Manual de Avaliação da Pegada Hídrica é lançado em português

27 de março de 2013

Compartilhe:

Uma importante publicação apoiada internacionalmente por empresas, ONGs e cientistas acaba de ser lançada em português.

Com financiamento e coordenação da organização ambiental The Nature Conservancy (TNC) em parceria com a Rede da Pegada Hídrica (Water Footprint Network – WFN), o “Manual de Avaliação da Pegada Hídrica – Estabelecendo o Padrão Global” está disponível aqui para download.

A publicação traz definições e métodos para a contabilização, a avaliação da sustentabilidade e ainda auxilia a padronização global da avaliação da pegada hídrica.

O manual em português segue o esforço mundial com o objetivo de resolver o problema da escassez de água que afeta milhões de pessoas e atender a demanda ao rápido crescimento do interesse de empresas e governos em usar a contabilização da pegada hídrica como base para formular políticas e estratégias de uso sustentável da água.

Organizado em oito capítulos, o manual abrange desde os conceitos e o cálculo de pegada hídrica à avaliação de sustentabilidade e a formulação de respostas à pegada hídrica, além das limitações e desafios futuros dessa ferramenta.

O conceito de pegada hídrica

A pegada hídrica é um indicador do uso e poluição da água que considera não apenas o seu uso direto por um consumidor ou produtor, mas, também, seu uso indireto. Criado em 2002, por Arjen Y. Hoekstra, ele trata do volume de água utilizado para produzir um produto ao longo de sua cadeia produtiva. Já a avaliação da pegada hídrica é a quantificação e qualificação dessa pegada, incluindo a análise de sua sustentabilidade e as ações para neutralizá-la. Como exemplo de pegada hídrica, segundo esta metodologia, são necessários 2500 litros de água para a produção de um quilo de arroz. Mais informações sobre o tema em www.pegadahidrica.org.

Sobre a TNC

A TNC é uma organização não governamental que desenvolve projetos de conservação em mais de 35 países. Atuando no Brasil desde 1988, a organização tem a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende. A TNC promove iniciativas nos principais biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal –, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais.

Sobre a Rede da Pegada Hídrica (Water Footprint Network)

A Rede da Pegada Hídrica (Water Footprint Network – WFN) é uma organização sem fins lucrativos com a missão de promover a transição para o uso sustentável, justo e eficiente dos recursos hídricos         em todo o mundo. A WFN é responsável pelo desenvolvimento de padrões para o cálculo, avaliação de impacto, redução e compensação da Pegada Hídrica, pelo desenvolvimento de ferramentas para suportar as aplicações práticas do conceito, bem como pela comunicação e disseminação do conhecimento sobre o tema.  A Water Footprint Network conta com 20 patrocinadores e 160 parceiros em 40 países, a partir de uma grande variedade de grupos de stakeholders. A WFN também dá suporte técnico a empresas, governos, ONGs e quaisquer instituições interessadas em aplicar o conceito para a melhoria da gestão dos recursos hídricos. Mais informações sobre a Water Footprint Network: www.waterfootprint.org.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?