Retrospectiva 2016: Trabalhar para vencer desafios e superar expectativas

Trabalhar para vencer desafios e superar expectativas. Esta frase pode definir como foi 2016 para a consultoria Ideia Sustentável. Pela primeira vez conseguimos realizar dois encontros da Plataforma Liderança Sustentável no mesmo ano, com a publicação de dois livros, lançamento de programas educacionais e formação de parcerias que estabeleceram novos padrões de qualidade para nossa missão. Temos orgulho dos projetos criados e apresentados para disseminar os valores da sustentabilidade, inspirando líderes em diferentes partes do Brasil. Confira alguns dos momentos marcantes para a Ideia Sustentável nesta retrospectiva especial.

palestra-janeiro

Com o cenário de crise política e econômica enfrentada pelo país em 2016, a consultoria desenvolveu uma nova palestra em janeiro. Sustentabilidade em Tempos de Crise – Como os Valores e Práticas da Gestão Sustentável Podem Fazer a Diferença para sua Empresa fez com que as companhias percebessem os benefícios de transformar a sustentabilidade em um elemento estratégico para os negócios, proporcionando redução de custos e geração de valor.

65-mil-fevereiro

No mês de fevereiro fomos lembrados do crescimento e impacto das mídias sociais na atualidade ao atingirmos a marca de 65 mil fãs no Facebook. Também foi desenvolvida e aplicada a palestra O Caráter Como Valor de Negócio, oferecendo uma nova perspectiva sobre a importância da ética e da transparência em um cenário nacional marcado por escândalos políticos e denúncias de corrupção.

encontro-tania-marco

Em março, encontramos Tânia Braga, gerente-geral de Sustentabilidade, Acessibilidade e Legado do Comitê Rio 2016. Em um bate-papo produtivo, Tânia contou um pouco sobre como faria para equilibrar os aspectos sociais, ambientais e econômicos na gestão dos jogos olímpicos.

reprograme-se-abril

O objetivo da Ideia Sustentável é disseminar os valores da sustentabilidade. E para isso não podemos ficar parados. Em abril, Ricardo Voltolini foi para o Rio Grande do Sul, realizar uma palestra durante a Virada Sustentável de Porto Alegre, sobre as seis habilidades do líder sustentável. No mesmo mês, o diretor-presidente da consultoria foi convidado para gravar uma participação no minidocumentário “Reprograme-se”, patrocinado pela Schneider Electric, sobre sustentabilidade.

pls-setorial-maio

O ano estava a todo vapor e as novidades não paravam de surgir. Pela primeira vez, em cinco anos de existência, realizamos uma versão setorial da Plataforma Liderança Sustentável. Voltada para o setor da construção civil, contou com a parceria da CBIC, Sesi e Secovi-SP e reuniu 10 dos principais líderes de importantes empresas da área para contarem como estão colocando sustentabilidade na gestão do negócio. Ainda em maio, Ricardo Voltolini realizou palestra na IX edição do encontro empresarial internacional Brazil Quality Summit, com a participação de mais de 100 representantes de importantes companhias do país.

rede-cidada-junho

Junho foi o mês do novo portal da Ideia Sustentável. Mais moderno, prático e intuitivo, o site disponibiliza conteúdos sobre sustentabilidade, produzidos ao longo de 11 anos, em formato de artigos, estudos, entrevistas e acervos especiais. A outra grande novidade do mês foi a viagem de Ricardo Voltolini e da consultora Marília Ferreira para Belo Horizonte, na qual capacitaram 104 educadores e deram início ao Programa Jovem Líder Sustentável, em parceria com a ONG Rede Cidadã.

teia-do-bem-julho

A segunda metade do ano começou com uma notícia que reconhece o trabalho de nosso diretor-presidente. Ricardo Voltolini foi indicado, por profissionais da imprensa, para concorrer ao Prêmio Comunique-se 2016, o “Oscar do Jornalismo”, na categoria “Sustentabilidade”. Ainda em julho, Voltolini concedeu uma entrevista ao programa Filosofia nas Empresas, da rádio Teia do Bem.

virada-agosto

Em agosto, envolvemos a equipe inteira nos últimos preparativos para o encontro da Plataforma. Ao mesmo tempo, a consultora Marília Ferreira realizou uma oficina, durante a Virada Sustentável em São Paulo, sobre as competências da liderança sustentável para jovens.

pls-principal-setembro

Setembro foi o mês mais esperado do ano para a consultoria. O encontro anual da Plataforma Liderança Sustentável ocorreu no dia 15, e reuniu 10 líderes empresariais para que pudessem partilhar suas principais experiências e ensinamentos sobre a inserção e desenvolvimento da ética e da diversidade na gestão das companhias. Também foi divulgada uma demonstração sobre como a Plataforma evoluiu de um projeto pontual para um ecossistema de gestão de conhecimento em sustentabilidade empresarial. Ainda durante o evento, Ricardo Voltolini lançou o sexto livro do movimento. Sustentabilidade como fonte de inovação conta as histórias de como oito grandes líderes empresariais utilizam os valores da sustentabilidade para gerar inovação em suas empresas.

entrevista-o-estado-outubro

Mesmo após setembro, os dias na consultoria permaneceram agitados. Outubro já começou com a realização de um encontro regional da Plataforma Liderança Sustentável em Fortaleza, durante o Fórum IEP de Sustentabilidade. Ao mesmo tempo, foi publicada uma entrevista de Ricardo Voltolini para o Jornal O Estado Verde, sobre os desafios da mudança de modelo mental rumo à sustentabilidade. Ainda em outubro, iniciamos a divulgação das vídeo-palestras do encontro anual da Plataforma Liderança Sustentável. Já no final do mês, preparamos uma palestra de Voltolini, sobre liderança e sustentabilidade, para o 1º Congresso Online de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa.

encontro-ods-novembro

No penúltimo mês do ano, o diretor-presidente da Ideia Sustentável apresentou, junto de Daniel Reis, da Bonita Produções, um projeto de educomunicação para alguns dos principais líderes empresariais do país. Além disso, também lançamos o novo site do Programa Jovem Líder, com diversas informações sobre a metodologia e objetivos da proposta.

chico-mendes-dezembro

Já no final de novembro e início de dezembro, Ricardo Voltolini foi homenageado com a Medalha Socioambiental Chico Mendes, dedicada aos profissionais que contribuem, de forma relevante, para a gestão de conhecimento em sustentabilidade empresarial.

Em 2017 esperamos fortalecer ainda mais o conceito e os valores da sustentabilidade nas empresas, equilibrando os aspectos ambientais, sociais e econômicos, para inspirar lideranças e contribuir com um futuro melhor e mais sustentável. Conte com a gente!



Quem já contratou




Leve essa ideia para sua empresa: Contate-nos

Compartilhar:

 

twitter

Parcerias