Madeira legal

Madeira legal

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) concluiu a versão brasileira de indicadores internacionais que permitem verificar a legalidade e a rastreabilidade da madeira.
O desafio do Instituto foi conciliar os padrões formulados pelo programa SmartWood, da ONG Rainforest Alliance, com as diversas leis municipais, estaduais e federais para adequá-los a realidade nacional.
Desse trabalho teve resultado o Padrão de Verificação da Legalidade da Madeira, documento que contém indicadores para a verificação em campo da procedência e legalidade do recurso, além de conferir a força dos mecanismos internos de controle das empresas que solicitam essa verificação.
Ao final da auditoria, havendo conformidade com os itens verificados, a empresa recebe uma declaração do Instituto, atestando a correção do processo. Os novos padrões podem ser aplicados a empresas de diversos portes, das grandes indústrias às pequenas comunidades madeireiras, que vivem das florestas naturais.
O primeiro trabalho de verificação sob os novos padrões será feito em março, no Pará. O Brasil é o terceiro produtor mundial de madeira, (aproximadamente 25 milhões de metros cúbicos de madeira em tora) e o maior mercado consumidor, com 64% do total. O estado de São Paulo responde por 15% do consumo dessa produção, liderando o ranking.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?