João Carlos Brega | Whirpool: Inovação, eficiência e sustentabilidade

Quando pequeno, o atual presidente da Whirpool, João Carlos Brega, costumava ouvir de seu pai: “Menino, apaga essa luz, que eu não sou sócio da Light!” Hoje, o líder ouve de suas filhas praticamente a mesma mensagem, mas, segundo ele, com conotações bem distintas: “Apaga a luz do quarto, pai, porque não tem ninguém usando.”

Brega acredita que tanto a sua geração quanto a de seu pai carregavam uma ideia de sustentabilidade pautada por imposição, custo, curto prazo e individualismo. Só depois, com o choque do petróleo, surgiram as percepções de escassez de recursos, de problemas comuns, da importância do médio e longo prazos. Já as novas gerações trazem consigo a consciência no lugar da imposição; da perpetuidade em vez da escassez. “O conceito evoluiu nesse sentido. É o que estamos vivendo hoje”, explicou o líder, no encontro Conversas com Líderes Sustentáveis, no dia 14 de agosto, no Teatro do SESI, em São Paulo.

Nesse cenário, para garantir a sustentabilidade de seu negócio, a Whirlpool não só engaja seus líderes e funcionários na causa como também todos os envolvidos em sua pegada econômica, social e ambiental. Por meio de uma auditoria, fiscaliza se seus fornecedores atendem aos critérios de economia verde da empresa. Na cadeia do aço, por exemplo, sete companhias já os cumprem e seis se comprometeram a caminhar na mesma direção.

“Como líderes, temos de atuar com consciência, tendo na sustentabilidade um valor e gerando parcerias por afinidades de propósitos”.

Entre em contato
1
Posso ajudar?