HP – consumo consciente

HP – consumo consciente

1. A empresa possui tecnologias sustentáveis? Quais?
Nossos esforços estão concentrados em três prioridades mundiais:
? Promover padrões ambientais e sociais em nossa cadeia de suprimentos;
? Aumentar a eficiência energética de nossas operações e produtos para ajudar a mitigar as mudanças climáticas;
? Promover o reuso e a reciclagem.
Além de produtos de baixo impacto, a HP oferece soluções de fim de uso dos produtos, como programas de reciclagem, que facilitam o dia-a-dia dos consumidores e os ajudam a reduzir custos com energia, conservar recursos naturais e diminuir emissões de gases do efeito estufa (GEEs). Através do programa HP Eco Solutions, um nome que consolida todos os esforços da empresa em projetar para um menor impacto ambiental, a HP anuncia sua missão de ser a empresa de TI mais responsável com relação à gestão da sustentabilidade ambiental, reduzindo seus impactos no clima e advogando pela redução da pegada ecológica do restante da economia.
No Brasil, o HP Eco Solutions no Brasil está inserido na estratégia da companhia através de seu Programa Integrado de Sustentabilidade Ambiental, implantado em junho de 2006, visando ser a empresa de TI mais ambientalmente responsável do Brasil, criando diferenciação e preferência para a marca HP, ao mesmo tempo em que ajuda seus clientes a tornarem-se verdes.
Através de iniciativas e inovações no Desenvolvimento de produtos Sustentáveis através do programa Design for Enviroment, a HP busca desenvolver produtos focados em eficiência energética, inovação de materiais, reciclabilidade, além de reinserção de materiais na cadeia de suprimentos e logística reversa. A preocupação em todo o ciclo de vida do produto, abrange também soluções inteligentes em embalagens e logística reversa, com coleta e destinamento adequados tanto para os resíduos resultantes da produção, quanto para os equipamentos descartados pelos clientes.
Os produtos HP são produzidos com materiais mais inovadores, em menor quantidade para que sejam menores e mais leves, eliminando susbtâncias nocivas como o chumbo e utilizando matérias-primas recicladas e recicláveis.
Ao reprojetar PCs, a HP economizou, em 18 meses, metal suficiente para construir outra Torre Eiffel. Também, a empresa padroniza o uso de resinas em seus produtos, evita o uso de colas e tintas, e desenvolve produtos de simples desmontagem a fim de facilitar o processo de separação de materiais, bem como envio o destes para a reciclagem e reinserção de matéria-prima reciclada em sua cadeia produtiva, o que
já acontece com cartuchos e impressoras fabricadas no Brasil. Globalmente, Em média, os notebooks HP são até 90% recicláveis ou recuperáveis em peso, e nossos produtos de impressão e imagem são, normalmente, de 70 a 85% recicláveis ou recuperáveis.
2. Quais os benefícios econômicos, ambientais e sociais alcançados com a implementação dessas soluções internamente?
A redução do consumo de energia e o aumento do desempenho de seus produtos por watt, deixam a HP em destaque mundial e se integram à sua estratégia climática de redução de uso de carbono com tecnologia mais eficiente e aumento do uso de energia renovável. A própria HP tem reduzido 7.500 megawatts/hora (MWh) ao ano, ou um consumo igual ou maior a 4.000 residências brasileiras. Este projeto tem ajudado a empresa a reduzir gastos de TI em aproximadamente US$ 1 bilhão nos próximos anos.
Desde 2005, a HP Brasil recicla papéis de testes de suas proprias impressoras e os transforma em calços de polpa que fazem parte da embalagem de impressoras HP, substituindo os calços de isopor, nocivos ao meio ambiente. Em 2 anos, mais de 4.500.000 calços foram produzidos e mais de 12ton de papel foram transformados em sua produção.
Em um ano estimamos consumir 70 toneladas de polpa de papel em embalagens de Desktops e Notebooks a partir da reciclagem de jornal. A polpa de papel tem reciclagem infinita, ou seja, todo o material pode ser reclicado e reinserido na cadeia produtiva, podendo ser reutilizado em até 6 vezes na produção de novos calços. Dentre o volume estimado, é possível mensurar a redução de até 46 toneladas de Polietileno Expandido – EPS que é derivado de petróleo e matéria prima importada.
