Liderar com sustentabilidade é ser fiel a si mesmo

Guadalupe Franzosi, CEO da Ingredion Incorporated no Brasil, iniciou o seu depoimento à Plataforma Liderança com Valores, na Fundação Armando Alvares Penteado, lembrando o peso que teve a sua demissão após 22 anos de atuação numa empresa química multinacional americana. “Para uma high performer como eu, foi como ficar sem chão. Pior ainda saber que o meu desligamento não estava associado à qualidade das entregas, mas com o conflito que eu vivia, na companhia, com um discurso de sustentabilidade, diversidade e inclusão sem correspondência na prática. Para superar o meu conflito ético e estar de bem com a minha imagem no espelho, decidi brigar. E acabei demitida”, relatou no tradicional evento realizado pela consultoria Ideia Sustentável.

Calejada pela experiência, não pensou duas vezes em “entrevistar” a Ingredion durante o processo de seleção. Não queria enfrentar os mesmos dilemas éticos. Tinha medo de não poder liderar orientada por seus valores. Nem ter espaço para inserir os temas de sustentabilidade na estratégia da organização ou contar com a colaboração, nessa tarefa, dos pares da companhia. A Ingredion foi convincente. Guadalupe não se arrepende da escolha. E enxerga avanços importantes em ESG.

De tudo o que tem aprendido, ela fez questão de compartilhar com o público três lições de liderança sustentável. A primeira é: seja fiel aos seus valores e trabalhe em empresas nas quais esses valores sejam respeitados. A segunda diz respeito a fortalecer a resiliência. “Precisamos de energia para mudar o mundo. A energia para enfrentar os inevitáveis dias ruins aumenta quando estamos em empresas com valores semelhantes aos nossos”. A terceira: não subestime o poder de liderança de gerar impacto na vida das pessoas.

Entre em contato
1
Posso ajudar?