uma determinada sociedade empresária. Essa análise pode ter aspectos financeiros, contábeis, previdenciários, trabalhistas, imobiliários, tecnológicos e jurídicos da empresa. Neste caso é a cadeia de fornecedores de uma empresa.
Ativismo de Stakeholder
(ver verbete anterior na tendência 4).
Aplicativos de consumo consciente
São aplicativos que auxliam as pessoas a consumirem de forma mais conscientes. Um bom exemplo é o Boas Atitudes & Sustentabilidade, que funciona por meio de geolocalização, mostrando os pontos de coleta seletiva cadastrados perto da casa das pessoas. Outro exemplo é o Consumo de Energia Doméstica, disponível para Android. Com ele, é possível monitorar o consumo de eletricidade na residência, obter estimativas do consumo, estabelecer metas e pôr em prática atitudes ou hábitos para poupar energia. Mais um exemplo é o RangoMania, do Instituto Akatu. É uma ferramenta para ajudar crianças e jovens e fazerem melhores escolhas alimentares.
Investidor ativista
É um investidor que influencia, diretamente, no resultado da empresa. Ele busca adquirir posição suficiente na companhia, através da compra de ações, para poder influenciar em suas decisões, como ações com foco em sustentabilidade.É uma prática de investimentos que cresceu bastante nos últimos anos, principalmente nos Estados Unidos. A tendência no Brasil também é de crescimento.
Maior valorização atribuída pelo investidor às externalidades socioambientais
A sustentabilidade tem sido um parâmetro cada dia mais utilizado por investidores na hora de escolher empresas, principalmente em segmentos conservadores que buscam segurança e constância no retorno. Socialmente responsável, ético, verde ou sustentável são algumas denominações atribuídas ao processo de investimento que considera as conseqüências socioambientais, tanto positivas quanto negativas, em um contexto de rigorosa análise financeira.
Ratings de ESG cada vez mais amplos e rigorosos
O rating ESG é uma forma de medir o quão aderente uma empresa é às boas práticas ambientais, sociais e de governança, os chamados critérios ESG. Quanto melhor a performance e mais precisas as ações e informações da companhia em relação a esses temas, melhor sua classificação, que tem sido cada vez mais ampla e rigorosa.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.