Por ser um sistema fechado de agua refiltrada, em um ano, utilizaremos aproximadamente 1,5milhões de litros d’água neste processo, que quando comparado a outros tipos de processo fabril da peça, estimamos um gasto de até 15 milhões de litros d’água. Além disso, o processo de secagem é solar, sem queima de nenhum combustivel ou energia elétrica.
O Programa Planet Partners para coleta e reciclagem suprimentos de impressão HP, existente desde 1991, está atualmente disponível a clientes em todo o Brasil e a participação de empresas é fácil e gratuita. Em 2008 e 2009, esse programa coletou e reciclou, no Brasil, mais de 150 mil toners (equivalente a 118 toneladas) e mais de 490 mil cartuchos de tinta (23 toneladas). O resultado deste processo está na produção de matéria-prima reciclada que é reintegrada na produção de novos cartuchos e impressoras HP. Desde 2005, a HP usou mais de 14,5 toneladas métricas de resina plástica reciclada em mais de 565 milhões de cartuchos de tinta.
O Smart Bin é um totem desenvolvido com tecnologia RFID – Radio Frequence Identification – para coleta de cartuchos para a reciclagem. Quando cheios, esses totens emitem automaticamente um sinal de rádio-freqüência para uma central de logística que fará a coleta dos materiais, encaminhando-os para reciclagem.
Outro programa fundamental para a disseminação de informações e engajamento de funcionários da companhia é o Green Team Ambassadors. Um grupo de funcionários atua na implantação de iniciativas, em seu escritório, e no engajamento de todos os outros colaboradores da companhia, possibilitando a capilaridade do Programa nas suas diferentes áreas de negócios. Hoje o programa conta com mais de 70 embaixadores e voluntários em todo o país.
A HP desenvolveu a solução HP Halo, que permite reunir pessoas em salas de teleconferências interativas de alta resolução, com alta velocidade e som digital, como se todos estivessem em um mesmo ambiente. Os benefícios abrangem a redução do custo pessoal, tempo e estresse de viagens de negócios. O uso do HP Halo para eliminar 1.000 voos comerciais entre Nova Iorque e Londres por pessoa pode evitar a emissão de mais de 1.200 toneladas de emissões de CO2 —e economizar $2 milhões em passagens de avião. No Brasil, existe um HP Halo Studio no escritório localizado em Porto Alegre
3. Quais as apostas da empresa para o mercado de tecnologias sustentáveis no Brasil?
Visando promover o desenvolvimento sustentável a HP tem por objetivo dar continuidade e ampliar ainda mais o Programa Integrado de Sustentabilidade Ambiental, levando conhecimento e conscientização ao seu público em geral, ajudando-os a tornarem-se verdes, investindo em seus produtos para que causem o menor impacto possível no meio ambiente e participando de campanhas e rankings de Responsabilidade Ambiental.
Também, mantém parcerias com diversas organizações da sociedade civil, como o Instituto Akatu e o Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE).
O Instituto Akatu para o Consumo Consciente é uma conceituada ONG, que tem como missão conscientizar e mobilizar o cidadão brasileiro para o seu papel de agente transformador, enquanto consumidor, na construção da sustentabilidade da vida no planeta. A HP Brasil já promoveu diferentes projetos a partir da parceria com esta organização, estabelecida em 2006, entre os quais se destacam: Pesquisa com os colaboradores da empresa utilizando os Indicadores do Consumo Consciente, por dois anos consecutivos; e as edições da Campanha Escolha Consciente HP, em 2008 e 2009.
O Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), fundado em 1992, é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Ele é mantido por empresas privadas de diversos setores, uma delas a HP Brasil, que se associou no início de 2007 promovendo discussões e buscando influenciar políticas públicas relacionadas à recicalgem de resíduos eletrônicos no país. O Cempre trabalha para conscientizar a
sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados. Os programas de conscientização são dirigidos principalmente para formadores de opinião, tais como prefeitos, diretores de empresas, acadêmicos e organizações não-governamentais (ONG’s), além do acompanhamento de regulamentações e legislações no Brasil.
4. A empresa compartilha essas soluções com seus stakeholders (clientes, fornecedores e sociedade civil de maneira geral)? Cite exemplos?
