O que dizem as mulheres líderes da PLV?

27 de janeiro de 2020

Compartilhe:
O que dizem as mulheres líderes da PLV? - Ideia Sustentável

A equidade de gênero ainda é um grande desafio para as empresas. De acordo com informações apresentadas no nosso Guia de Diversidade para Empresas & Boas Práticas, que coletou dados de diferentes fontes de estudo e instituições de pesquisa, as mulheres representam apenas 35% dos trabalhadores de grandes empresas no Brasil, sendo que apenas 13,6% ocupam cargos de chefia. Para as mulheres negras, então, o índice é bem menor: 1,6% delas ocupam uma posição de gerência, e somente 0,4% estão nas cadeiras de executivos do país. Mudar essa realidade é uma das bandeiras da Plataforma Liderança com Valores, veja nossos vídeos.

O mercado vem evoluindo e se conscientizando a respeito da importância da equidade de gênero nas empresas. Mas ainda há muito a ser feito e conquistado. Os eventos da Plataforma Liderança com Valores refletem essa realidade. No primeiro encontro da PLV, que ocorreu em 2011 e reuniu 10 líderes empresariais para falar de sustentabilidade, não havia nenhuma mulher entre eles. Já no último encontro, ocorrido em novembro de 2019, as mulheres no palco foram a maioria. Nossa ambição, agora, é que além de mais mulheres nos cargos de liderança, haja espaço para mais mulheres negras. Queremos refletir essa evolução do mercado em nossos palcos e aplaudi-las nos demais palcos. É urgente essa abertura para a diversidade nas empresas brasileiras.

Dica de leitura: Goldman Sachs só apoiará empresas com diversidade na diretoria do conselho

Para inspirar uma nova geração de mulheres líderes, selecionamos citações de cada uma das lideranças femininas que fazem parte da Plataforma Liderança com Valores. Confira uma lista com 47 frases ditas por diferentes mulheres sobre temas como sustentabilidade, diversidade e liderança.

“Tenha a sustentabilidade na sua agenda, e mais do que ter isso declarado em uma lista de intenções, participe. Engaje-se nos projetos e vivencie-os, pois você é o modelo que irá inspirar outros profissionais”

Tânia Cosentino, CEO da Microsoft Brasil
“Quem trabalha por uma causa sempre tem algo novo em que se espelhar, para ouvir, se inspirar e fazer com que as coisas aconteçam”

Elisa Prado, diretora de Comunicação Corporativa da Vivo
“Espero que diversidade não seja apenas algo da moda, mas um processo contínuo e irreversível. Ao mesmo tempo que estou feliz por estar aqui, fico triste por ver poucos negros como lideranças de sustentabilidade. O compromisso também é de vocês. Tragam negros para essas discussões”

Adriana Barbosa, presidente do Instituto Feira Preta
“Sustentabilidade gera valor. E por que ainda estamos discutindo sobre inserir a sustentabilidade no negócio? Sustentabilidade é negócio!”

Andrea Mota, diretora de Sustentabilidade da Coca-Cola
“Se eu me considero um exemplo por chegar a CEO de uma empresa de tecnologia? Não, porque exemplos sugerem a ideia de serem copiados. Cópias matam a diversidade. Espero ser uma história, para mostrar às meninas e meninos que eles podem ser o que quiserem”

Paula Bellizia, Vice-presidente de Vendas, Marketing e Operações da Microsoft América Latina
“A promoção de um ambiente inclusivo e diverso gera benefícios para nossos clientes e uma melhor qualidade de interação e de experiência com nossos colaboradores”

Claudia Politanski, vice-presidente do Itaú Unibanco
“Quando eu acordo de manhã e levanto para trabalhar, penso sempre no meu objetivo: garantir que as pessoas vivam melhor e em um mundo melhor”

Claudia Abreu, CEO da Mundo Verde
“Que tenhamos empatia, criatividade e, principalmente, coragem para transformar o mundo”

Cristina Palmaka, CEO da SAP Brasil
“Quando você ama o que faz, você consegue tocar o coração das pessoas. E para mim esse é o diferencial da sustentabilidade, pois trabalhamos por um propósito maior, que é transformar a sociedade”

