José Luciano Penido, presidente do Conselho de Administração da Fibria, conta, em seu depoimento para a Plataforma Liderança com Valores, sobre o por quê uma liderança deve aprender a lidar com as externalidades do negócio.
Leia também: Impactos da (in)sustentabilidade na reputação das empresas
José Luciano Penido é presidente do Conselho de Administração da Fibria desde novembro de 2009. É, também, presidente do Conselho Deliberativo da Bracelpa, co-chairman do SFPI (Sustainable Forest Products Industry), Working Group do WBCSD (World Business Council for Sustainable Development).
Além disso, Penido também atua como conselheiro honorário do CDP-SA (Carbon Disclosure Project South America), membro independente do Conselho de Administração da Orteng Equipamentos e Sistemas LTDA, membro do Conselho da AMCHAM (American Chamber of Commerce) São Paulo, Diretor do Centro de Indústrias do Rio Grande do Sul, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia e membro do Comitê de Governança Corporativa, Ética e Sustentabilidade do Grupo Santander Brasil. Por aproximadamente seis anos, foi presidente da VCP (Votorantim Celulose e Papel).
Engenheiro de Minas formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui extensa carreira em grandes projetos de mineração. Por 12 anos, foi Presidente da SAMARCO, empresa produtora de pelotas de minério de ferro.
Nascido em Itabira (MG), no dia 08 de março de 1948, Penido sempre exerceu suas atividades focando em pessoas e em sustentabilidade como um sólido suporte para obtenção de extraordinários resultados de longo prazo. Entre suas iniciativas de caráter social, estão suas participações como Conselheiro do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e Presidente do Conselho da Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba.
Saiba mais: Plataforma é inspiração para a sustentabilidade
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.