Miguel Gellert Krigsner se formou em Farmácia e Bioquímica em 1975 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 1977, abriu uma pequena farmácia de manipulação no Centro de Curitiba e a batizou de “O Boticário”. Mais tarde, o negócio foi pioneiro no Brasil por adotar o sistema de franchising e, hoje, é a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo, com mais de 3.000 lojas no Brasil e presença em outros 10 países.
Em 1990, com sua visão empreendedora, sua preocupação com o meio ambiente e com a qualidade de vida das gerações, o empresário criou o que é hoje a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Ao longo dos mais de 20 anos de atuação, a instituição apoiou 1.265 projetos, doou U$ 10,6 milhões e beneficiou cerca de 400 instituições. Além disso, com o apoio da Fundação Grupo Boticário, foram criadas, protegidas e/ou manejadas 235 unidades de conservação, estudadas 167 espécies ameaçadas e descobertas outras 37. Importante lembrar que a organização nasceu dois anos antes do Eco-92, evento realizado no Rio de Janeiro que deu início às grandes discussões internacionais sobre proteção ao meio ambiente.
Em 2010, quando a empresa O Boticário completou 33 anos, foi instituído o Grupo Boticário, tendo Miguel Krigsner como presidente do Conselho de Administração. O Grupo nasceu com a proposta de atuação multibusiness, de forma estruturada, em um cenário de mercado competitivo e de oportunidades. Já no início de 2011, o Grupo deu o primeiro passo nesse sentido, com o lançamento de Eudora, empresa de cosméticos e perfumaria com atuação nacional. A Eudora apresenta portfólio exclusivo que atende a um público distinto daquele da marca O Boticário, tendo a venda direta como principal canal de comercialização.
Ao longo de sua trajetória, Krigsner recebeu vários prêmios como reconhecimento por sua atuação. Em 2006, por exemplo, recebeu o prêmio internacional Varejista do Ano (The International Retailer of the Year), concedido pela Federação Nacional de Varejo dos Estados Unidos (The National Retail Federation). O prêmio foi dado pelo trabalho desenvolvido no varejo do país e internacionalmente, o qual foi de grande contribuição para o setor e demonstrou liderança, criatividade e inovação.
Ainda em 2006, recebeu o “Prêmio Empreendedor do Ano”, concedido pela Ernst & Young Brasil. A premiação busca homenagear o esforço individual de empresários e dirigentes de empresas brasileiras responsáveis por ampliar seus negócios com sucesso, ousadia e criatividade.
No ano seguinte, Krigsner foi homenageado como um dos cinco nomes mais importantes do mercado de cosméticos, na categoria “Hall da Fama”, do 15º Prêmio Atualidade Cosmética, o mais importante do setor no Brasil.
Em 2008, o executivo foi eleito “Brasileiro Imortal” por voto popular; promovido pela mineradora Vale, o prêmio tem o objetivo de reconhecer personalidades que colaboram para o desenvolvimento sustentável do país. Como homenagem, uma das seis espécies descobertas na Reserva Natural Vale, localizada em Linhares, norte do Espírito Santo, foi batizada com o nome de Miguel Krigsner.
Em 2010, já após a criação do Grupo Boticário, foi eleito líder do setor de Higiene, Limpeza & Cosméticos, do 33º Fórum de Líderes Empresariais. A votação, junto ao empresariado e executivos de todo o Brasil, é sempre realizada em pleito democrático e sem pré-candidatos, o que confere legitimidade e autenticidade à escolha. A eleição cobre todo o território brasileiro, com cerca de 18 mil eleitores, que expressaram o reconhecimento às lideranças que mais se destacaram ao longo do ano.
Todo o histórico de empreendedorismo e cidadania de Miguel Krigsner justificam o reconhecimento de seu nome como um dos grandes empresários brasileiros.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.