Fábio Coelho, CEO do Google no Brasil, estava entre os 300 principais executivos da AT&T Corporation, companhia americana de telecomunicações com mais de 280 mil funcionários, quando percebeu que dificilmente conseguiria galgar novos degraus na empresa por uma razão específica: embora não tenha nenhum traço característico em seu biótipo, ele era considerado hispânico nos Estados Unidos, e isso, infelizmente, representava um entrave ao desenvolvimento de sua carreira.
O principal desafio a ser superado em relação a questões de diversidade, na opinião do líder, são os “tetos invisíveis” que ainda hoje os preconceitos “ajudam” a construir sobre as minorias. Muitas vezes, mulheres, negros, homossexuais ou pessoas com deficiência, de tão diminuídos pela sociedade, acabam deixando de acreditar em si mesmos e nem sequer conseguem imaginar a possibilidade de, por exemplo, chegar a um cargo de alta liderança numa empresa.
Consciente das barreiras impostas por preconceitos e descriminações, Fábio Coelho – um dos integrantes do novo ciclo de atividades da Plataforma Liderança Sustentável, que se inicia no dia 15 de setembro – atua hoje estimulando não apenas a valorização das diferenças, mas a celebração delas. Na agenda de diversidade do Google, ele não se contenta em simplesmente “apoiar” os programas de grupos como o women@ (para a inclusão de mulheres), o PwD (pessoas com deficiências), o Afro Googlers (de afro-descendentes) e o Gayglers (de homossexuais), mas sim, procura participar ativamente dos eventos internos e externos, engajando-se na disseminação de ideias e deslocando o tema das zonas periféricas para o centro das preocupações da gestão do negócio.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.