Reconhecer vulnerabilidades, desenvolver resiliência e aprender com quem sabe

Quando assumiu a área de sustentabilidade da Special Dog CompanyJoão Paulo Figueira, gerente de desenvolvimento sustentável da empresa, sequer sabia responder o que era sustentabilidade. Levou 10 meses para compreender o tema. E mais do que isso, como aplicá-lo. A empresa também não sabia o que esperar.

“Ao longo desse oito anos à frente da área, atribuo o nosso sucesso ao fato de reconhecermos nossas vulnerabilidades e ao nosso desejo de aprender muito, todos os dias. Não existe receita pronta. O que fizemos foi analisar o cenário brasileiro, observar mais especificamente as empresas que evoluíram mais e trazer um pouco do que vimos nelas para uma reflexão da empresa”, disse o executivo em sua palestra na Plataforma Liderança com Valores, realizada pela Ideia Sustentável.

Figueira comemora conquistas. Desde 2017, sustentabilidade está no mapa estratégico da companhia. Em 2021, entrou no cerne do negócio, tornou-se prioridade e passou a ser transversal nas áreas de negócios. Mais recentemente, passou a impactar a remuneração variável dos executivos.

“Gosto de olhar a nossa jornada fazendo uma analogia com a imagem de um jardim com flores e pedras. As pedras são os desafios que sempre existiram e existirão. Precisamos de resiliência para superá-los. Um propósito firme e bem estruturado faz a gente continuar caminhando. Ao superar um grande desafio, podemos olhar para trás, orgulhosos, constatar que muitos desafios foram superados e nos abastecer de energia para seguir identificando as flores no caminho”, concluiu.

Entre em contato
1
Posso ajudar?