#CEOcomPropósito 2018: A diversidade em diferentes perspectivas

Evento promovido pela Plataforma Liderança Sustentável reuniu 400 pessoas no Teatro FECAP, em São Paulo

Mais um momento ímpar proporcionado pela Plataforma Liderança Sustentável em 2018 aconteceu no dia 29 de novembro, durante o CEO com Propósito. Lágrimas, aplausos e emoções acompanharam depoimentos que tinham apenas um foco: pessoas. Foram discutidos temas como inovar para a diversidade e melhorar a vida das pessoas e apresentadas histórias de quem rompeu barreiras impostas pelo preconceito. O evento possibilitou aprender com quem assume o tema como causa, e não apenas para constar nos relatórios de final de ano.

As vídeo-palestras do CEO com Propósito estão disponíveis aqui na Plataforma! Você pode acessá-las clicando nos links disponibilizados durante a leitura.

Lançamento de um novo guia

O CEO com Propósito marcou o lançamento do Guia Diversidade para Empresas & Boas Práticas, escrito por Ricardo Voltolini. O consultor subiu ao palco, acompanhado por Jorgete Lemos, da ABRH Brasil, para contar um pouco sobre a experiência de escrever esse guia, que é composto por 7 desafios para criação ou aperfeiçoamento de estratégias ou práticas nas empresas. Todos os convidados do encontro receberam um exemplar físico do Guia.

Diversidade de depoimentos, celebração das diferenças

Cada experiência e novo depoimento deixava claro que diversidade é um tema que não vai mais sair do holofote nas discussões cotidianas. Entretanto, ainda existe uma dificuldade de compreender os principais desafios enfrentados por grupos minorizados.

No palco, acompanhamos esforços realizados por empresas como o Itaú Unibanco, onde Candido Bracher, CEO da companhia, acompanha os processos de seleção de trainees para garantir que os candidatos não sejam selecionados apenas por sua formação nas melhores faculdades, oferecendo oportunidades para todos, ou como a Coca-Cola Brasil, que conseguiu transformar uma expressão negativa (essa Coca é Fanta) em ações para combater o preconceito, o que gerou grande repercussão positiva nas redes.

Todavia, os CEOs presentes no palco apontaram o viés inconsciente (uma espécie de preconceito inconsciente) como um problema que ainda é encontrado em todos os níveis das companhias. Para combatê-lo, ações internas e externas são essenciais para engajar a alta liderança e toda a cadeia de valor.

Prova disso vem de iniciativas como a que foi realizada pela Schneider Electric, representada por seu head, Paulo de Tarso, que selecionou 40 colaboradoras em todo o mundo para receber um treinamento e ter a possibilidade de desenvolver um plano de carreira na empresa. A Ben & Jerry’s, representada por André Lopes, head da companhia no Brasil, também tem uma atuação muito forte para promover uma mudança sistêmica no país, trabalhando para aumentar a representatividade de pautas LGBTQ+.

Um ponto chave do evento foi a mistura entre os depoimentos de CEOs. Presidentes de grandes companhias dividiram o palco com líderes de empresas que estão se destacando na busca por mais inclusão. E estes líderes roubaram a cena. Principalmente Maite Schneider, da TransEmpregos, que contou sua trajetória pessoal emocionando a todos, e explicou como ela transformou problema em solução, criando uma companhia que auxilia pessoas transgênero a entrar no mercado de trabalho. Outro ponto alto do evento foi o depoimento de Paulo Rogério, CEO do Vale do Dendê, que destacou a importância de “deixar a diversidade na caixinha da responsabilidade social” nas empresas.

Os personagens que compareceram para demonstrar, na prática, as mudanças promovidas pela companhia também chamaram a atenção. Principalmente Dinacleia Galdino, auxiliar administrativa da Serasa Experian, que é deficiente visual e contou sua experiência como Líder do Grupo de Afinidades PCDs da companhia.

Conexão de marca com os grupos minorizados

Desde que entrou na companhia, Paulo Correa, CEO da C&A, se identificou com a organização. Principalmente pelo fato de que seus valores se conectam com os da empresa. O que envolve, principalmente, o respeito. A moda nada mais é do que uma forma de se expressar como indivíduo. E para isso, nada melhor do que se conectar com os consumidores para entender os desafios enfrentados por eles.

Isso demonstra uma humildade importante para compreender que as pessoas enfrentam realidades diversas, sendo necessária uma percepção que vai além dos muros de um escritório.

Um exemplo disso é o case da Ambev, representada pela Skol, que através de um reposicionamento de marca, abriu-se para ações como a criação de uma lata, distribuída na Parada do Orgulho LGBT, que transformava a logomarca da companhia na bandeira símbolo do movimento. Outro exemplo foi demonstrado por Tadeu Nardocci, que fechou o evento explicando como a Novelis promove a diversidade na cadeia de valor.

O evento também apresentou a mudança de marca da Plataforma que, a partir de agora, passa a se chamar Plataforma Liderança com Valores, contribuindo para uma expansão de atividades que visam contribuir na criação de propósito e valor para as lideranças.

Foi nítido o envolvimento dos 400 convidados presentes no Teatro FECAP, que aplaudiram, por várias vezes, as palestras. O evento cumpriu seu propósito de não ser “mais do mesmo” e contribuiu para a formação de líderes e na discussão sobre ambientes de trabalho mais diversos, que respeitem seus consumidores e colaboradores.

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