Líder 2030 Talks: Confira a edição 2021 na íntegra

Vivo, Bayer, Braskem, Ambev, Ultragaz, Iguá, CVC Corp, Embraer, Electrolux e Sicredi falaram de inovação para a sustentabilidade nos negócios
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ACESSE O E-BOOK DO EVENTO, COM OS 10 CASES APRESENTADOS, AQUI.

A 16ª edição do Líder 2030 Talks foi marcada pelo debate do tema “Innovability e ESG: Inovação para a Sustentabilidade”, em que executivos de grandes empresas falaram sobre como estão criando soluções para impactar positivamente a vida das pessoas, da sociedade e do planeta.

O evento é uma iniciativa da Plataforma Liderança com Valores, organizado pela consultoria Ideia Sustentável, e tem como objetivo lançar luz em questões relacionadas à inovação, ativismo empresarial, liderança orientada por propósito e grandes desafios de ESG.

“Neste Líder 2030 Talks selecionamos 10 cases de inovação para a sustentabilidade, que definimos como toda e qualquer melhoria (incremental ou disruptiva) em processos, produtos e modelos de negócios e que resultem em redução/eliminação de impactos socioambientais na cadeia de valor e/ou geração de resultados de impactos positivos para a sociedade e para o planeta”, explica Ricardo Voltolini, CEO da Ideia Sustentável e da Plataforma Liderança com Valores.

A seleção dos cases levou em consideração seis critérios básicos: 1) a pertinência do case em relação ao conceito de inovação para a sustentabilidade estabelecido pela curadoria do evento; 2) a relação intrínseca do case com a estratégia de ESG da empresa ou organização; 3) a consistência da política de inovação para a sustentabilidade da empresa (histórico, investimento, quantidade de pessoas envolvidas, direcionadores estratégicos, metas e indicadores); 4) a existência de processos formais de escuta, análise e incorporação de demandas dos diferentes públicos de interesse, principalmente clientes e comunidades; 5) a relação do case com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável); 6) os resultados ou projeção de resultados para a empresa, as pessoas e o meio ambiente.

“É preciso compreender que não estamos só falando de impactos sociais e ambientais. A inovação também precisa trazer resultado para as empresas. Essa é a mágica do ESG. Para isso, a companhia não pode pensar em sustentabilidade apenas da porta para dentro. A cadeia de valor também importa e sem envolvê-la o impacto nunca será completo, principalmente o positivo”, comenta Voltolini.

Dividido em dois períodos, a edição 2021 do Líder 2030 Talks contou com patrocínio de Vivo, Bayer, Braskem, Ambev, Ultragaz e Sodexo e apoio institucional de Rede Brasil do Pacto Global, ABRH Brasil, Instituto Ethos, Instituto Akatu, Aberje, Época Negócios e canal ECOA, do UOL, que retransmitiu o evento simultaneamente.

PAINEL 1 – clique AQUI para assistir na íntegra

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O painel da manhã contou com a participação de Fernando Luciano Pereira, Diretor de Talentos da Vivo; Antonio Queiroz, Vice-presidente de Inovação & Tecnologia e Planejamento de Processos da Braskem; Ana Eliza Vairo, Gerente de Desenvolvimento de Soluções da Ultragaz; Eder Campos, Diretor de Clientes, Inovação e Serviços da Iguá Saneamento; e Rogerio Machado, Diretor Executivo da Sicredi União PR/SP.

Para abrir o evento, a Vivo trouxe o Vivo Explore, um ecossistema de aprendizagem criado para atender desafios atuais e futuros da empresa, com o intuito de estimular seus 33 mil colaboradores a aprenderem, reaprenderem e compartilharem conhecimento por meio de quatro pilares, que também têm como propósito impulsionar a transformação do negócio: Eu+Digital, Eu+Criativo, Eu+Humano e Eu+Protagonista.

“O projeto tem a capacidade de provocar experiências de aprendizagem mais contemporâneas, mais atraentes e permitir que os nossos colaboradores e nossos líderes aproveitem isso não apenas para a empresa, mas para a vida. Queremos pessoas e colaboradores saudáveis, engajados, interessados por tecnologia e pelas possibilidades que a tecnologia abre, capazes de colocar o conhecimento em movimento, gerando ideias, gerando valor para o mundo e que assumam a responsabilidade de fazer a diferença em suas relações”, explica Fernando Luciano Pereira, Diretor de Talentos da Vivo.

