Vídeo exclusivo do encontro regional de Curitiba

Cerca de 160 líderes se reuniram em Curitiba/PR, no auditório do Cietep, para prestigiar o terceiro encontro regional de 2013 da Plataforma Liderança Sustentável, movimento que visa inspirar, conectar e educar jovens líderes para a gestão da sustentabilidade nas empresas. O evento contou com palestra de seu idealizador Ricardo Voltolini, do presidente da Tetra Pak, Paulo Nigro, e da presidente da Masisa, Marise Barroso.

“Os relatos apaixonantes de como Marise e Nigro incluíram a sustentabilidade no DNA das empresas que lideram foram muito inspiradores”

Adriana Maria Bigliardi, professora e consultora em Desenvolvimento Humano

Reconhecidos por seus esforços para inserir a sustentabilidade na estratégia do negócio de suas organizações, os presidentes convidados compartilharam iniciativas de engajamento de líderes em suas respectivas empresas. Mas não pararam apenas nas histórias profissionais. Também dividiram com o público passagens pessoais importantes para sua formação humana que, consequentemente, os tornaram líderes diferenciados.

Marise discorreu sobre ferramentas de gestão como a Sustainability Scorecard (SSC), que define metas estratégicas e garante a eficiência do triple bottom line, mas também destacou um pedido especial feito ao pai, pedreiro, quando tinha apenas 10 anos: que construísse uma pequena casa, bem simples, barata. Por quê? Na humilde construção, ela viria a alfabetizar mais de 100 crianças. Anos depois, sem esperar, recebeu algumas cópias de diplomas universitários daqueles alunos. Segundo a empresária, que sempre destaca as contribuições da dimensão feminina para a liderança e incentiva a equidade de gêneros nas organizações, esse é seu maior legado.

Já Nigro tratou da importância de se conhecer a fundo as cadeias de valor e de, se preciso, romper contratos com fornecedores que não estiverem alinhados com os valores da sustentabilidade. Valores que, por sua vez, o remeteram aos tempos em que reciclava para ajudar o pai, sem saber a importância de sua atitude. Ainda menino, ele procurava fios de cobre e vendia no ferro velho.

“Sequer imaginava que seria presidente da Tetra Pak, onde reciclagem é a questão de vida ou morte da empresa. Certa vez, li uma frase no aeroporto de Milão: Todos os passos que eu dei na minha vida me trouxeram aqui, agora. Fez sentido”.

Paulo Nigro

Além das palestras dos líderes durante a manhã, o evento ainda promoveu um workshop sobre os Desafios de Sustentabilidade. Cerca de 80 gestores compareceram e puderam discutir cases selecionados pela consultoria Ideia Sustentável e atuar em dinâmicas de grupo voltadas para a conscientização da importância de se inserir o tema no negócio. O treinamento destacou o perfil do líder sustentável e os caminhos para sua formação.

“O encontro reforçou a ideia de que o líder sustentável precisa ter um desejo pessoal de mudança. Nigro e Marise foram até modestos, porque falaram das dificuldades somente em nível empresarial… Mas nem imaginamos o impacto que esse trabalho teve na vida pessoal deles! Ambos provam que esse tipo de liderança – acessível, humana – faz a diferença. Devemos insistir nessa direção transversal, em que líderes e colaboradores possam conversar, se relacionar”.

Ana Lizete Farias, gestora de Projetos
Entre em contato
1
Posso ajudar?