Gleice Donini, superintendente de Sustentabilidade da B3
“A diversidade precisa estar presente desde a tia do café até as lideranças, deve estar no DNA da empresa. Se a empresa não tiver uma cultura de diversidade, isso não dará certo nunca”

Maite Schneider, cofundadora da TransEmpregos
“O tamanho do meu privilégio é do tamanho da minha responsabilidade. Devo possibilitar às mulheres ao meu redor as mesmas oportunidades que tive, principalmente a liberdade de ser quem eu sou”

Paula Paschoal, CEO do PayPal Brasil
“Por que não fazer as coisas com luz, isto é, com transparência? É preciso ter muita coragem para ser transparente”

Andrea Alvares, vice-presidente de Marketing e Inovação da Natura
“Trabalhar com sustentabilidade é difícil, mas vale a pena, pois é um tema apaixonante. Gera valor para o negócio, para a sociedade e, para nós principalmente, crescimento profissional e, também, pessoal”

Daniela Gentil, gerente de Sustentabilidade da Ultragaz
“Por que não utilizar o que a empresa tem de melhor, aquilo que ela sabe fazer, para ajudar a resolver um problema que acontece no mundo?”

Carla Crippa, diretora de Sustentabilidade e Comunicação da Cervejaria Ambev
“Eu vos convido a praticar a sustentabilidade como uma espinha dorsal de sua vida. E não deixe o seu trabalho de fora disso”

Denise Hills, diretora global de Sustentabilidade da Natura
“Estamos ainda no começo da jornada, mas tenho a certeza de que fiz a escolha certa por esse novo caminho. E convido vocês a buscarem seu propósito e que façam parte também dessa transformação”

Fabiana Quiroga, diretora de Reciclagem e Economia Circular da Braskem
“É possível, sim, fazer a gestão da sustentabilidade independente do porte da empresa. E acredite: vale a pena!”

Maike Mohr, gerente de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade da Unimed Brasil
“Nós precisamos passar por uma transformação cultural, ou seja, no modo como as pessoas pensam e agem dentro das empresas. Assim, juntos criamos um mundo mais sustentável”

Glaucia Teixeira, vice-presidente de Recursos Humanos da Novelis América do Sul
“Precisamos ter bases sólidas, pois os questionamentos não vêm só de fora, mas começam dentro”

Luciana Schneider, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco
“É preciso uma mudança de mindset. Não é uma questão de ser mulher ou não liderando uma marca, mas é uma questão de mudança de comportamento e entendimento ao olhar para a sociedade”

Maria Fernanda Albuquerque, diretora de Marketing da Skol
“Tenho uma satisfação muito grande de ter trabalhado em empresas que possibilitaram uma conexão com a sustentabilidade, principalmente com o legado que poderíamos deixar como uma diferença para a sociedade”

Juliana Nunes, diretoria de Comunicação e Marca Institucional da CPFL Energia
“O líder é alguém que serve, que trabalha para o time, que está muito mais em uma posição de fala que de hierarquia”

Adriana Castro, head da Ben & Jerry´s Brasil
“A sustentabilidade é uma missão de todos, independente da área da empresa. É preciso encontrar meios para garantir que todos estejam engajados com a temática”

Cristiana Heluy, head de Comunicação e Sustentabilidade da Algar Telecom
“A diversidade não é um projeto ou um programa da empresa. Não está no RH. A diversidade deve fazer parte dos valores da companhia”

Maristella Iannuzzi Marante, consultora na ONU Mulheres
“Podemos olhar para os problemas sociais e nos intimidarmos, achando-nos muito pequenos e não fazer nada. Ou podemos encará-los como uma oportunidade, como um convite à ação, e deixar um legado para a sociedade”

Renata Ruggiero Moraes, diretora-presidente do Instituto Iguá
“Todos nós temos as nossas fraquezas e pontos fortes, mas independente disso, somos seres humanos”

