Sustentabilidade como diferencial de mercado

Como os demais integrantes da Plataforma Liderança Sustentável, Marcelo Lyra compartilha da opinião de que a sustentabilidade não pode ser um projeto à parte numa empresa. Precisa estar no centro do negócio. Isso, no entanto, nem sempre depende de estratégias complexas para acontecer. “Na Braskem, por exemplo, a mudança na gestão começou justamente por uma certa ignorância técnica e um bem-vindo senso de oportunidade”, disse.

Lyra ainda se lembra de quando recebeu da área de Insumos Básicos a curiosa notícia: a Braskem havia conseguido certificar o eteno verde. Mas o que isso queria dizer? “Era possível fazer plástico 100% de cana-de-açúcar!” Apesar do pouco conhecimento técnico, o líder sabia da importância do fato e decidiu comunicá-lo da melhor maneira possível. Quando veio a resposta positiva da sociedade, teve a certeza: “Sustentabilidade é o negócio do futuro. Quem quer ter seu lugar garantido nos próximos anos, deve trazê-la para o core business”, aprendeu.

Consciente desse diferencial, o vice-presidente de Relações Institucionais e Desenvolvimento Sustentável da Braskem passou a estudar as ações da empresa na área e descobriu uma série de iniciativas que ainda não compunham uma linha específica de atuação. Junto às lideranças da companhia e com o auxílio de especialistas, avançou.

Surgiu, assim, a Visão 2020: ser a líder mundial da química sustentável, inovando para melhor servir às pessoas. “Unimos liderança, inovação e sociedade. Hoje, muitos gestores se veem diante dessa necessidade de mudança em suas empresas, e a dica é: busquem cada uma das possíveis formas de transformar oportunidades em movimento. Sejam resilientes, provoquem suas equipes e comuniquem o tema”, receitou Lyra.

Saiba mais sobre o líder:

Marcelo Lyra Gurgel do Amaral nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1964. Atualmente, é vice-presidente de Relações Institucionais e Desenvolvimento Sustentável da Braskem, empresa que criou o plástico verde e que, a partir da inauguração da sua planta em Triunfo, no dia 24 de setembro, passou a ser a maior produtora de biopolímeros do mundo. Antes da Braskem, Marcelo  atuou por 13 anos no setor de Comunicação, no cargo de Diretor Comercial da Rede Bahia de Comunicação, Diretor de Negócios de TV, Rádio e Jornal da Rede Bahia e também como Diretor de Relações com Afiliadas da Rede Globo de Televisão, em São Paulo.

É formado em engenharia elétrica-eletrônica pela Universidade Federal da Bahia, além de Pós-graduação em General Management pela Harvard Business School e em Marketing  pela UNIFACS.

Entre em contato
1
Posso ajudar?