Site de e-commerce facilita logística reversa e beneficia o consumidor

11 de julho de 2012

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Com as facilidades e segurança para se adquirir um produto pela Internet, é possível perceber que o volume de compras cresce de um lado, enquanto a vida útil de muitos tipos de produtos diminui de outro.

E quanto mais o brasileiro consome e promove a cultura da obsolescência, mais resíduos sólidos são gerados – e a maior parte disso acaba virando lixo, cada vez mais rápido.

Só no ano passado, o comércio on-line movimentou um total de R$ 18,3 bilhões. A previsão é de um aumento de mais de 9% em 2012, de acordo com dados da e-bit, empresa especializada em informações sobre e-commerce.

Eletrônicos e eletrodomésticos representam, em média, 7% das mercadorias devolvidas aos sites, segundo levantamento feito pelo Grupo TPC, um dos maiores operadores logísticos do Brasil. Esse percentual deve aumentar com o crescimento do volume de vendas. Um dos fatores que contribuem para o excesso de devoluções está previsto no próprio Código de Defesa do Consumidor, que torna possível devolver um produto comprado através da internet em até sete dias, ainda que a pessoa apenas não tenha gostado da aparência.

“Mais de 70% dos produtos devolvidos estão em ótimas condições, muitas vezes apenas com a embalagem aberta”, afirma Luis Fernando Martinez, diretor executivo da Reversa Soluções Logísticas, empresa pertencente ao Grupo TPC. Ele explica que esses artigos “open box” não podem mais ser vendidos como novos e se acumulam em estoques de grandes redes.

Desde 2010, está em vigor a lei que coloca em prática a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS – Lei nº 12.305/2010), que busca encorajar empresas a fazerem uma gestão consciente do lixo que produzem. Com isso, existe a obrigatoriedade de implantações de sistemas de logística reversa, que consistem na recuperação de materiais e continuidade do seu ciclo de vida. Para o e-commerce, ainda são poucas as alternativas e o principal resultado por enquanto acaba sendo a destruição ou o não aproveitamento adequado.

Soluções

Para combater a realidade, que pode tomar proporções preocupantes em poucos anos, há mobilizações de empresas para buscar soluções sustentáveis e campanhas de conscientização realizadas pela sociedade civil.

Uma iniciativa que vale destaque, lançada no final de 2011, foi o site “O Avestruz”. A ideia pioneira no Brasil, voltada especialmente à cadeia da Logística Reversa, consistiu na criação de um site de compras de produtos que podem ser aproveitados, ainda que tenham pequenas avarias ou apenas as embalagens abertas.

Dirigido aos consumidores finais, o www.oavestruz.com.br se tornou uma possibilidade relevante de economia para a compra de diversos tipos de produtos – de máquinas de lavar, passando por ferramentas, telefones celulares a utilidades domésticas – e uma saída para empresas que não sabem o que fazer com tanta mercadoria perdida em estoques. Por meio de descritivos detalhados, o consumidor sabe exatamente que tipo de característica tirou o produto do circuito tradicional de vendas.

Ainda em fase inicial, os primeiros meses demonstraram que o projeto é promissor. Em junho, foram 70 mil acessos, com crescimento mês a mês na casa dos 50%. Grandes redes como Walmart, Carrefour e Eletro Shopping utilizam essa ferramenta sustentável e econômica.

Mais informações:

[email protected] | (11) 3037-3207

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