A segunda apresentação do dia foi da Braskem, que falou sobre a estratégia da companhia no desenvolvimento do uso de matérias primas renováveis para a produção de produtos químicos.

“A competição com os produtos fósseis é extremamente difícil. É mais barato produzir a partir de produto fóssil. Você tem que ser competitivo para poder fazer essa substituição. Não quero falar de um produto, mas de uma estratégia, uma persistência, um conceito que nós perseguimos. E agora ela sai de uma questão de propósito para metas e compromissos públicos de reduzirmos em 15% as nossas emissões de CO2 até 2030 e carbono neutro em 2050. É também a felicidade de que todo esse esforço que nós fizemos ao longo desse tempo, nos dá a certeza de que nesse novo contexto, de maior sensibilização para as questões climáticas, tudo isso vai reverter em benefício para a sociedade como um todo”, comenta Antonio Queiroz, Vice-presidente de Inovação & Tecnologia e Planejamento de Processos da Braskem.

Responsável pelo fornecimento de água tratada e pela coleta e tratamento de esgoto para mais de seis milhões de brasileiros, em cinco Estados, a Iguá tem ampliado seus investimentos em inovação e sustentabilidade, sendo o Iguá Lab um dos projetos com foco nessa agenda e apresentado na edição 2021 do Líder 2030 Talks.

“A Iguá é uma empresa que nasceu com o propósito de mudar a forma como o saneamento é percebido. Nós temos hoje no país um desafio grande de investimento que precisa ser feito, mas depois de fazer o investimento nós temos toda uma relação com o cliente e também de criar uma empresa sustentável em torno desse negócio de saneamento. E isso passa pela visão do lucro bom, da relação positiva. Nosso desafio é despertar um ecossistema de inovação para o setor de saneamento, que é visto como muito fechado e não inovador. Para termos cada vez mais empresas competitivas e processos mais eficientes, precisamos entender que não basta só colocar dinheiro. Tem que ter a busca de inovação para gerar processos de valor”, analisa Eder Campos, Diretor de Clientes, Inovação e Serviços da Iguá Saneamento.

Reconhecida como a maior distribuidora de GLP (gás liquefeito de petróleo) do Brasil, a Ultragaz tem investido em duas novas frentes de negócio: energia limpa e agronegócio. Para o Líder 2030 Talks, a empresa trouxe o projeto Fazenda Solar, que combina tecnologia de ponta para produção de energia fotovoltaica, por meio da instalação de placas solares nas fazendas, com um modelo de pagamento que facilita o acesso ao sistema e proporciona ganhos de economia ao longo do tempo.

“Para entregarmos essa proposta de valor diferente, a gente teve um desenvolvimento de competências internas que foi muito relevante. Tivemos um grande aprendizado de como entregar algo que fosse diferente do gás para os nossos clientes. Quando a gente fala da sociedade, a gente pega exatamente um público que é o pequeno produtor rural, que hoje não é um público 100% assistido. É uma nova forma de acessá-lo e entregar uma proposta de valor que reduz seus custos, que em termos de energia elétrica é mais ou menos de 10 a 15% do custo desse produtor”, explica Ana Eliza Vairo, Ana Eliza Vairo, Gerente de Desenvolvimento de Soluções da Ultragaz.

O último case apresentado no dia foi o da Agência Smart, da Sicredi União PR/SP, que traz a proposta de uma agência bancária com transações financeiras sem circulação de papel moeda e uma alternativa para a inclusão financeira de pessoas de pequenos municípios.

“Esse case mexeu muito conosco porque nós estávamos construindo algo muito maior do que apenas uma agência de uma instituição financeira cooperativa, nós estávamos dando a oportunidade para as pessoas do município de Cafeara a oportunidade de reaquecer a economia, ter a vitalidade econômica novamente na cidade. Quando você tem aliados que entendem o seu propósito, que você compartilha com todos o que você quer fazer e como você quer fazer, e isso é para o bem comum das pessoas, as coisas começam a dar certo, começam a ter soluções adequadas. É possível construir grandes transformações desde que você tenha um interesse genuíno pelas pessoas, pela sociedade e por aquilo que você está se propondo a construir. Inovação não é só tecnologia, é também melhorar a vida das pessoas”, explica Rogerio Machado, Diretor Executivo da Sicredi União PR/SP.

