7º Congresso GIFE divulga detalhes da programação

1 de março de 2012

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7º CONGRESSO GIFE – ATIVIDADES PARALELAS

Nos dias 26, 27 e na manhã do dia 28 acontecerão as Atividades Paralelas, que são iniciativas que não fazem parte da programação oficial do congresso e que são propostas por associados ou por organizações parceiras do GIFE.

O objetivo do GIFE ao oferecer este espaço é proporcionar debates qualificados e atuais que só tendem a enriquecer e complementar as discussões que ocorrerão durante a semana do evento. A formulação e realização das Atividades Paralelas são de inteira responsabilidade da instituição organizadora de cada ação. Acompanhe ao final deste texto, a programação detalhada das Atividades Paralelas.

SEGUNDA-FEIRA, 26/3

9h – 11h | Os desafios do profissional de Sustentabilidade
Local: Sala Renoir
Organização responsável: Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade

A iniciativa tem como principal objetivo discutir e promover reflexões sobre qual é o papel do profissional de sustentabilidade no mercado atual, em que área ele atua diretamente, quais são seus desafios e como sua posição vem se solidificando.

Evento aberto e gratuito. É necessária inscrição prévia pelo e-mail: [email protected]

10h – 12h30 | Assembleia Geral Ordinária da ABCR
Local: Sala Chagal
Organização responsável: ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos
Assembleia geral extraordinária da ABCR com a eleição para a nova presidência. Este evento é gratuito, porém fechado aos associados da ABCR.
14h – 17h | Esporte adaptado como ferramenta de desenvolvimento social
Sala Renoir

Organização responsável: Fundação Orsa

O objetivo deste encontro é discorrer sobre os meandros do esporte adaptado e sua correlação ativa no empoderamento da pessoa com deficiência, bem como a necessidade de investimento neste seguimento.

Evento aberto e gratuito. Não é necessária inscrição prévia. Dúvidas sobre o evento: [email protected]

14h – 15h | Sistema de mapeamento dos investimentos públicos e privados em conservação na região andino amazônica
Local: Sala Renoir

Organização responsável: FUNBIO

O Ecofunds Database é um projeto de sistematização de investimentos em conservação. O projeto consiste em um portal na internet que armazena informações sobre investimentos e projetos e gera mapas, fluxos e gráficos para análise com o objetivo de orientar organizações que atuam em prol da conservação. Atualmente, a iniciativa está presente em sete países da região andino amazônica, por meio de instituições membros da Rede de Fundos Ambientais da América Latina e Caribe. Durante o evento paralelo no Congresso do GIFE, o participante conhecerá a ferramenta e aprenderá como inserir no mapa interativo os dados de seus projetos ambientais, além de poder conhecer o perfil de investimentos em conservação na região feito através dos fundos ambientais.

Evento aberto e gratuito. Não é necessária inscrição prévia. Dúvidas sobre o evento falar com o Rômulo pelo email [email protected].

14h30 – 16h30 | Encontro ABCR de Captadores – TED Captação de Recursos
Local: Sala Chagal

Organização responsável: ABCR – Associação Brasileira dos Captadores de Recursos

Apresentação de casos de sucesso de captação de recursos realizados por organizações no Brasil. Com um formato parecido com os dos eventos TED, os captadores vão apresentar seus casos à platéia em períodos de 15 minutos, com um debate ao final das apresentações.

Evento aberto e pago. Mais informações e inscrição: www.captacao.org ou [email protected]

16h – 18h | Empresas e Direitos Humanos: como colocar os princípios orientadores da ONU em prática?
Local: Sala Degas

Organização responsável: Conectas Direitos Humanos

Em junho de 2011, a ONU adotou os “Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos”, formulados pelo Representante Especial para o tema, o professor John Ruggie. O que estes Princípios representam para o dia-a-dia das empresas? Como eles se relacionam com a ISO 26.000 sobre Responsabilidade Social Empresarial? A Conectas Direitos Humanos  www.conectas.org propõe uma reflexão conjunta sobre estas perguntas, com base em casos concretos, no 7º Congresso GIFE.

Evento aberto e gratuito. Para se inscrever, envie um email, com seu nome completo, instituição e endereço eletrônico para [email protected]  com o assunto “Inscrição GIFE”.

TERÇA-FEIRA, 27/3
9h – 19h (com intervalo de 2h para almoço livre)
Local: Local: Sala Chagal

Construindo novas pontes: O Feminino, as questões de gênero e o investimento social privado

Organizações responsáveis: Childhood Brasil, Fersol, Fundação Ford, Fundação Orsa, Fundo Elas, Instituto Avon, Instituto Lojas Renner e Instituto Walmart.

Este painel foi construído conjuntamente por diferentes organizações associadas ao GIFE para que as questões de gênero sejam discutidas com a amplitude e o cuidado que o tema requer.

