Sustentabilidade na cadeia de valor

Suênia Sousa, diretora do Centro Sebrae de Sustentabilidade, em sua vídeo-palestra para a Plataforma Liderança com Valores, fala sobre a importância de incorporar a sustentabilidade na cadeia de valor.

“Estar no Sebrae é representar uma gama de companhias que participam da cadeia de valor de todas as organizações mencionadas na Plataforma Liderança com Valores”

Com essas palavras, Suênia iniciou sua palestra, destacando a importância das pequenas e microempresas para a economia brasileira, uma vez que são responsáveis por 56% dos empregos do país. Não poderiam, portanto, ficar de fora do movimento pela sustentabilidade.

Segundo pesquisa recente, 60% dessas organizações ainda não sabem o que é sustentabilidade. Para o Sebrae, trata-se de um desafio; para um líder, uma oportunidade de converter práticas de ecoeficiência, por exemplo, em estratégia de gestão que diferencie seu negócio no mercado.

“Para realizar isso, o empreendedor precisa de todo um arsenal de valores e conhecimentos bem comunicados. Nossa maior qualidade é saber falar com esses clientes de realidade muito particular”.

Para potencializar a atuação do sistema sobre as questões socioambientais, criou-se o Centro Sebrae de Sustentabilidade: “Se íamos enfrentar uma classe empresarial que não tem conhecimento sobre o assunto, precisaríamos de um efeito demonstrativo”, comentou a líder. Por esse motivo, optou-se pela construção de um prédio que representasse um ícone da arquitetura sustentável, com o objetivo de mostrar que é possível colocar as teorias e os discursos em ação. A atual edificação inspirou-se em uma habitação indígena do Xingu, tem ventilação e luz naturais e economiza 50% de energia.

O Centro é um espaço de gestão de conhecimento e práticas de sustentabilidade. Para expandir sua atuação a todos os estados, vale-se de uma rede de colaboradores e interlocutores formados para trabalhar o tema.

“Sustentabilidade é cuidado. Cuidado no lidar, no acessar, no dizer”.

Entre em contato
1
Posso ajudar?