O painel da manhã contou ainda com comentários de especialistas do mercado: Cristine Naum, Gerente Executiva de Sustentabilidade e Investimento Social na CCR S.A.; Paulo Rogério Nunes, Cofundador da Vale do Dende; Vanessa Barbosa, editora assistente do portal Um Só Planeta.

PAINEL 2 – clique AQUI para assistir na íntegra.

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Já o painel da tarde trouxe os executivos Eduardo Bastos, Diretor de Sustentabilidade da Bayer para América Latina; Leandro Thot, Gerente de Marketing Institucional e Marcas Regionais da Cervejaria Ambev; André Tachard, Gerente de Sustentabilidade da Embraer; Paula Domingues, Diretora de Gente e Sustentabilidade da CVC Corp; e Camilo Wittica, VP Jurídico e Relações Governamentais da Electrolux América Latina.

Abrindo a segunda etapa do evento, Eduardo Bastos, Diretor de Sustentabilidade da Bayer para América Latina, falou do PRO Carbono, continuidade do projeto Carbono Bayer, em que agricultores recebem orientações para adotar práticas de manejo mais sustentáveis com o auxílio de tecnologias de ponta para análise de solo e dados e, consequentemente, reduzir emissões de gases de efeito estufa.

“O projeto nasce de um paradoxo de como alimentar o mundo sem consumir o planeta. Nós somos aproximadamente 7, 8 bilhões de pessoas e chegaremos em 10 bilhões até 2050 e essas 10 bilhões de pessoas consumirão 50% a mais de alimentos do que consomem hoje.

O agro e mudanças de uso do solo representam quase 1/4 das emissões de gases de efeito estufa no mundo e também podem representar cerca de 1/4 da captura se esse agro for bem feito. Assumimos um compromisso global de ser carbono neutro dentro de casa, não dá para pedir e ajudar os agricultores se não fazemos dentro, então, dentro de casa estamos comprometidos em ser carbono neutro até 2030, aproximadamente 50% da redução das emissões serão feitas dentro de casa e os outros 50% com soluções baseadas em natureza. Para fora, nos comprometemos globalmente, até 2030, ajudar a reduzir em 30% as emissões de gases de efeito estufa na agricultura mundial. Fomos atrás da Embrapa para nos dar apoio técnico, pois é a maior empresa de pesquisa de agricultura tropical do mundo, e também para entender como acelerar essa transição para uma agricultura de baixo carbono. Diante disso, estabelecemos três frentes de trabalho: ABC (Agricultura de Baixo Carbono), MRV (Medir, Reportar e Verificar) e mercado. Agricultura é uma solução baseada em natureza, então a gente precisa trazer mais ciência, mais conhecimento pra ajudar a destravar essa agenda”, explica Eduardo Bastos, Diretor de Sustentabilidade da Bayer para América Latina.

O segundo painel apresentou o Projeto Roots, da Ambev, que tem como foco a produção de cervejas com ingredientes como mandioca e caju, cultivados por cerca de 10 mil moradores de baixa renda das regiões Nordeste e Centro-Oeste.

“A gente acredita muito nesse pensamento de que podemos fazer o que sempre fizemos de uma maneira completamente diferente e que isso pode gerar um impacto muito transformador. Estamos cada vez mais com essa mentalidade de como continuar crescendo, mas crescer de uma maneira mais coletiva, mais plural, mais gregária, envolvendo todo o ecossistema. O Projeto Roots representa muito bem isso na prática, é como a gente consegue fazer o que sempre fizemos de uma maneira completamente diferente, deixar de ter como a nossa única preocupação nos nossos próprios resultados, mas também entender que é possível aliar de uma maneira coesa os resultados de negócio com o impacto positivo na sociedade”, comenta Leandro Thot, Gerente de Marketing Institucional e Marcas Regionais da Cervejaria Ambev.

A CVC Corp lançou, em maio de 2021, seu primeiro Plano Estratégico de Sustentabilidade. Batizado de REPrograma e com investimentos na ordem de R$ 3 milhões, o projeto tem como foco quatro eixos estratégicos: REduzir Pegada, REspeitar Diversidades, REgenerar Destinos e Comunidades e REeducar Públicos, além do objetivo de estimular um turismo com impacto positivo para toda a cadeia de valor e a sociedade.

