GRI lança suplemento para relatórios de sustentabilidade

5 de março de 2012

Compartilhe:

Derramamento de óleo, emissão de carbono e questões de segurança podem agora fazer parte do reporte do setor de óleo e gás, devido ao novo suplemento setorial lançado pela Global Reporting Initiative (GRI). O suplemento está disponível de forma gratuita no site da empresa www.globalreporting.org.

Desde o derramamento de óleo no Golfo do México em 2010, a performance sustentável deste setor tem sido observada mais de perto pelo público, o que resultou em um maior nível de atenção sobre as questões sustentáveis e sociais relacionadas às atividades das plataformas onshore e offshores de óleo e gás. Dessa forma, há mais cobrança e expectativa de transparência e accountability sobre as atividades que a empresa desempenha no setor.

O lançamento do novo suplemento irá auxiliar as empresas desse ramo a melhor reportar suas performances sustentáveis, incluindo assuntos como gestão ambiental, preparo em questões de saúde, segurança e situações de emergência. O suplemento setorial de óleo e gás pode ser usado por empresas com atividades em exploração, extração, produção, refinamento, transporte e venda de óleo, gás e outros petroquímicos.

A executiva adjunta da GRI, Nelmara Arbex, afirma que “para cada setor empresarial, há questões de sustentabilidade bastante específicas para serem gerenciadas. O ramo de óleo e gás é uma das indústrias primordiais que precisam se preparar para a gestão sustentável, e a abordagem que será tomada por eles terá grande influência em nossos futuros.

Empresas de óleo e gás estão passando por uma grande transição, e uma operação sustentável é vital. O suplemento de óleo e gás da GRI busca apoiar esse processo, possibilitando que companhias do setor possam ser mais transparentes sobre as suas atividades e impactos”.

A GRI prepara diretrizes para que empresas possam reportar sua performance no campo da sustentabilidade, além dos suplementos setoriais – que são feitos sob medida e incluem questões específicas a cada ramo. O suplemento lançado hoje busca mostrar a relevância do reporte de sustentabilidade para companhias deste setor.

De acordo com Glenn Kramer, membro do Grupo de Trabalho e Diretora de Métricas e Reporte da Hess Corporation, “possuímos uma responsabilidade ambiental, social e ética em ser transparente sobre as nossas atividades.

A diretriz da GRI e principalmente o novo suplemento setorial de óleo e gás nos auxilia a melhor entender quais informações nosso stakeholders estão buscando e representa um mecanismo chave para potencializar o desenvolvimento de políticas de sustentabilidade corporativas. Ser transparente e oferecer um reporte completo nos assuntos que são de interesse dos stakeholders também oferece o benefício de melhorar a nossa credibilidade e reputação”.

Kristina Rüter, integrante do Grupo de Trabalho e da Diretora de Pesquisa da Oekom Research AG, comenta sobre a importância da transparência no setor de óleo e gás: “Empresas neste setor passam por diversos desafios relacionados a minimizar os riscos sociais e ambientais da operação. O suplemento irá ajudar as empresas a medirem e reportarem as suas atividades, aumentando a sua transparência e a facilidade de comparação pelos analistas, investidores e outros stakeholders, gerando uma transformação no setor”.

O suplemento setorial foi desenvolvido seguindo um processo de multi-stakeholder, com especialistas de empresas de óleo e gás e outras instituições formaram o Grupo de Trabalho que desenvolveu o suplemento. O público deu opiniões e fez comentários durante duas audiências públicas antes da finalização do documento.

O novo suplemento é gratuito e está disponível em inglês no seguinte endereço:

https://www.globalreporting.org/reporting/sector-guidance/oil-and-gas/Pages/default.aspx

Membros do Grupo de Trabalho responsáveis pelo suplemento de óleo e gás:

Mais informações:
Natalie Tang: (11) 3526-4558 | [email protected]

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?