Mutirão de Saúde prevê atendimento gratuito para mais de 500 pessoas

22 de agosto de 2011

Compartilhe:

Acontece no dia 27 de agosto, na Escola Professor Fernandes Soares, em São Paulo, o primeiro Mutirão de Saúde e Cidadania do Jardim Pantanal. Promovido pelo Grupo Fraternal Maria Júlia (GFMJ), organização sem fins lucrativos, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira do Estado de São Paulo, a iniciativa leva cerca de 100 profissionais voluntários de saúde e beleza, que devem realizar mais de 500 atendimentos.

O Jardim Pantanal é uma região carente da cidade de São Paulo. No local, mais de 10 mil famílias vivem em situação de extrema pobreza. Para agravar, a área é localizada às margens do rio Tietê, o que faz com que os moradores enfrentem também problemas com as enchentes em períodos chuvosos.

O Mutirão da Saúde levará à população palestras e orientações sobre temas diversos, tais como: Câncer de Mama, Leptospirose, Planejamento Familiar, Reaproveitamento de Alimentos e outros. Além das palestras, haverá diversos atendimentos de saúde e coleta de exames como os de HIV, Hepatite, Glicemia, Aferição de Pressão Arterial e consultas odontológicas.

Outro serviço oferecido durante o mutirão serão as entrevistas com psicólogos. “Essas pessoas sofrem com problemas de alimentação e saúde. Mas, a situação é ainda mais grave quando passamos a analisar a estrutura psicológica das famílias. Eles realmente necessitam de orientação e apoio, até para que tomem iniciativa e busquem ajuda”, declara Roseli Sampietro, fundadora do GFMJ.

O Mutirão também contará com uma equipe de cabeleireiros e outra de recreação, para entreter as crianças.

Como participar?

A primeira fase do credenciamento das famílias aconteceu no dia 13 de agosto, quando foram contabilizados 424 inscritos. Mas o processo continua, durante toda a semana, na Associação do Clube de Mães do Jardim Pantanal, dirigida por Graça Souza, líder comunitária da região. “Precisamos desse número para solicitar os materiais necessários para a realização de exames, como os de sangue e o Papa Nicolau”, acrescenta Roseli.

As pessoas que não puderam comparecer ao credenciamento também serão atendidas, mas devem passar pela triagem antes de direcionar-se aos atendimentos.

Para essa ação a Cruz Vermelha Brasileira do Estado de São Paulo e o GFMJ contam com os seguintes parceiros: Sabesp, INSS, Ambulatório de Pediatria Social, AMA, Escola de Cabeleireiros Teruya, Coordenadoria de Saúde Leste, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Centro de Testagem e Aconselhamento de São Miguel Paulista, Provisa, UBS – Coordenadoria de Saúde Leste, Universidade Metodista, Instituto Renovo e a Associação do Clube de Mães do Jardim Pantanal.

“Nosso objetivo é realizar o mutirão anualmente. Para esse projeto piloto, contar com as parcerias e o apoio da Cruz Vermelha foi fundamental. Sem falar, é claro, da equipe de voluntários. A expectativa é que os atendimentos reduzam a incidência de doenças graves e beneficiem centenas de famílias da comunidade Jardim Pantanal”, conclui Roseli.

Serviços:

Quando: 27 de agosto, das 09h às 17h
Onde: Escola Professor Fernandes Soares (Rua Erva do Sereno, 500/Jardim Helena)
Programação:
Palestras e orientações
· Câncer de Mama
· Leptospirose
· Planejamento Familiar
· Prevenção Contra Dengue
· Preparação Contra Desastre e Acidente Doméstico
· Reaproveitamento de Alimentos
· Benefício de Prestação Continuada – INSS
· Orientações Previdenciárias – Programa PEP
Atendimentos de saúde
· HIV e Hepatite
· Papanicolau
· Odontologia – Prevenção, Orientação e Limpeza Superficial
· Psicologia
· Exame Oftalmológico
· Aferição de Pressão Arterial e Glicemia Capilar
Diversos
· Corte de Cabelo
· Estética
· Recreação
Sobre o Grupo Fraternal Maria Júlia

Com 18 anos de atividades, há dois o GFMJ tornou-se uma Organização Não Governamental (ONG). Conta hoje com 16 membros de diretoria e mais de 100 voluntários, que atuam nos bairros Jardim Pantanal, Jardim Helena, Jardim Romano e região, além de Guarulhos, Vale do Ribeira, Bertioga, Itaquaquecetuba, Mogi e Ferraz de Vasconcelos.

A proposta inicial do grupo é levar cestas de alimentos para que as famílias carentes tenham um Natal mais digno. Por meio de parcerias e apoio de voluntários o Grupo Fraternal Maria Julia iniciou há dois anos a expansão de suas atividades. O objetivo é realizar oficinas, eventos beneficentes, mutirões de saúde e bem estar que atinjam cada vez mais famílias carentes.

O terceiro setor desenvolve hoje papel fundamental para a reestruturação da sociedade como um todo. O GFMJ tem orgulho e prazer de contribuir para essa realidade.

Mais informações:

Vivian Braga
Jornalista Voluntária
(11) 6898-8721

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?