“Sustentabilidade não é uma área, mas um novo mindset do nosso negócio. A gente está passando pelo momento mais crítico do nosso setor em todos os sentidos e precisávamos fazer uma escolha e se nos posicionar da maneira correta. E a maneira correta que a gente entende, hoje, é criando um futuro melhor e conseguindo influenciar os nossos parceiros com um olhar mais sustentável”, comenta Paula Domingues, Diretora de Gente e Sustentabilidade da CVC Corp.

A Embraer trouxe um pouco do que será a mobilidade urbana aérea no futuro e falou sobre os avanços da empresa no desenvolvimento do eVTOL, veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical, e também sobre como a inovação faz parte da cultura da empresa.

“O assunto não se restringe ao desenvolvimento de um veículo. Temos uma prova de fogo que é integrar três pilares: a concepção da aeronave, o controle de tráfego aéreo e a manutenção das aeronaves. E a integração é justamente a nossa competência, que vai além do projeto, do design, da aerodinâmica. A gente está vendo história, na verdade, está surgindo um novo modal que tem benefícios diretos e vai ser também uma etapa evolutiva para a aplicação das tecnologias em aeronaves maiores. Tenho absoluta certeza de que a vamos viabilizar a transformação que nos permite sonhar com a cidade do futuro”, comenta André Tachard, Gerente de Sustentabilidade da Embraer.

Encerrando o evento, a Electrolux apresentou o Better Living Program, projeto global voltado para proporcionar uma vida melhor e mais sustentável para os consumidores da empresa em todo o mundo até 2030, com metas focadas em alimentação melhor, mais cuidado com as roupas e ambiente doméstico saudável.

“Estamos estudando materiais que são mais leves, mais fácil de transportar e totalmente recicláveis. A gente vai pensando nesses pequenos ganhos para, no todo, fazer uma grande transformação no mundo. Estamos estudando materiais que são mais leves, mais fácil de transportar e totalmente recicláveis. O Better Living é o pilar dessa estratégia. O mundo está ficando mais poluído, mais contaminado, e estamos trabalhando em tecnologias focadas em limpeza do ar, por exemplo, estamos também usando tecnologia para dobrar a durabilidade das roupas. É mais caro investir nessas tecnologias no começo, mas depois existe uma democratização. A gente tem que ser muito perspicaz em relação a custo. Não podemos criar uma tecnologia que inviabilize a democratização, que ela não pague pela próxima tecnologia. Ela tem que criar um ciclo de pagamento que traga mais tecnologias e mais dinheiro para podermos inovar o tempo inteiro”, explica Camilo Wittica, VP Jurídico e Relações Governamentais da Electrolux América Latina.

O painel da tarde contou ainda com comentários de especialistas do mercado: Daniela Pavan, Head do Instituto Center Norte e Gerente de Sustentabilidade da Cidade Center Norte; Eliane Santos, Gerente de Sustentabilidade Mercado Brasil da Natura e Rosane Santos, Diretora de Sustentabilidade da Iguá Saneamento.

Plataforma Liderança com Valores: 10 ANOS

Em 2021, a Plataforma Liderança com Valores (PLV) completa 10 anos, inspirando e formando líderes para os valores da sustentabilidade.

Idealizada pelo consultor Ricardo Voltolini, a PLV é um movimento que influencia a disseminação de modelos de gestão baseados em boas práticas ESG. Nela, renomados líderes se reúnem para compartilhar conhecimento, cases e conteúdos que envolvem a implementação de critérios de ESG, ODS e Sustentabilidade em suas empresas.

Comemorando uma década, o movimento se consolida como o maior projeto de conhecimento em ESG do país, sendo um legado para o ativismo empresarial na construção de um novo olhar para os desafios de sustentabilidade, incentivando a adoção e o fomento de boas práticas baseadas em valores.

Com o objetivo de inspirar, conectar e educar líderes, já registrou em vídeos, livros e artigos as experiências de mais de 200 grandes lideranças sobre como estão incluindo esses valores na estratégia e na tomada de decisão dos negócios. Faz isso usando a técnica de storytelling, com o apoio de publicações e vídeo-palestras.

ACESSE O E-BOOK DO EVENTO, COM OS 10 CASES APRESENTADOS, AQUI OU CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO.

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