Integrantes da Plataforma Liderança Sustentável vencem prêmio de práticas socioambientais

Integrantes da Plataforma Liderança Sustentável vencem prêmio de práticas socioambientais

Schneider Electric vence em duas categorias do Prêmio Eco 2013

Companhia foi reconhecida pelo desenvolvimento do VillaSmart, com a geração de energia segura e eficiente para comunidades ribeirinhas, e prestigiada práticas de sustentabilidade na categoria ELIS

A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia, é a grande vencedora do Prêmio Eco 2013, promovido pela Câmara Americana de Comércio – Amcham. O júri, composto por 55 especialistas, reconheceu os trabalhos desenvolvidos pela companhia em duas categorias. Na Produtos,  pelo projeto VillaSmart, e outro na Estratégia, Liderança e Inovação em Sustentabilidade (ELIS), que destaca a governança corporativa da companhia e a busca constante por boas práticas.

“Vivenciamos sustentabilidade no dia a dia de nossos negócios, propondo soluções que ajudam nossos clientes a consumir menos energia e recursos naturais. Por isso, temos que ser exemplares na forma como gerimos nosso próprio impacto ambiental e impulsionamos o desenvolvimento social por meio do acesso à energia limpa”, destaca a gerente de Sustentabilidade da Schneider Electric, Denise Lana Molina. A empresa também investe na educação e engajamento de seus colaboradores, stakeholders e da comunidade em causas ambientalmente responsáveis.

O VillaSmart, que ganhou na categoria Produtos, tem por objetivo levar energia limpa e segura para populações que não tenho acesso à energia elétrica. Para isso foi desenvolvido um projeto experimental com duas comunidades ribeirinhas do Amazonas – Tumbira e Santa Helena do Inglês – que tinham 11 horas de energia produzida por gerador à diesel por dia, disponibilizadas para serviços essenciais, como postos de saúde e escolas, e apenas quatro horas para uso nas residências. Dessa maneira, serviços essenciais que dependiam da eletricidade, como o bombeamento de água potável e atividades econômicas alternativas ao extrativismo, acabavam comprometidos.

Realizado em uma parceria público-privada e em caráter experimental, o VillaSmart permitiu a introdução de uma gestão simples e de menor custo, baseada no uso de placas solares e no armazenamento da energia em baterias. “Além de permitir o acesso à energia 24 horas, a tecnologia verde diminuiu o custo mensal familiar médio de R$ 104,40 para R$ 55,68, e reduziu as emissões de CO2 pela metade”, explica Denise.

O projeto incentivou a participação da comunidade em sua concepção, com a formação de mão de obra local e a conscientização dela para o uso da tecnologia, o que permite uma alternativa para geração de renda e possibilita a expansão do projeto.

Na categoria Estratégia, Liderança e Inovação em Sustentabilidade (ELIS) a companhia foi reconhecida pela governança corporativa e comprometimento em adotar práticas sustentáveis dentro de suas operações.

Todas as plantas da companhia no Brasil contam com tecnologias verdes, desenvolvidas pela própria empresa, e com serviço de monitoramento de energia elétrica, para gestão e redução dos custos. Desde 2009, mesmo com o aumento das atividades da empresa, os percentuais de redução do consumo de energia são significantes.

Sobre a Schneider Electric

Como especialista global em gestão de energia em mais de 100 países, a Schneider Electric oferece soluções integradas para diversos segmentos de mercado, obtendo posições de liderança em Energia e Infraestrutura, Indústrias e Fabricantes de Máquinas, Data Centers e Networks e Prédios residenciais e não-residenciais. Focada em oferecer energia mais segura, confiável, eficiente, produtiva e sustentável, a Schneider Electric tem mais de 140 mil colaboradores em todo o mundo e faturou globalmente 24 bilhões de euros em 2012, dado o seu compromisso de ajudar as pessoas e organizações a utilizar de maneira mais eficiente a energia. Presente no Brasil há mais de 65 anos, possui cerca de 5 mil colaboradores, 13 filiais comerciais e 10 unidades fabris: Guararema (São Paulo), Sumaré (São Paulo), Curitiba (Paraná), Fortaleza (Ceará), Blumenau (Santa Catarina), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Manaus (Amazonas) e três na cidade de São Paulo. Mais informações em www.schneider-electric.com.

Mais informações:

[email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?