Dinacleia Galdino, analista de gestão de projetos da Serasa Experian
“Ainda temos muita gente para conscientizar e muito trabalho para fazer. Não é uma tarefa fácil. Então não dá para sermos nem otimistas nem pessimistas, mas podemos ser simplesmente persistentes”

Denise Alves, ex-diretora de Sustentabilidade da Natura
“Sustentabilidade não se limita, se faz. Não se impõe, mas se convence. Não se explica, se vive”

Lígia Camargo, gerente de Sustentabilidade da Danone
“Desde sempre tive o propósito de ajudar as pessoas a se desenvolverem. Quando eu ingressei no mundo do RH, isso me deu a oportunidade de colocar o meu propósito em prática”

Fernanda Zardo, gerente de Educação Corporativa da Vale
“Aqueles que têm o domínio da tecnologia estão em uma melhor posição para transformar o nosso futuro”

Anielle Guedes, CEO e fundadora da Urban 3D
“Os negócios de mulheres geram mais impacto social, pois elas têm uma visão mais social. Devemos apoiar mulheres não só por que somos 52% da população, mas por que temos a chance de transformar a sociedade”

Ana Fontes, presidente do Instituto Rede Mulher Empreendedora
“Se cada pessoa fizer um pouquinho, já conseguimos fazer do mundo um lugar melhor”

Camille Carletti, coordenadora de Projetos Socioambientais da Associação Reciclázaro
“Sonhar é muito fácil. É de graça. Mas acreditar não. Acreditar significa manter o sonho aceso todos os dias”

Carolina Fagundes, presidente da ColOff
“Todos os brasileiros devem ter acesso ao que é básico e a produtos e serviços essenciais como saúde, educação, serviços financeiros, moradia, entre outros. O empreendedorismo pode fazer parte dessa solução”

Flora Bracco, relações institucionais na Artemisia
“Acredito que esta é a era do engajamento, da licença social para operar e da cocriação”

Luciana Alvarez, especialista em Sustentabilidade
“Os ODS são uma bússola que indica onde existem problemas a serem resolvidos. Além de uma oportunidade para os investidores, podem ajudar a transformar a realidade do país”

Luciana Antonini Ribeiro, sócia-fundadora da EB Capital
“Tudo começa e termina nas pessoas. São as pessoas que fazem a diferença”

Sonia Favaretto, ex-presidente da Rede Brasil do Pacto Global
“A decisão dos líderes corporativos pela sustentabilidade impacta a sociedade e cria um país melhor”

Linda Murasawa, sócia-diretora da Fractal
“A sustentabilidade é feita por pessoas e para pessoas. É uma onda positiva em que um contagia o outro”

Marcia Bertolini, head de Recursos Humanos da Nespresso Brasil
“Amor, qualidade, transparência e ética: sem esses valores você não faz nada”

Maria das Graças Dias de Sousa, diretora-presidente da Dias de Sousa Construções
“O primeiro passo para se alcançar um estabelecimento sustentável é focar no propósito. É descobrir o seu porquê e encontrar a sua paixão”

Mariana Vasconcelos, CEO e Fundadora da Agrosmart
“O esforço para se consolidar a igualdade de gênero é uma mudança que começa com cada um de nós, homens e mulheres, fazendo o que for necessário para mudar a situação de desigualdade”

Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil
“Quem toma as decisões sobre os nossos negócios e produtos? Quem tem crescido em seu poder aquisitivo nos últimos anos? São as mulheres”

Raïssa Lumack, senior partner da BMI Blue Management Institute
“Temos o poder de incentivar e convidar outras pessoas a assumirem também a nossa causa”

Rozália Del Gáudio, diretora de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados
“Uma mudança de comportamento não acontece de um dia para o outro. Ela exige resiliência, dedicação e esforço”

Sara Rios, especialista de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé
“Sustentabilidade é cuidado. Cuidado no lidar, no acessar, no dizer”

Suênia Sousa, gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade
“A única possibilidade de termos um mundo mais sustentável no curto prazo é engajando mais mulheres na liderança”

Marise Barroso, fundadora e presidente da MRB Consultoria

Leia também: As mulheres líderes estão cada vez mais empoderadas

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?