Não se faz sustentabilidade sozinho, sem colaboração e interdependência

Segundo Cyntia Watanabe Kasai, MSc, head de sustentabilidade na C&A Brasil, uma dos seus mais ricos aprendizados com sustentabilidade na empresa foi perceber a importância do engajamento da cadeia de valor, incluindo os clientes. “Nosso principal produto é o jeans. E nos desafiamos a fazer uns jeans com matéria prima reciclada, o que só é possível com o envolvimento de todos os elos da cadeia de valor. Os consumidores doam suas roupas usadas, o fornecedor utiliza o fio reciclado para fazer novo tecido, estilistas desenvolvem uma peça nova com as limitações do tecido reciclado, e o comercial disponibiliza o jeans com preço acessível”, disse a executiva em sua palestra na Plataforma Liderança com Valores, realizada pela Ideia Sustentável.

Uma experiência como esta, afirma Cyntia, ratifica o propósito da C&A de minimizar externalidades negativas e fazer moda com impacto positivo, com a mesma qualidade da moda convencional e preço justo. “A liderança é o elo mais forte, ela tem o poder de provocar, puxar a inovação e mover a cadeia. Se a gente quer, se está no propósito e cultura da empresa, a gente consegue”, concluiu.

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