2ª edição da cartilha de rotulagem ambiental para embalagens

23 de julho de 2012

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A cartilha de Diretrizes de Rotulagem Ambiental para Embalagens desenvolvida pela ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) ganhou sua 2º edição.

Este material, devido a sua importância, se tornou referência para o meio industrial e empresarial brasileiro, tanto é que este documento foi utilizado como base para o Pacto Setorial assinado pela ABRE e o Ministério do Meio Ambiente, que visa promover o emprego da simbologia técnica de descarte seletivo em embalagens e de identificação de materiais.

A Cartilha, desenvolvida pelo Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ABRE, traz as definições sobre as diferentes modalidades de rotulagem ambiental, a definição da simbologia técnica e as formas de emprego de cada uma no rótulo das embalagens. Conforme o documento, a simbologia técnica tem natureza funcional que visa identificar os materiais e orientar o seu destino.

A simbologia técnica do descarte seletivo tem caráter informativo para o consumidor com o objetivo de orientar e incentivar o descarte seletivo da embalagem para que esta tenha uma destinação adequada. A partir daí, a simbologia técnica de identificação de materiais orienta as cooperativas no processo de separação das embalagens para que sejam encaminhas para a indústria recicladora ou para uma deposição adequada em aterro.

O acordo visa aumentar o número de empresas que usam o símbolo de descarte seletivo nas embalagens de seus produtos em substituição ao símbolo do ‘anti littering’, que tinha como objetivo ensinar as pessoas a jogarem o lixo no lixo. E ao mesmo tempo o pacto visa educar o consumidor sobre o seu papel.

“O primeiro elo da cadeia de reciclagem está nas mãos dos consumidores”, explica Luciana Pellegrino diretora da ABRE. “O papel do consumidor é separar as suas embalagens para que sejam encaminhadas para uma cooperativa que saberá qual destino dar a cada uma delas levando em consideração a infraestrutura de reciclagem na região ou a alternativa de deposição final em aterro.”

Cabe ressaltar que o uso comum de uma única simbologia favorece as campanhas de comunicação e educação, bem como o entendimento do consumidor e sua participação no descarte adequado.

A autodeclaração ambiental, modalidade de declaração ambiental contemplada pela Cartilha, oferece às empresas flexibilidade e autonomia de comunicar, sem a necessidade de certificação por terceiros.

A empresa por sua vez tem, através dessa vantagem, a responsabilidadede rotular seus produtos com verdade e respaldo científico, pois quando uma empresa elabora aautodeclaração ambiental sua reputação e o próprio meio ambiente estão em jogo.

A versão digital da cartilha de Rotulagem Ambiental pode ser acessada através do site http://www.abre.org.br/cartilha.htm.


Sobre a ABRE

Fundada há 45 anos, a ABRE – Associação Brasileira de Embalagem vem realizando um trabalho primordial para a cadeia produtiva e usuária de embalagem no Brasil, por meio de suas inúmeras ações, fomentando as atividades desse mercado.

A Associação, representante de toda a cadeia produtiva e usuária do setor – fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, convertedores de embalagem, indústrias de bens de consumo, redes de varejo, instituições de ensino e entidades setoriais, atua numa ampla gama de atividades através de seus Comitês de Trabalho: Design, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Normalização Brasileira e Mercosul, Comércio Exterior, Assuntos Estratégicos, Consultivo Legislativo, Educação, Usuários de Embalagem, Segurança Alimentar e Fornecedores para MPEs (micro e pequenas empresas).

Congresso Brasileiro de Embalagem ABRE é o principal evento do setor de embalagens e reúne especialistas nacionais e internacionais na discussão dos principais temas de interesse da indústria. Realizado a cada 2 anos, em 2012 terá como tema “Co-creative packaging: o desafio de inovar com o consumidor”.

O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio Institucional do setor, é realizado anualmente e premia as embalagens que mais se destacaram durante o ano. A Associação promoveu em outubro de 2011 o Fórum Estratégico de Design sob o tema “Consumidor 3.0 – o valor da nova consciência de consumo” e também os Cafés da Manhã mensais.

A ABRE é a representante brasileira na World Packaging Organisation (WPO) e sediou, em 2005, a entrega do WorldStar for Packaging Excelence, principal prêmio da embalagem mundial. Desde2007 a ABRE é a responsável  pelo marketing mundial da WPO.

A Associação  lançou  em 2006 o livro “História da Embalagem no Brasil” reunindo informações para o conhecimento e o estudo da memória empresarial do setor de embalagens.

Mais informações:

www.abre.org.br | (11) 3791-3000 | [email protected]

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