Um por todos, todos pelo acesso à água

Iniciativa da Coca-Cola Brasil, o Aliança Água + Acesso une diferentes organizações para levar acesso à água e saneamento a comunidades rurais
Iniciativa do Instituto Coca-Cola promove acesso à água
Foto: Instituto Coca-Cola Brasil

De acordo com o banco mundial, o Brasil concentra 20% das reservas hídricas do planeta e detém 12% da água doce disponível no mundo. Segundo o IBGE, menos de 50% dos brasileiros, no entanto, têm acesso a saneamento e 35 milhões de pessoas não têm acesso à água em suas casas. Esse cenário paradoxal gera consequências críticas tanto para o meio ambiente como para a saúde das pessoas. E você pode estar se perguntando: “O que a Coca-Cola tem a ver com isso?”

É a mesma pergunta que a empresa se fez há alguns anos quando idealizou o programa Água + Acesso. A corporação tem na água o principal insumo de sua atuação – sem ela, não existem os refrigerantes, sucos, chás e outros produtos. Pensando nisso, e ciente dos desafios relacionados à segurança hídrica, decidiu colocar seus principais ativos e expertises a serviço dessa causa.

Em suas fábricas, a empresa vem implementando melhorias com resultados muito positivos. Nos últimos 17 anos, reduziu em 35% o volume de água necessário para produzir um litro de bebida pronta. Atingiu, assim, o índice de 1,64 litros de água por 1 litro de bebida.

Além disso, para atingir e superar sua neutralidade hídrica, a empresa investe e apoia programas de reflorestamento, reposição e conservação de bacias hidrográficas, que atualmente abrangem uma área superior a 103 mil hectares.

Além dos muros da fábrica

Mais recentemente, a partir de 2017, a Coca-Cola Brasil decidiu ir ainda mais além dos “muros de suas fábricas”. A companhia passou a contribuir para ampliar o acesso à água segura para comunidades de todo o Brasil. Para isso, compartilha soluções, investe recursos e mobiliza seus talentos e capilaridade em prol desta causa.

Considerando que a maior parte da população sem acesso à água no país (cerca de 20 milhões de pessoas) está em áreas rurais e isoladas, e que são necessários mais de 500 bilhões de reais para universalizar o acesso segundo o PLANSAB, a empresa sabia que, agindo sozinha, não conseguiria ter um impacto significativo.

Pensando nisso refletiu: por que não também utilizar a força da marca e a capacidade da empresa de chegar aonde poucas organizações e até mesmo órgãos públicos conseguem ir?

Considerando estes desafios e oportunidades, a Coca-Cola Brasil entendeu que poderia engajar ampla rede de parceiros privados, públicos e da sociedade civil para ampliar o acesso à água e saneamento em áreas rurais – um movimento que busca reunir organizações ligadas ao tema para otimizar investimentos, gerar aprendizado e acelerar resultados.

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Governança e Impacto Positivo

“A Aliança criou um modelo próprio de governança. Temos um processo de tomada de decisão que envolve 14 parceiros, entre organizações, fundações, empresas e entidades que optaram por, em vez de dividir o impacto de seus esforços e investimentos em vários projetos isolados, ampliar esse impacto unindo-se a outros players com a mesma causa”.

Rodrigo Brito, gerente de Acesso à Água do Instituto Coca-Cola Brasil, co-investidor financeiro e articulador/gestor da aliança

A partir dessa natureza de colaboração em rede e modelo de impacto coletivo, a Aliança Água+ Acesso soma expertises e investimentos para implantar, ampliar e revitalizar sistemas e estações de abastecimento e tratamento de água nas mais de 140 comunidades já beneficiadas pelo programa.

Para garantir a perenidade e autossustentabilidade destas estações, os próprios moradores definem contribuições mensais. Também são responsáveis pela gestão, por meio de associações locais e operadores comunitários treinados para a operação e manutenção da infraestrutura instalada, garantindo sua durabilidade.

Para disseminar a causa e engajar mais atores e atenção ao tema, o programa aliança Água+ Acesso ainda realiza outras ações. Produzem, por exemplo, publicações e estudos e realizam eventos, assim como ações de comunicação e articulação para influenciar tomadores de decisão e contribuir para outras iniciativas e políticas públicas relacionadas ao acesso à água e saneamento no país.

A Aliança Água + Acesso foi case da edição de 2019 do Líder 2030 Talks. Confira a vídeo-palestra e entenda melhor sobre essa iniciativa do Instituto Coca-Cola:

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