Negócios com impacto

Ambev busca, cada vez mais, conciliar resultados econômicos, sociais e ambientais

Jean Jereissati, BU Brasil President da Ambev, está há 21 anos na companhia e acompanhou de perto a história de crescimento da marca. Para ele, que tinha o sonho de empreender, a cervejaria representou a oportunidade de encabeçar novos negócios, assumir riscos, conhecer culturas e trabalhar com pessoas que o inspiram. A principal sinergia entre o líder e a empresa, contudo, se dá na convicção de que toda atividade corporativa deve gerar impacto positivo para a sociedade e o planeta, criando e alimentando um ecossistema estruturado por funcionários, parceiros, clientes e outros stakeholders.

A mobilização pelo impacto positivo se revela em diversas iniciativas da Ambev. A água mineral AMA, por exemplo, lançada em 2017, representou uma importante inovação para o setor de bebidas, uma vez que 100% do lucro das unidades vendidas são revertidos a projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro. Os recursos da cervejaria possibilitam obras que vão desde a perfuração de poços de água à instalação de microusinas de energia solar. Uma vez implementados, o gerenciamento dos projetos fica a cargo das comunidades.

Outro projeto relevante da empresa é o VOA, um programa de mentoria e capacitação em gestão oferecido a ONGs, no qual os funcionários da companhia compartilham tempo e conhecimento para aumentar o impacto social de organizações atuantes no desenvolvimento, educação e geração de oportunidades para crianças e jovens. Atualmente, mais de 260 voluntários e 80 organizações participam da iniciativa, que oferece um curso de gestão composto por nove módulos – da definição de princípios e estratégia à captação de recursos e gerenciamento de projetos – e apoio e mentoria na implementação das ideias.

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A Academia 100+ de Startups também é uma iniciativa nova e relevante da Ambev. Trata-se de um programa que oferecerá treinamentos e workshops em diferentes áreas de negócios para startups que já passaram pela aceleradora da cervejaria, em um projeto de “pós-aceleração”. A empresa já fechou negócios com 11 das 21 startups selecionadas para o projeto, movimentando até agora cerca de R$ 3 milhões.

A companhia ainda anunciou recentemente a construção de uma usina eólica para abastecer todas as suas fábricas na região Nordeste, na qual desembolsará cerca de R$ 600 milhões em 15 anos. A obra terá 1.600 hectares, potência superior a 80 megawatts e, claro, impacto positivo para o meio ambiente: 20 mil toneladas de dióxido de carbono deixarão de ser emitidas por ano, o equivalente à retirada anual de 35 mil carros das ruas. O complexo deve gerar energia limpa suficiente para 30% de todas as fábricas de bebidas da Ambev no Brasil e integra um esforço global da companhia de ter, até 2025, 100% da eletricidade usada nas operações advindas de fontes limpas.

Também na frente ambiental, a Ambev pretende, até 2023, ter um terço da frota parceira, que transporta os produtos da marca, composta por caminhões elétricos, com abastecimento usando fontes de energia renovável, redução do uso de combustíveis de origem fóssil na produção (favorecendo opções como biomassa e biogás) e criação de metas para os fornecedores de produtos e de serviços, a fim de torná-los mais sustentáveis. Por essas e outras ações, a Ambev foi eleita como destaque na categoria “Mudanças Climáticas” da última edição do Guia EXAME de Sustentabilidade.

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