Quando assumiu a direção da Itaipu Binacional, Jorge Samek e sua equipe redesenharam a missão da companhia e centraram o texto no conceito de “desenvolvimento sustentável”. Conforme ele explica no novo vídeo da Plataforma Liderança Sustentável, a ideia era promover desenvolvimento e, ao mesmo tempo, preservar um “planeta que não tem backup”.
Na gravação, ele fala sobre o processo de planejamento, que envolveu todos os diretores da organização no Brasil e no Paraguai e definiu objetivos estratégicos claramente relacionados com os temas de sustentabilidade, dos quais nasceram iniciativas transformadoras, como o programa Cultivando Água Boa (CAB).
Inovação que teve origem na ideia de inserir sustentabilidade na estratégia do negócio, o CAB recebeu em 2015 a chancela da ONU de melhor prática do mundo em cuidado com a água, multiuso do recurso e território sustentável e vem sendo reaplicado em países como Guatemala, Argentina e Uruguai.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.