Além de alinhar suas estratégias de tecnologia, ambiente e negócio, a HP ajuda os stakeholders a adotarem ações sustentáveis, práticas e escolhas de produtos que atendam suas necessidades tecnológicas e organizacionais. Também, reduzindo emissões das próprias operações e da cadeia de suprimentos a partir de produtos inovadores, serviços líderes no setor e novas tecnologias digitais para uma economia sustentável. O Programa Integrado de Sustentabilidade Ambiental reúne diferentes iniciativas, projetos e programas, com os objetivos de atender ao crescimento das exigências do mercado e ser pioneiro na renovação das regulamentações governamentais.
Nossas políticas e práticas ambientais são divulgadas constantemente por diversos veiculos de comunicação. Nas embalagens e manuais de nossos produtos tambem constam informações sobre aspectos ambientais dos mesmos. Qualquer cliente ainda poder acessar nosso website. As embalagens de produtos HP agora descrevem informações ambientais identificando os diferenciais ambientais, programas e resultados, componentes e itens reciclados e/ou recicláveis do produto, metas de redução de energia através do selo Energy Star, eficiência e reciclagem.
Há 3 anos, o Instituto Akatu e a HP firmaram uma parceria e desde então vêm trabalhando juntos na disseminação de conhecimento e conscientização sobre consumo consciente, preservação do meio ambiente e principalmente a aplicabilidade destes quesitos por parte dos produtos HP. Com Campanha Escolha Consciente a HP contribui com a realização de um grande projeto de educação para o consumo consciente e sustentabilidade ambiental. Até o final de 2010 serão contempladas 15 escolas públicas espalhadas por todo o Brasil, formando 120 educadores e atingindo 2.000 alunos. Também será produzida uma série de programas educativos em vídeo, disponibilizada em um canal de TV nacional e distribuída para diversas redes de ensino como material complementar às atividades escolares.
Historicamente a HP é líder mundial em práticas sustentáveis junto à sua cadeia de suprimentos, exemplo disso, no final da década de 90 a HP foi a primeira empresa de TI a implementar um código de conduta para fornecedores, o Social and Environmental Responsibility Supplier Code of Conduct (SER)
5. A empresa trabalha com open innovation para desenvolvimento de soluções que visem a sustentabilidade? Cite exemplos?
A HP investe em alta tecnologia continuamente para oferecer produtos, serviços e soluções sustentáveis a seus clientes.
Alguns exemplos, através da reciclagem de jornal e de papéis utilizados em testes de impressoras, a HP produz calços de polpa de celulose que substitui o calço de isopor nas embalagens de impressoras HP e muito em breve chegará à linha de Notebooks produzidos no Brasil. Estes projetos são desenvolvidos no Brasil e são pioneiros no mundo.
A polpa de papelão é um material reciclado e que pode fazer parte do ciclo de reciclagem infinitas vezes. Além disso, utiliza muito menos água, combustíveis e energia elétrica no processo. Além de uma grande ação em prol do meio ambiente, que visa abranger cada vez mais produtos, isto também significa uma grande economia em materiais de embalagem.
No gerenciamento do ciclo de vida dos produtos que a HP já tem inserido em sua cadeia produtiva, o Centro de Reciclagem de Cartuchos de Tinta é uma das grandes inovações que coleta, recicla e reinsere a matéria-prima dos mesmos na fabricação de novos cartuchos e partes e peças de impressoras HP.
6. Qual a ordem de investimentos destinados ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis?
Os investimentos realizados pela HP Brasil são feitos em produtos e serviços que tornem a cadeia produtiva sustentável. De acordo com as normas globais da companhia, não divulgamos valores específicos.
Para otimizar seus esforços, desde 2008 a HP Brasil conta com um comitê de executivos das diferentes áreas de negócios que abrange, o HP Eco Solutions Team, para para atender a demanda de negócios e metas de sustentabilidade da empresa, com foco em comunicação junto a seus stakeholders, educação corporativa e vendas.
Ao mesmo tempo, estamos explorando telas baratas e portáteis com baixo consumo de energia, que têm o potencial de reduzir os desperdícios. A HP está buscando uma forma de medir não só a eficiência energética de TI, mas o impacto ambiental global da tecnologia durante toda a vida útil dos produtos, desde a concepção à produção e reciclagem.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?