Bayer lança PRO Carbono para promover práticas agrícolas mais sustentáveis

Programa oferece vantagens para agricultores brasileiros interessados em ampliar a produtividade, a rentabilidade e o sequestro de carbono no solo

A Bayer, patrocinadora da nossa Plataforma, dá mais um passo na colaboração para promover uma agricultura carbono neutro, a partir da safra 2021/2022, com o lançamento do programa PRO Carbono, que integra a iniciativa Carbono Bayer e oferece novas vantagens para os agricultores brasileiros dispostos a ampliar sua produtividade e a aumentar o sequestro de carbono no solo a partir da adoção de práticas agronômicas sustentáveis.

Esta é a segunda etapa do projeto lançado em 2020 e que, apenas no Brasil, contou com mais de 400 produtores com foco em soja e milho, em 15 estados, ultrapassando 80 mil amostras de solo analisadas. A partir dos avanços e aprendizados do primeiro ano, o programa entra agora em um novo momento, que contemplará um número ainda maior de agricultores, que, segundo a direção da empresa, deve dobrar.

Nesta nova etapa, os participantes do PRO Carbono deverão implementar práticas de manejo que possibilitem o aumento da retenção de carbono no solo. Em contrapartida, poderão usufruir de benefícios como: análise de fertilidade e de carbono do solo, acesso a conteúdos e profissionais que são referência no tema e suporte de uma consultoria técnica.

De acordo com a multinacional alemã, a iniciativa também vai possibilitar ganhos significativos ao longo de três anos e, ao final do programa, será possível obter um potencial ganho médio de mais de 10% em produtividade e de mais de 6% em rentabilidade, sem contar o aumento do carbono no solo, do aporte de palha e de biodiversidade.

Um dos destaques do PRO Carbono é fazer com que os agricultores sejam recompensados não apenas pelo que e pelo quanto produzem, mas também pela forma como produzem — fazendo com que a empresa materialize um de seus compromissos globais de sustentabilidade: tornar a agricultura cada vez mais protagonista para solucionar os desafios climáticos do planeta.

Assim como ocorreu na primeira fase, os produtores do PRO Carbono precisam atender a pré-requisitos de conformidade social e ambiental como: respeito ao código florestal, às áreas de preservação e não estar em área indígena ou quilombola. Também é necessário ser usuário ou aderir a licença Plus da plataforma de agricultura digital Climate FieldView™, fundamental para coleta, análise e rastreabilidade dos dados e que pode ser obtida gratuitamente por clientes com três ou mais estrelas no programa de relacionamento Impulso Bayer.

Os agricultores selecionarão um talhão de mais de 30 hectares para participar do programa durante três anos. Um serviço de consultoria dará o apoio necessário para que cada participante adote um rol de práticas de manejo sustentáveis como plantio direto, cultivo de cobertura e/ou rotação de cultura, e de impulsionadores de produtividade e carbono (como otimização do uso de fertilizantes, adoção de biotecnologia, soluções de proteção de cultivos e ajustes de densidade no plantio).

De acordo com a companhia, o caráter inédito da iniciativa traz uma série de desafios, como a barreira técnica e científica do carbono na agricultura e a necessidade de desenvolver metodologias de mensuração de carbono acessíveis, escaláveis, com custos viáveis e aceitas pelos mercados internacionais e pela comunidade científica.

Para esse desafio, a Bayer conta com o apoio de parceiros como Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que envolve três centros de pesquisas nessa parceria público-privada: Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Instrumentação e Embrapa Meio Ambiente. Além de ter todo o trabalho que envolve o programa validado com um olhar independente de um time de experts formado por pesquisadores ligados a instituições renomadas como Esalq/USP, Unesp, UEPG, UFRGS e UFMG.

Complementam a lista de parceiros a Federação Brasileira do Sistema de Plantio Direto, responsável por nivelar e disseminar informações sobre as melhores práticas de manejo, além de startups e consultorias que tornarão possível cocriar o ecossistema de carbono e potencializar os resultados.

Gostou dessa notícia? Quer saber como a sua empresa pode ter seus conteúdos publicados em nossas plataformas? Clique aqui.

Buscando soluções ESG para o seu negócio? Clique aqui.

Entre em contato
1
Posso ajudar?