Jornada de esg pede escolhas, renúncias e novos aprendizados organizacionais

“Sustentabilidade é algo que deve estar na empresa toda, na nossa vida profissional e pessoal. É uma extensão do que fazemos. E quando ela nos faz sentido amplo, realmente conseguimos transformar”, disse Giselle Colins P. Dias, Gerente de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade Grupo Equatorial Energia, durante sua palestra na Plataforma Liderança com Valores, realizada pela Ideia Sustentável.

De acordo com Giselle, o primeiro passo importante na jornada de sustentabilidade na empresa foi reconhecer que não seria possível fazer sozinha, sem o apoio de uma consultoria especializada. Essa é uma decisão muitas vezes adiada em empresas. Mas fundamental.

Entre outros aprendizados, compartilhados com a plateia do evento, a executiva falou sobre a relevância da escuta ativa e do engajamento de colaboradores.
“Nossa jornada de sustentabilidade só fez sentido, do ponto de vista da cultura da organização, porque envolvemos todos e caminhamos juntos, na mesma frequência, na mesma direção e no mesmo passo”, ensinou.

Como é natural dos processos de construção de ESG, a definição de uma estratégia pressupõe escolhas e renúncias. A Equatorial, por exemplo, deixou de atuar no segmento de geração térmica para reduzir emissões de gases de efeito estufa. “Não há como entrar nesse tema sem repensar, reaprender e fazer escolhas nem sempre fáceis e simples. Quando escolhemos um caminho consistente, no entanto, temos menos dúvidas”, concluiu.

Entre em contato
1
Posso ajudar?