Horário detalhado:

9h – 13h | durante a manhã haverá um painel sobre políticas públicas em prol da mulher no Brasil, seguido de um debate sobre as Novas Fronteiras do Investimento social na Promoção da Equidade de Gênero.

13h – 15h | almoço

15h – 19h | a partir do debate realizado na parte da manhã sobre promoção da equidade de gênero, será construída uma carta de princípios sobre o investimento social em gênero, identificando suas oportunidades e desafios em diferentes âmbitos.

Palestrantes confirmados: Nilcea Freire, ex-ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, atualmente Representante da Fundação Ford, Rebecca Tavares, Representante da ONU Mulheres, Jorge Lyra – Fundador do Instituto Papai, Lydia lpizar – CEO da AWID (Associação Desenvolvimento e Direitos das Mulheres), Sueli Carneiro, diretora do Geledés — Instituto da Mulher Negra e Michael Haradom, presidente licenciado da Fersol.

Evento aberto e gratuito. É necessária inscrição prévia pelo e-mail: [email protected]

9h – 12h | Neutralização de carbono evitando o desmatamento na Amazônia. Oportunidades do mecanismo REDD+

Local: Renoir

Organização responsável: Fundação Amazonas Sustentável

O objetivo desta atividade é discutir como empresas podem ao mesmo tempo investir em projetos de conservação – e obter retorno financeiro e de imagem – e auxiliar no desenvolvimento social e econômico de comunidades ribeirinhas ao longo da floresta Amazônia.

Evento aberto e gratuito. É necessária inscrição prévia pelo e-mail [email protected]
9h – 12h
Local: Renoir
Gestão de espaços compartilhados

Organização responsável: Instituto Maramar

Esta oficina é voltada à temática de “Governança Ambiental”,  sendo fundamentalmente uma reflexão acerca de novas oportunidades (necessidades) do investimento social Privado no que tange às áreas de uso coletivo e interesse comum, como: parques públicos, praças, rios, praias, enseadas, mares. mangues. Durante a dinâmica de trabalho, através da utilização de mapas e ferramentas participativas, serão apresentadas metodologias de trabalho desenvolvidas a partir da leitura e experiência do histórico da forma como tem sido o investimento privado na região da Baixada Santista associado ao Setor Portuário e de Petróleo e Gás.

Evento aberto e gratuito. Necessária inscrição prévia pelo e-mail [email protected]

15h – 19h
Local: Sala Degas
1ª Reunião da Articulação D3 para 2012
Organização responsável: W.K. Kellogg Foundation

A pauta desta reunião será a Arquitetura de apoio às Organizações da Sociedade Civil de Direitos no Brasil.

Evento fechado.

17h – 19h | Criança, a alma do Negócio
Local: Sala Monet

Organização responsável: Instituto Alana

Exibição de documentário que explica, de forma bastante clara, a problemática da mercantilização da infância e dos apelos do consumo voltado às crianças.

Evento aberto e gratuito. Não é necessária inscrição prévia.

QUARTA-FEIRA, 27/3
9h – 11h | Conexões Sustentáveis: São Paulo – Amazônia
Local: Sala Chagal

Organizações responsáveis: Instituto Ethos e Fórum Amazônia Sustentável

A iniciativa Conexões Sustentáveis: São Paulo – Amazônia busca mobilizar as cadeias de valor dos setores da pecuária, madeira e soja por meio de pactos setoriais para a conservação da floresta amazônica e seus povos. Os documentos põem como obrigação dos signatários o financiamento, a distribuição e a comercialização de produtos com certificação (ou que estejam em processo de regularização) e provenientes de fornecedores que não façam parte da Lista Suja do Trabalho Escravo ou de áreas embargadas pelo Ibama. E, no caso do Pacto da Soja, que estejam localizados nas áreas liberadas pela “Moratória da Soja”.

O objetivo do evento é discutir sobre os grandes desafios para avançar nos pactos setoriais e reforçar a responsabilidade das empresas nesse processo de transformação, além de divulgar a iniciativa para organizações empresariais e captar novas adesões.

Evento aberto e gratuito. É necessária inscrição prévia pelo e-mail [email protected].

9h – 13h | Porta – a – Porta: Desenvolvimento Local a partir do engajamento intersetorial

Local: Sala Rio de Janeiro

Organizações responsáveis: Insituto BRFoods e Instituto Paulo Montenegro

Workshop sobre atuação do investimento social privado na articulação e fortalecimento de redes intersetoriais focadas no desenvolvimento territorial. Será apresentado o case da BRFoods elaborado em parceria com o Instituto Paulo Montenegro, e cogerido pelos Comitês Locais de Investimento Social e Relacionamento com Comunidade.

Será dado enfoque na metodologia de consulta participativa e apresentado em maior detalhe este instrumento de mobilização e engajamento de um conselho de desenvolvimento comunitário.

Evento aberto e gratuito. É necessária inscrição prévia pelo e-mail [email protected].

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