ENERGIA – Eco-inovação para televisores

5 de março de 2010

Compartilhe:

Para reduzir o CO2 emitido no uso de seus produtos, a Sony passou a investir na eficiência energética de televisores. Por meio da combinação de tecnologias sofisticadas e medidas de economia de energia mais simples para consumidores, a empresa alcançou uma redução significativa nas emissões relacionadas à produção e uso dos aparelhos.
Em Julho de 2006, juntou-se ao programa WWF Climate Savers, comprometendo-se a cortar as emissões de CO2 de suas instalações e escritórios em 7% até 2010 (em termos absolutos na comparação com as emissões de 2000). A companhia também se comprometeu a investir na redução do consumo de energia de seus maiores produtos, estabelecendo metas específicas para cada um.
Pesquisas mostraram que os aparelhos de TV somam 76% de emissões da empresa, tornando o desenvolvimento de televisores mais eficientes uma prioridade. A nova série desenvolvida pela Sony, a BRAVIA VE5, produz 40% menos emissões quando comparada a televisores convencionais de LCD. Na primavera de 2008, a empresa lançou novos modelos da série, que diminuíram as emissões de CO2 durante o uso do produto em 33% em relação a primeira geração lançada em 2005.
Para reduzir ainda mais suas emissões, a Sony desenvolveu um método para reciclar o poliestireno gerado durante o processo de produção, que, posteriormente, é utilizado na fabricação dos televisores BRAVIA.
A empresa também definiu  metas ambientais ambiciosas de redução absoluta de emissões para o ano de 2015 – 30% para as instalações do grupo Sony na comparação com os níveis de 2000; e 30% de redução do consumo de energia por produto no final de 2015, comparado aos níveis de 2008. No longo prazo, a companhia busca uma pegada ambiental zero em todo o ciclo de vida de seus produtos e atividades de negócios.
As principais medidas da empresa para redução de CO 2 são:
•Melhorar a eficiência energética por meio de sistemas de aquecimento e resfriamento de alta eficiência, substituindo combustíveis e melhorando as operações relacionadas às fábricas.
• Aumentar o uso de energia renovável.
• Reduzir as emissões de gases de efeito estufa utilizados em processos de produção.
• Reduzir o consumo de energia de seus produtos.
• Reduzir o tamanho de seus produtos. Itens menores utilizam menos recursos, menos embalagem e podem ser moldados de forma mais eficiente.
• Aumentar o uso de materiais reciclados/reutilizáveis.
• Melhorar a gestão de substâncias químicas em produtos.
A estratégia ambiental da Sony também inclui reduzir emissões em logística por meio da otimização de transporte e aumento da realização de reuniões virtuais para redução de viagens de negócios.
Confira mais sobre a parceria da Sony com o programa Climate Savers

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?