Educação para a sustentabilidade

10 de maio de 2010

Compartilhe:

O ano começou agitado para Ideia Sustentável com a apresentação do Dossiê de Consumo Consciente, produzido pela consultoria em parceria com a Mob Consult e o Unomarketing. Publicado na edição de março/2010, esse estudo de 16 páginas foi o objeto de seminário realizado no dia 08 de março, no auditório do Centro de Convenções Rebouças (SP) para uma platéia de 80 convidados de empresas e veículos de comunicação.
Comunicação e  sustentabilidade, em Santarém (PA)
No dia 13 de março, Ricardo Voltolini ministrou workshop de 3 horas sobre Comunicação e Sustentabilidade para uma platéia de 130 profissionais de imprensa e comunicação do Pará. O evento, ocorrido em Santarém (PA), foi promovido pela Mineração Rio do Norte. A convite da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), Voltolini abordou os principais desafios cotidianos impostos hoje ao profissional de comunicação em relação ao tema da sustentabilidade. “Foi uma experiência muito rica. Percebi que há desafios comuns entre os profissionais do Pará e os de outros centros do país. Mas que existem também desafios particulares de quem vive na região amazônica, uma vitrine, para o bem e para o mal, do debate global da sustentabilidade”, afirmou Voltolini.
Três seminário promovidos pela Vale no Espírito Santo
Nos dias  16 e 17 de março, o diretor de Ideia Sustentável ministrou três seminários no Espírito Santo, a convite da Vale, por meio se seu empreendimento local, a Companhia Siderúrgica UBU. O primeiro (16/03), ocorrido na cidade de Anchieta, onde está prevista a implantação da nova companhia, foi dirigido a um público de 120 representantes de organizações locais. Os outros dois, apoiados pela Findes (Federação das Indústrias do Espírito Santo), atingiram públicos de 95 jornalistas do estado e 220 empresários e executivos de empresas locais. Nos três eventos, usando linguagem e exemplos diferentes, Voltolini  falou sobre os Desafios da Sustentabilidade Empresarial, apontando os cenários e contextualizando os grandes temas da sustentabilidade na gestão dos negócios.
“Com a comunidade, senti interesse e disponibilidade para o diálogo. E apesar do fato de que o empreendimento não conta com adesão 100% de representantes locais, observei alto grau de maturidade nas conversas e um interesse legítimo da empresa de expor os problemas ambientais que, no passado, resultaram em não obtenção de licença ambiental, apresentando as soluções concretas do novo projeto. O diálogo comunitário em torno de grandes empreendimentos vem amadurecendo muito no Brasil. Saí otimista com o Brasil”, disse.
Curso de 16 horas na Aberje
Nos dias 30 e 31 de março, Voltolini ministrou, na Aberje, o curso “Comunicação da Sustentabilidade” (16 H).  Participaram da turma de 40 alunos profissionais de algumas das principais empresas do País, como Votorantin. Arcellor Mittal, Vivo, HP, Banco Mercantil, Roche, Elektro e CPFL. “Foi o primeiro curso em novo formato, com maior carga horária. E em toda primeira experiência há sempre uma expectativa sobre o quanto a proposta vai funcionar.  A assimilação dos conceitos foi excepcional.  Fiquei bem impressionado com o alto nível dos alunos e o interesse deles pelo tema. Entregaram-se com muita determinação aos exercícios e dinâmicas propostos, de tal modo que boa parte deles saiu do programa com um esboço bastante bom de um plano de comunicação da sustentabilidade, um dos objetivos do curso”, explicou Voltolini.
Desafios da Sustentabilidade, em Florianópolis (SC)
No dia 17 de abril, Ricardo Voltolini realizou a palestra magna “Desafios da Sustentabilidade”, no último dia de trabalho da Convenção Unimed de Florianópolis, no auditório de Costão do Santinho. Dirigindo-as para uma platéia de 850 pessoas, o jornalista fez uma análise dos 10 desafios para empresas que querem implantar a sustentabilidade na gestão de seu negócio. “O primeiro desafio é encarar, na prática, os grandes temas da sustentabilidade. Para saber quão sustentável é o seu negócio, uma empresa deve ter respostas claras, na forma de soluções, para a pergunta: ‘O que está fazendo hoje para garantir o direito futuro das pessoas a água limpa para beber, ar respirável, solo fértil e clima estável?´”, falou logo no início de sua exposição;
Na ocasião, o consultor Ricardo Voltolini fechou o seminário fazendo uma análise da evolução do conceito de consumo responsável no Brasil, com especial ênfase aos desafios e às tendências nesse campo de conhecimento. Participaram do evento Luis Bouabci, especialista em mapeamento de complexidade da Mob Consult e Fabián Echegaray, da Market Analysis.
Comitê Aberje de sustentabilidade traz Tetra Pak e Walmart
No dia 23 de abril, o diretor de Ideia Sustentável fez palestra sobre Sustentabilidade e Inovação para a diretoria da Ultragaz. E no dia 27 de abril, coordenou encontro do Comitê Aberje de Sustentabilidade, no Teatro Folha, que contou com a participação de Fabián Echegaray (Market Analysis), Elisa Prado (Tetra Pak) e Christiane Urioste (Walmart). Para uma platéia de 120 pessoas, Fabián apresentou, em caráter inédito, os achados do estudo Monitor de Responsabilidade Social Corporativa 2010. Como de praxe nesse evento, Elisa e Christiane, executivas responsáveis pela sustentabilidade em suas respectivas empresas, contaram suas experiências e responderam ás perguntas feitas pelos participantes. “Esses encontros constituem uma marca na agenda da Aberje. São sempre ricos, intensos e esclarecedores porque contam com convidados de altíssima qualidade, representando companhias que têm o que dizer em sustentabilidade. É dos poucos eventos que dedicam mais de uma hora para responder ás perguntas dos participantes, o que o torna um canal privilegiado de troca de informações sobre o tema”, afirmou Voltolini.
Sustentabilidade e inovação, em Minas Gerais
No último dia 4 de maio, Ricardo Voltolini fez a palestra magna de abertura em evento regional promovido pela  Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), na cidade de Montes Claros. Sob o tema “Sustentabilidade, Governança e Inovação”, o consultor de Ideia Sustentável expôs suas ideias para um público de mais de 500 pessoas, formado por empresários e jovens executivos locais “Há quem ainda acredite, ingenuamente, que sustentabilidade é uma moda corporativa que vai passar. E não um imperativo deste século que estamos vivendo. São pessoas que não se deram conta de que a limitação dos recursos do planeta já está redesenhando operações e mercados. Espero sinceramente que não seja o caso das empresas dos senhores e senhoras, porque deixar para pensar no assunto daqui a alguns anos pode custar perda de competitividade irreparável”, exortou ao final de sua apresentação.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?