Valores humanos como elo entre empresas e pessoas

Recém-empossado como presidente da IBM, Rodrigo Kede tem o desafio de, em tempos de crise global, levar adiante uma crescente preocupação da empresa com a formação de lideranças não apenas sob o ponto de vista técnico, mas, principalmente, de valores, “tais como sustentabilidade, senso de coletividade, confiança e diversidade”, conforme afirmou.

O ano era 2008. Em meio aos prejuízos gerados pela bolha do mercado imobiliário americano, a IBM apostou e pôs em prática o programa Corporate Service Corps, que consiste basicamente em selecionar líderes, executivos, funcionários e colaboradores da empresa em todo o mundo para levá-los a países emergentes a fim de que apliquem seus conhecimentos e técnicas em soluções de problemas desses lugares. Segundo Kede, “em geral, quem passou pela experiência diz ter sido um dos maiores aprendizados da vida”.

Mais de 30 países e 100 cidades já foram auxiliados pelo CSC. O Brasil já recebeu 160 profissionais dos mais diversos lugares do mundo e, por sua vez, enviou mais de 80 a países como Gana, Camboja, África do Sul, Vietnã e Polônia. As atividades são as mais variadas, desde melhorias na distribuição de água de um município ao uso de tecnologias de gestão para otimizar a segurança pública.

A prova da eficácia do programa é a implementação de modelos semelhantes por várias empresas. Mas “não adianta fazer porque alguém já fez, porque é moda. Mais importante do que ser generoso é ser genuíno”, destacou Kede. “As pessoas se conectam umas às outras e às instituições por princípios. Os valores nos unem”.

Saiba mais sobre o líder:

Rodrigo Kede Lima foi nomeado Presidente da IBM Brasil em julho de 2012. Entre suas missões estão manter o crescimento da companhia, desenvolver iniciativas estratégicas que coloquem a tecnologia a serviço da sociedade e apoiar o desenvolvimento e a retenção de talentos.

Anteriormente, Rodrigo atuava como vice-presidente de Global Technology Services (Serviços de Tecnologia) da IBM Brasil, posição que exercia desde 2011. Durante sua gestão em Serviços, a IBM apresentou crescimento de 18% em sua participação no mercado, segundo a IDC, e conquistou grandes contratos de terceirização com empresas-chave no país. Rodrigo também ocupou o cargo de CFO da IBM América Latina e, de 2007 a 2010, foi o CFO da IBM Brasil.

O executivo está na IBM desde 1993, onde ingressou como estagiário no Rio de Janeiro. Em sua carreira na empresa, Rodrigo trabalhou grande parte do tempo na unidade de Serviços, sempre em Finanças, e teve três diferentes experiências internacionais nos Estados Unidos, nas áreas de finanças e serviços.

Rodrigo é formado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC – RJ) e possui MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercados de Capital (São Paulo).

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