Camargo Corrêa premia práticas para melhorar a gestão da água

24 de outubro de 2012

Compartilhe:

O Grupo Camargo Corrêa concedeu na segunda-feira, 22/10, o Prêmio Inovação Sustentável aos melhores projetos para a gestão da água nas empresas do Grupo. A iniciativa antecipa o debate ambiental de 2013, proclamado pela ONU como Ano Internacional da Água. A entidade pretende chamar a atenção da sociedade civil, empresas e governos para a importância e urgência do tema.

Na modalidade Prática Sustentável, categoria Gestão de Água, a iniciativa “Acquasave® by Tavex” foi premiada. O sistema identifica oportunidades nos processos e na cadeia produtiva para alcançar uma melhor gestão dos recursos hídricos. Com o uso de tecidos tecnológicos, que reduzem substancialmente o consumo de água em seu processo de fabricação, foi possível aplicar processos mais rápidos de lavanderia e reduzir o consumo de energia. Em alguns casos, a Tavex conseguiu quase zerar o consumo de água durante o processo de tingimento do tecido. A redução de água foi de cerca de 1 milhão de litros por dia.

A prática foi bem recebida pelo mercado, apontando vantagens competitivas para os clientes. Os dois produtos da linha “Acquasave® by Tavex” vendidos no Brasil representaram 25% das vendas totais dos lançamentos no País (7 produtos ao todo). A Tavex registrou ainda, com a prática, uma economia anual em torno de 150 mil euros na Europa e 1,2 milhão de euros no Brasil.

Já na modalidade Ideia Sustentável que este ano teve como tema a Gestão da Água, foi premiado o projeto “Atitude Azul – Programa de Gestão e Consumo Responsável de Água”, desenvolvido por profissionais da InterCement. O projeto consiste em implementar em todas as plantas de cimento e concreto da empresa no Brasil e na Argentina um sistema para a gestão de água, buscando a redução da captação e do consumo.

O sistema deverá aumentar a recirculação de água no sistema produtivo, conscientizar os profissionais para o uso racional da água e ajudar a avaliar os riscos de escassez de água nas operações da empresa, além de incentivar outras empresas da cadeia de valor da empresa a adotarem o mesmo procedimento.

Em 2011, a empresa captou aproximadamente 475.449 m³ de água nas fábricas de concreto, com índice de reciclagem de 28%. O volume de água utilizado pelas fábricas da empresa equivale ao consumo anual de 100 mil pessoas. Além de ajudarem a preservar o meio ambiente, a prática possui a vantagem de ter baixo custo, já que trata principalmente de uma adaptação nos processos internos.

O Grupo Camargo Corrêa premiou também as melhores práticas sustentáveis em outras cinco categorias – Gestão de Resíduos, Comunidade, Saúde & Segurança, Cadeia de Valor e Agenda Climática. O prêmio teve 459 trabalhos inscritos e tem o objetivo de reconhecer o esforço coletivo empreendido pelos profissionais de todas as empresas do grupo. Ao todo, 1284 profissionais de 12 empresas. Esta foi a terceira edição do prêmio, que foi realizado também em 2008 e 2010.

Os vencedores passaram pela avaliação de um júri formado por 55 jurados, entre eles, por Clarissa Lins, diretora da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável; Jacques Marcovitch, professor da Universidade de São Paulo (USP); Fernando Rosseti, secretário-geral do GIFE; Dal Marcondes, diretor de redação da revista digital Envolverde; Carlos Lessa Brandão, do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; Caco de Paula, editor do site Planeta Sustentável; e Alejandro Preusche, da Asociación Cristiana de Dirigentes de Empresas (ACDE).

Mais informações:

http://www.premiocamargocorrea.com.br/br
(11) 5502-5461 | [email protected]

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?