Aposentado dissemina a ideia da sustentabilidade entre as crianças

11 de julho de 2012

Compartilhe:
Aposentado dissemina a ideia da sustentabilidade entre as crianças - Ideia Sustentável

Ele é artista plástico – adepto da pintura abstrata – e uma espécie de “professor Pardal” – afirma ter vários inventos patenteados. Aos 72 anos, o bancário aposentado Vicente de Mello Latterza, inquieto por natureza, se diz, “um esperançoso de que o mundo fique melhor pelos nossos atos”. Mas não apenas espera. Ele faz! Determinado a disseminar o tema da sustentabilidade da forma mais abrangente, eficaz e divertida possível, seu Vicente criou o jogo Mundo Sustentável, direcionado ao público infantil, a quem busca conscientizar sobre tudo “o que não se deve fazer”.

A ideia surgiu numa viagem ao Canadá. “Como um país de primeiro mundo pode ser tão despreocupado com as questões da sustentabilidade?”, perguntou-se o senhor Vicente ao se deparar com algumas situações de pobreza e poluição em território dito desenvolvido. A partir daí, começou a pensar um recurso didático e amplo que não só discutisse os problemas socioambientais mas também apontasse saídas para melhorar a conservação do planeta. E veio o jogo.

Com cartas e tabuleiro, Mundo Sustentável desafia os jogadores a acabar com todo o lixo do planeta – desde os resíduos gerados diariamente às drogas, doenças e guerras – por meio de conhecimentos e técnicas atuais que estão ao alcance de todos. Em outras palavras, “não é um jogo de faz de conta”, conforme explica o senhor Vicente.

O criador de Mundo Sustentável tem apresentado o jogo em diversas escolas.

As reações são variadas: a maioria das crianças se espanta quando descobre os animais em risco de extinção e quer saber como é possível ajudá-los; já os adultos atentam mais para os problemas e passam a se preocupar com a conscientização dos mais jovens. O esperado é que a brincadeira provoque uma cobrança mútua de boas atitudes entre as gerações.

Problemas complexos, como desmatamento, poluição e mudanças climáticas, ganham espaço entre as crianças por meio de abordagens criativas como a de Mundo Sustentável. “Com a colaboração de todos”, acredita o senhor Vicente, será possível atingir seu objetivo: de que as pessoas tomem consciência do tempo e do planeta em que vivem.

Não por acaso, é desejo de seu Vicente que escrevam em sua lápide a seguinte frase: “Eu me esforcei.” Seja feita a sua vontade, senhor Vicente! Mas que isso ainda demore muito. O mundo precisa de gente como o senhor!

Para conhecer mais sobre o trabalho de Vicente Latterza, acesse o site: www.jibi.com.br.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?