Quando uma empresa nasce para ser sustentável

Presidente da Renova Energia debate sustentabilidade e estratégia

Fruto da nova economia, a Renova Energia traz a sustentabilidade na sua criação. Seu presidente, também. Desde a infância e adolescência. Criado em uma pequena cidade no interior do Paraná, Carlos Mathias Becker acompanhou de perto o grande impacto da construção da usina de Itaipu. Seu primeiro choque para o tema. “Vi como o homem, realmente, podia transformar o mundo”, destacou. O segundo foi a descoberta de que o mundo era, na verdade, uma aldeia, de ações e reações interdependentes. “Onde nasci, havia três médicos. Eles tinham de revezar os períodos de férias para que nós, moradores da cidade, não ficássemos desamparados”, explicou.

Outro entendimento importante vem da ocasião em que um amigo se afogou. “Pulei para salvá-lo e, logo, duas crianças precisavam de ajuda. O fato levou-me à conclusão de que, para ser sustentável, precisamos ajudar naquilo que conseguimos fazer”, relacionou.

A empresa, portanto, busca ajudar as comunidades onde atua. Da natação, que veio a praticar depois, como fundista, o principal aprendizado de Becker foi a importância da estratégia, pois, se nadasse muito rápido nas primeiras parciais, não tinha fôlego para concluir a prova: “Se fosse devagar, não vencia. Achar o limiar é fundamental.”

“A métrica que a sustentabilidade me ensinou é a da escuta. O que as comunidades fazem? De que precisam? Quais suas reais necessidades?”, destacou Becker. A Renova Energia nasceu com empreendedores jovens, com vontade de ser sustentável. No sertão baiano, onde tem operações de grande relevância, busca dialogar constantemente com a sociedade do entorno, pois tem como missão ser vetor de desenvolvimento sustentável nas regiões das atividades.

O programa Catavento é prova disso. Ele promove o diálogo com moradores locais para realizar projetos de cocriação. Já são 21 no sudeste da Bahia. Um deles trata da seca que assolou a área nos últimos dois anos. Com uma tecnologia de retenção de água, criaram-se açudes para evitar as perdas. Desse modo, a Renova Energia não só apoia no acesso ao recurso como também incentiva a cidadania e a gestão ambiental, pois os habitantes passam a compreender que o uso consciente pode significar água durante o ano inteiro.

“A sustentabilidade no desenvolvimento estratégico ajuda-nos a sonhar mais”, disse Becker. “A disciplina que temos na execução de negócios para entregar os lucros e os resultados reforça o empenho de tornar o conceito realidade, tangível, exequível. Oscilar entre o utópico e a disciplina leva a um negócio bem-sucedido e a um mundo melhor. O segredo é um verbo: acreditar”, ensinou.

Saiba mais sobre o líder

Carlos Mathias Aloysius Becker Neto é diretor-presidente da Renova Energia. Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná, em 1994, e, em 2004, concluiu MBA na MIT Sloan School of Management. Atuou nas seguintes companhias: Volvo Caminhões, de 1995 a 1997; Renault Automóveis, de 1997 a 2000; McKinsey & Company, de 2000 a 2002; Fidelity Investments, em 2003; e, em 2004, voltou a atuar na Mckinsey & Company como sócio, onde permaneceu até janeiro de 2012 e, posteriormente, assumiu a presidência da empresa Renova Energia S.A.

Entre em contato
1
Posso ajudar?