Mais energia com menos água

4 de março de 2009

Compartilhe:

Estudo da organização internacional World Economic Forum’s Energy Community chama atenção para a relação mútua entre a energia e a água. Intitulado ‘Thirsty Energy: Water and Energy in the 21st Century’, o levantamento alerta para o fato de que as companhias do setor energético serão cobradas em breve por atitudes que colaborem com a preservação dos recursos hídricos mundiais, já que a maior parte dos tipos de produção de energia depende da disponibilidade de água.
A pesquisa ouviu especialistas e mensurou a quantidade de recursos hídricos gasta em cada tipo de produção energética. Entre os exemplos dados, o levantamento destaque que para produzir 1 gigajoule (GJ) de gasolina finalizada, são gastos entre 28 e 82 litros de água. Para o etanol, a proporção é de 47 a 50 litros por GJ, enquanto o gás natural gasta apenas 7 litros de água pela mesma quantidade.
A economia e a otimização do uso da água com estas finalidades, aliadas à utilização de fontes alternativas de energia são apontadas na pesquisa como medidas para poupar recursos e estimular novas fontes de abastecimento.
Clique aqui para conferir o estudo na íntegra.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?