Plataforma de Sustentabilidade para inserir o conceito na estratégia

Quando assumiu o cargo de CEO da distribuidora de energia AES Brasil, Britaldo Soares confessa que sustentabilidade não era assunto de muita relevância na empresa. “Precisava reposicionar a companhia perante os mais variados stakeholders”, contou. Iniciar a inserção do tema no negócio com medidas pontuais representou um grande passo; mas, após dois anos de investimentos, o recebimento de um prêmio mudaria para sempre as ideias do presidente.

“Aquilo me incomodou muito. A premiação era importante, mas reconhecia uma iniciativa específica da empresa. Notei como nossas práticas eram desordenadas, não engajavam os funcionários numa mesma direção. Aí caiu a ficha”, disse Soares, durante o lançamento da segunda etapa da Plataforma Liderança Sustentável, no Teatro do SESI, em São Paulo. A lição tirada? “Encarar os problemas de frente também é sustentabilidade.”

Ao longo de dois anos, a AES Brasil desenvolveu sua própria Plataforma de Sustentabilidade, para alinhar os princípios e compromissos da companhia com o tema. Aqui, outro desafio para o líder: como fazer dessa política algo inerente ao negócio, que não fosse cortado da gestão na primeira dificuldade financeira? “Pés no chão, pés no negócio”, respondeu. Assim, a Plataforma passou a integrar o planejamento estratégico, de longo prazo, para cerca de 400 líderes dos diferentes setores da companhia.

Aplicar esse plano na prática exigiu um processo de educação para mostrar aos 7.500 funcionários da AES Brasil qual o papel de cada um na gestão sustentável e provocá-los a colocá-la em prática. A meta ainda não foi atingida, mas, para Soares, líderes cada vez mais engajados podem garantir o sucesso da empreitada.

Saiba mais sobre o líder:

Britaldo Soares é formado em Engenheira Metalúrgica, com pós-graduação em Engenharia Econômica e extensão em Gestão e Liderança na Darden School of Business (University of Virginia). Iniciou sua carreira no Citibank/Citigroup em 1980, onde foi vice-presidente de Corporate Bank e International Corporate Finance, de 1988 a 1992. De 1992 a 1998, foi diretor financeiro da área de celulose das empresas Caemi/Jari e presidente da Jari Celulose. Foi vice-presidente de Finanças da Enron América do Sul e Prisma Energy, holding da distribuidora de energia Elektro, de 1999 até 2005.  Na Elektro, foi diretor financeiro e de Relações com Investidores de 1999 a 2003.

Em 2005, assumiu a vice-presidência de Finanças e Relações com Investidores das empresas do Grupo AES (AES Eletropaulo, AES Tietê, AES Sul, entre outras). Desde 2007 é presidente das empresas do Grupo AES no Brasil. Britaldo faz parte dos conselhos de administração do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Amcham  SP (Câmara Americana de Comércio de São Paulo), IBEF-SP (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo), DPL (Daytona Power Light nos Estados Unidos), e foi membro dos conselhos de administração da CEMIG (Centrais Elétricas de Minas Gerais) e EDC (Eletricidade de Caracas).

Entre em contato
1
Posso ajudar?