Por crianças mais saudáveis: de volta à essência

Nestlé busca atender demandas atuais da sociedade por meio da reconexão com o propósito inicial de seu fundador.
Nestlé Por Crianças Mais Saudáveis
Foto: divulgação

Na segunda metade do século XIX, a Suíça enfrentava um quadro grave de desnutrição infantil, que levava muitos bebês e crianças a óbito. Até que Henri Nestlé, um farmacêutico obstinado em encontrar uma solução simples para um desafio complexo, desenvolveu um produto à base de leite, farinha e açúcar para combater o problema e promover uma sociedade com crianças mais saudáveis.

E a ideia deu tão certo que não demorou muito para a Farinha Láctea se tornar um sucesso global, bem como para a Nestlé tomar o caminho rumo à posição de maior empresa de alimentos e bebidas do mundo.

Com o passar do tempo, no entanto, embora o problema de desnutrição tenha sido superado em grande parte do planeta, outro grande desafio surgiu: a alimentação em excesso, associada a hábitos sedentários e a um novo ritmo de vida, marcado pela falta de tempo e ansiedade.

Assim, de repente, a Nestlé notou que seus produtos, desenvolvidos para contribuir com a alimentação equilibrada das pessoas do mundo todo, precisavam ser adequados para atender as demandas atuais da sociedade. Não por acaso, a companhia definiu – como uma de suas três ambições globais de longo prazo – que iria “ajudar 50 milhões de crianças a ter vidas mais saudáveis”.

“O programa Nestlé Por Crianças Mais Saudáveis nasceu dessa ambição. É uma iniciativa conectada com nossos valores. Quando incentivamos crianças a se alimentarem mais de frutas, verduras e legumes, estamos propondo o equilíbrio na alimentação e pregando o consumo moderado de itens sensíveis à saúde pública, como açúcar, gorduras e sódio. Mas trata-se de uma crença. Da nossa essência. Do propósito que levou a Nestlé a existir. Por isso, vamos seguir firmes nesse ideal. E, em paralelo, empreendemos esforços para alinhar nossos produtos às demandas atuais da sociedade”.

Sara Rios, líder do Programa Nestlé Por Crianças Mais Saudáveis no Brasil

Leia também: Prazer em servir e combater a fome

Educar para a nutrição saudável

O Nestlé Por Crianças Mais Saudáveis tem origem na reformulação dos esforços realizados em duas plataformas de atuação da companhia. A primeira trabalhava diretamente com as merendeiras, que têm um papel fundamental na nutrição infantil, pois boa parte das crianças faz sua principal refeição nas escolas. O esforço consiste em treinar essas profissionais, por meio do Programa Nutrir, em noções básicas para uma alimentação mais saudável. E a segunda frente envolve o programa Unidos por Crianças Mais Saudáveis, cujos pilotos aconteceram em São José do Rio Pardo e Araras, com intervenções de “gamificação” nas escolas.

Atualmente o programa está estruturado em duas frentes. Ele mantém a atuação com os educadores, através do Prêmio Crianças Mais Saudáveis, em que instituições públicas de ensino do Brasil inteiro inscrevem projetos de promoção dos cinco hábitos saudáveis incentivados pela Nestlé:

  • escolher opções nutritivas e variadas;
  • brincar ativamente;
  • escolher beber água;
  • curtir refeições juntos;
  • porcionar.

As 10 melhores iniciativas recebem R$ 35 mil para investir em materiais, equipamentos, reformas e revitalização de espaços. Em 2018, 4 mil crianças foram diretamente alcançadas.

Muda que elas mudam

E, na outra frente, criou-se um aplicativo gratuito, o NesPLAY. Totalmente subsidiado pela Nestlé, é destinado ao uso conjunto de pais, cuidadores e filhos.

“Enquanto pais, bem como parentes, cuidadores, educadores, merendeiras e outros atores, não mudarem seus hábitos alimentares, será muito difícil transformar os hábitos das crianças. O mote das ações da Nestlé é a ideia de ‘muda que elas mudam’”.

Sara Rios

Com dicas de como incluir os cinco hábitos saudáveis na vida de crianças e dos adultos ao seu redor, oferecendo sugestões de receitas nutritivas e de como adotar melhores hábitos relacionados aos comportamentos do programa, o app somou mais de 100 mil downloads em pouco mais de um ano. Até 2020, a Nestlé quer impactar 10 milhões de crianças no Brasil, por meio do aplicativo, de treinamentos, eventos, do prêmio nas escolas e de outras iniciativas voltadas à reconexão da companhia com a causa de seu fundador.

A ação da Nestlé em retornar ao seu propósito inicial de promover um mundo com crianças mais saudáveis foi case da edição de 2019 do Líder 2030 Talks. Confira a vídeo-palestra de Sara Rios sobre essa causa:

Saiba mais: 11 empresas que estão melhorando o mundo

Entre em contato
1
Posso ajudar?