Voluntariado empresarial e compartilhamento

Programa de voluntariado da Ambev apoia a evolução dos modelos de negócios de organizações sociais e incentiva voos ainda mais audaciosos
O VOA é o programa de voluntariado empresarial da Ambev
Foto: Tulio Vidal/Divulgação

Algumas empresas têm uma cultura e personalidade tão marcantes que essas características acabam se tornando partes de seu DNA. Na Ambev, o modelo de gestão, o foco em metas e resultados e o rigor na condução de orçamentos e projetos são considerados referências no mercado. Por isso, quando a companhia começou a refletir sobre como, a partir das suas próprias características, poderia contribuir mais efetivamente com seus parceiros e com a sociedade, foi quase natural que a capilaridade do negócio e toda a expertise em administração despontassem como principais pontos fortes. A ideia de colocar essas qualidades a serviço de organizações sociais deu origem ao VOA, um programa de voluntariado empresarial.

Tudo começou em 2017, em um projeto-piloto cujo objetivo era entender como a Ambev poderia contribuir com o desenvolvimento de instituições como a Gerando Falcões e o Instituto Reação. A companhia procurava identificar quais dos seus conhecimentos seriam úteis àquelas organizações, e queria entender como parcerias com players dessa natureza poderiam se tornar mais ativas e frutíferas. No processo de escuta, destacou-se como atributo mais interessante da empresa a capacidade de construir planos consistentes a longo prazo.

Leia também: Programa VOA, da Ambev, ajuda ONGs a aumentarem o seu impacto

Como as ONGs se mantêm com doações/patrocínios e precisam mostrar que conseguem ser independentes aos apoiadores, gostariam de aprender com a Ambev como se organizar melhor nessa área.

Uma via de mão dupla

Da ideia de contribuir com a sociedade por meio dos pontos fortes da Ambev à elaboração de um programa estruturado, passou-se mais ou menos um ano. O objetivo era claro: apoiar as ONGs no desenvolvimento e melhoria dos processos de gestão e, consequentemente, na ampliação do alcance de seu impacto positivo. E para transformar esse plano em realidade, a empresa uniu o útil ao agradável, transformando o VOA no principal programa de voluntariado empresarial da companhia.

Todo o trabalho de mentoria e capacitação em gestão oferecido às ONGs é realizado por funcionários voluntários. A Ambev, cuja visão se expressa no desejo de “unir as pessoas por um mundo melhor”, encontrou nessa conexão uma maneira eficaz de se aproximar de quem transforma vidas e oferece oportunidades a quem mais necessita. Essa aproximação não se deu apenas com a companhia compartilhando conhecimento, mas também aprendendo com as experiências.

Dica de leitura: Voluntariado sim, mas com profissionalismo e amor à camisa

O programa de voluntariado empresarial da Ambev

Hoje, já são mais de 266 funcionários da Ambev cadastrados como voluntários e 80 organizações participantes. As ONGs selecionadas atuam com desenvolvimento, capacitação, educação e geração de oportunidades em comunidades de vulnerabilidade social.

Elas são escolhidas a partir de critérios como a relevância do seu impacto social para as novas gerações, evidências qualitativas e quantitativas, perspectivas de crescimento da organização e nível de comprometimento com a melhoria da gestão. Em uma plataforma específica, têm acesso a aulas online sobre temas como gestão de pessoas, orçamento, projetos e desdobramento de metas.

“O VOA mudou minha maneira de ver e entender o Brasil. Mudou o papel dessas organizações e a minha contribuição como cidadão. Hoje, tenho uma compreensão muito mais rica sobre a realidade do país. Em cada conversa, cada viagem, cada visita, vejo novos ‘Brasis’ de perspectivas e repertórios completamente diferentes. Em um dos encontros em que eu estava, por exemplo, discutimos como poderíamos revisar a estrutura da ONG para que ela começasse a atender todo o país em vez de apenas um estado. Essa é uma oportunidade que o VOA me proporcionou”.

Carlos Pignatari, head de Impacto Social da Ambev e gestor do Programa VOA

Cada voluntário da companhia se torna padrinho de uma das organizações selecionadas. Assim, as relações são sempre próximas e profundas, indicando que mudanças de percepção similares à relatada por Pignatari têm acontecido com cada vez mais frequência na Ambev. Nesse processo, os colaboradores não só têm ajudado a potencializar transformações positivas nas comunidades atendidas pelas ONGs, mas também vivenciado experiências enriquecedoras com o programa de voluntariado empresarial.

O VOA foi case da edição de 2019 do Líder 2030 Talks. Confira a vídeo-palestra e entenda melhor sobre esse programa de voluntariado empresarial da Ambev:

Saiba mais: 11 empresas que estão melhorando o mundo

Entre em contato
1
Posso ajudar?