Liderança orientada por propósito deve buscar impacto, inclusão e inovação

Pode uma empresa ser extensão completa e absoluta do propósito de sua fundadora? Sim, claro. A Pantys, de Emily Ewell, é um dos inúmeros casos notáveis no mercado brasileiro. Especializada em calcinhas absorventes reutilizáveis, a companhia materializa um compromisso assumido pela fundadora aos 18 anos de idade (“fazer a diferença na área de saúde ao longo de toda a minha carreira”) e confirma, na prática, as três palavras com as quais Emily gosta de definir a sua vida profissional: inovação, inclusão e impacto.

Pantys inovou em comunicação ao criar conexão emocional e engajamento com as consumidoras. Incluiu ao considerar a imagem da mulher real, com todos os formatos de corpo e tons de pele. Gerou impacto ambiental positivo ao evitar o lixo gerado pela menstruação, ao ser carbono neutro e ao fazer um mapeamento de ciclo de vida do produto. E também gerou impacto social positivo, promovendo a bandeira da dignidade menstrual. “No mundo, mais de 500 milhões de meninas e mulheres não têm acesso a produtos menstruais. Com um absorvente reutilizável, o acesso dura anos”, disse em palestra na Plataforma Liderança com Valores, iniciativa da Ideia Sustentável. No Brasil, 15 bilhões de absorventes são descartados todos os anos, resultando em forte impacto ambiental.

Emily compartilhou quatro aprendizados com a plateia. O primeiro é ter coragem e estar aberto para aprender ao longo da jornada. O segundo diz respeito à relação entre a saúde do planeta e a nossa saúde—são indissociáveis. O terceiro tem a ver com o fato de que não existe empresa nem produto 100% sustentável—é preciso se esforçar para fazer melhor a cada dia, com honestidade. E o quarto diz sobre propósito. “Se ele não está claro para você, ache um jeito de enxergá-lo no seu trabalho. É isso que vai te levar ao sucesso.”

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