Projeto Casa de Cultura e Cidadania: balanço e perspectivas

25 de março de 2013

Compartilhe:

As sete unidades da Casa de Cultura e Cidadania, projeto sociocultural viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado pela AES Brasil e realizado pela H.Melillo – Grupo de Articulação Social – e Instituto Agires, superaram a marca de 200 mil pessoas atendidas ao longo de 2012.

O benefício chegou tanto na forma de cursos regulares nas áreas da cultura e esporte, como com a capacitação técnica aberta à comunidade, que contribuiu para a geração de renda. “Estes resultados produziram impacto transformador em todas as pessoas atendidas pelo projeto”, afirma Heloísa Melillo, presidente da H.Melillo.

A Casa de Cultura e Cidadania foi criada há seis anos e está presente nas cidades de São Paulo, Osasco, Lins, Caconde, Barra Bonita, São José do Rio Pardo e em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, com a oferta de cursos regulares nas áreas da arte-educação para crianças e adolescentes, com idade de seis anos a 17 anos, além de oficinas de cursos profissionalizantes abertos para pessoas de todas as idades das comunidades do entorno.

Um grande sucesso do projeto, aliás, tem sido as atividades abertas à comunidade local, que, apenas em 2012, atraíram 700 pessoas a mais que ano anterior, ultrapassando o total de quatro mil frequentadores. Outra opção para este público são os cursos e oficinas que oferecem capacitação técnica para a geração de renda, a exemplo da oficina de Empreendedorismo, voltada para maiores de 18 anos e que atraiu cerca de 470 pessoas.

Resultado Artístico

Com base no trabalho sociocultural desenvolvido pelo projeto, as Casas de Cultura e Cidadania realizam apresentações criadas pelos próprios alunos, além de promover grupos artísticos contratados pelo projeto. Desta forma, amplia o contato da comunidade com novas formas de cultura. Durante 2012, os alunos realizaram apresentações artísticas para o público externo e atraíram cerca de 100 mil expectadores. Também ao longo do ano, o projeto ofereceu sessões gratuitas de cinema para levar cultura, diversão e entretenimento à comunidade, onde 17 mil pessoas compareceram.

Em 2013, o projeto dará sequência ao trabalho de parceria institucional desenvolvido com algumas prefeituras, por meio de encontros marcados junto à Secretaria da Educação com as escolas da rede municipal de ensino, com o objetivo de transferir às escolas a metodologia de ensino desenvolvida no projeto.

Segundo Heloisa, o projeto Casa de Cultura e Cidadania pretende influenciar positivamente nas políticas públicas de educação. “Além das parcerias com as prefeituras das cidades nas quais já estamos presentes, vamos iniciar este ano um projeto-piloto, inicialmente com Lins e São José do Rio Pardo, para desenvolver atividades no contraturno escolar que terão por objetivo melhorar o desempenho do aprendizado dos alunos. Logo que tivermos os primeiros resultados desta nova iniciativa, queremos ampliar a parceria para as demais prefeituras e fortalecer a presença das Casas no processo sócio-educacional destas comunidades”, afirma Heloisa.

Sobre a Casa de Cultura e Cidadania

A Casa de Cultura e Cidadania é um projeto sociocultural viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado pela empresa AES Brasil e realizado pela H.Melillo – Grupo de Articulação Social e Instituto Agires. A Casa de Cultura e Cidadania foi criada com o objetivo de levar a comunidades carentes atividades que desenvolvam habilidades artísticas e culturais, além de orientação sobre práticas de cidadania. Apenas na unidade de São Paulo, projeto inaugural, cerca de mil pessoas são atendidas diariamente, com idade entre seis e 17 anos. Nas sete unidades onde está presente (Barra Bonita, Caconde, Lins, Osasco (SP), São José do Rio Pardo e São Paulo e Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo), a Casa de Cultura e Cidadania auxilia mais 5,6 mil pessoas.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?