Tecnologia para empoderar o ser humano

28 de novembro de 2019

Compartilhe:
Tecnologia para empoderar o ser humano - Ideia Sustentável

Tânia Cosentino se tornou uma liderança empresarial reconhecida no mercado por seu empenho na promoção do empoderamento feminino nas organizações e pelos avanços resultantes de seus esforços. E desde que assumiu o comando da Microsoft no Brasil, sua nova bandeira é a democratização do uso da inteligência artificial para, entre outros benefícios, tornar os profissionais mais qualificados e aptos a enfrentar os desafios do mercado.

Esse desejo de contribuir de forma efetiva com a sociedade ganha corpo com o AI for Good (Inteligência Artificial para o Bem), conjunto de programas da Microsoft criado para colocar dados, tecnologia e recursos a serviço de projetos voltados a questões humanitárias e a tornar o mundo mais sustentável e acessível.

Saiba mais: Traduzindo sonhos com a Inteligência Artificial

O AI for Good concentra-se em três frentes de atuação:

Em entrevista para o próximo livro do consultor Ricardo Voltolini, O Poder da Liderança com Valores, Tânia Cosentino comentou:

“Quando vim para a Microsoft e conheci o AI for Good, compreendi o potencial de escala da companhia. Quantos produtos desenvolvemos aqui que permitem a uma pessoa com deficiência performar como uma pessoa sem deficiência? Isso se dá em uma escala de milhões. No caso da educação, quantas pessoas podemos formar com competências de inteligência artificial? Em
parceria com SESI e SENAI, vamos treinar 3 milhões de jovens! É um impacto positivo muito relevante!”

Tornar a inteligência artificial cada vez mais presente na vida das pessoas consiste, para a Microsoft, em um processo de empoderamento do ser humano que possibilita a todos acompanhar as transformações sociais da quarta revolução industrial. Segundo pesquisa do World Economic Forum, 35% das habilidades profissionais hoje consideradas essenciais irão mudar nos próximos cinco anos e conhecimentos em biotecnologia, genômica, robótica avançada, transporte autônomo e, como não poderia faltar, inteligência artificial serão imprescindíveis.

Nesse cenário de rápida transformação, ganha força a necessidade de as empresas investirem no desenvolvimento de pessoas e estimularem processos de capacitação tecnológica, pois só assim se conseguirá usar todo o potencial das tecnologias disponíveis (e criar novas).

Sem esforços de democratização do uso da inteligência artificial no Brasil, as tecnologias continuariam nas mãos de uma pequena parcela da população, o que reduziria o potencial delas de contribuir com soluções para desafios como a desigualdade, a pobreza, as mudanças climáticas e o aumento da competitividade do país.

“Na Microsoft, desenvolvemos produtos que representam respostas para problemas sociais e ambientais. Algumas pessoas apresentam esses serviços como ‘meras’ soluções tecnológicas. Já eu apresento como soluções tecnológicas que endereçam especificamente determinados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Gosto de fazer essa conexão. Espero, em 2030, ter feito a diferença nessa agenda global”

Leia também: Lideranças empresariais se reúnem para falar de ativismo empresarial

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?