RESPONSABILIDADE SOCIAL – Monsanto lança programa Bem Nutrir

11 de maio de 2011

Compartilhe:

Novidade entre os diversos projetos sociais desenvolvidos pela Monsanto, o Programa Bem Nutrir pretende incentivar o consumo de hortaliças em comunidades carentes de várias partes do Brasil. Lançado em Uberlândia (MG) na última terça-feira (10/05), o projeto tem como objetivos promover a melhoria nutricional – por meio do cultivo de hortas comunitárias, melhor aproveitamento dos alimentos e consumo consciente – e proporcionar geração de renda e inclusão social às famílias envolvidas.

Baseado na doação de sementes de hortaliças, orientação técnica e nutricional e no subsídio para compra de equipamentos, o programa terá nessa primeira fase a participação de quatro entidades: Cidade dos Meninos (Campinas – SP), Amigos do Bem  (Sertão de Pernambuco), InMed Brasil (atuante em todo o Brasil) e Ação Moradia (Uberlândia – MG).

“Nosso país é rico em produção de alimentos, mas, por uma questão cultural, dois fatores impedem o bom aproveitamento desses produtos: os maus hábitos alimentares e o desperdício. Por meio da Seminis, nossa marca de sementes de hortaliças, e em alinhamento ao nosso compromisso global de produzir mais, conservando os recursos naturais e melhorando a qualidade de vida das pessoas, queremos  contribuir para equilibrar essa balança”, explica Christiane Cralcev Bracco, coordenadora de Responsabilidade Social da Monsanto, que estará no lançamento do Programa Bem Nutrir ao lado do vice-presidente da ONG Cidade dos Meninos, Josias Fernandes de Ávila, da diretora de Programas Sociais da Inmed Brasil, Marianita Colleoni Soares Masiero e da coordenadora de projetos sociais da Amigos do Bem, Madia Maria Gialuizi Incelli.
O Bem Nutrir vem ao encontro de outro projeto de sucesso da Monsanto, o “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável”,  realizado com a ONG Inmed Brasil,  que já beneficiou mais de 100 mil crianças de escolas públicas do país.  “Uma das ações do Crianças Saudáveis é também complementar o lanche escolar por meio de implantação de hortas dentro das escolas, na qual educadores, merendeiras, pais e comunidade ligados às escolas integrantes do projeto passam a ter consciência sobre hábitos saudáveis”, ressalta Christiane.
Desenvolvido em parceria com ONGs, o Bem Nutrir visa ao desenvolvimento de comunidades carentes por meio da criação de hortas comunitárias, aliando a isso o melhor aproveitamento dos alimentos, consumo sem desperdício, além de proporcionar a geração de renda e inclusão social das famílias envolvidas. “Nosso grande desafio é colaborar para a mudança no hábito alimentar dos brasileiros, que consomem pouquíssima hortaliça e fruta. Oferecer à população mais carente uma dieta equilibrada em vitaminas e minerais é o nosso grande objetivo”, destaca o líder da Divisão de Hortaliças da Monsanto, Álvaro Peixoto.
Atuação em todo Brasil
As entidades participantes da primeira fase do Bem Nutrir são:

1) Cidade dos Meninos (Campinas – SP): há 50 anos trabalha no resgate social e formação de jovens excluídos da sociedade;
2) Amigos do Bem  (Sertão de Pernambuco):  contribui para a erradicação da fome e da miséria no Sertão Nordestino por meio de ações educacionais e projetos autossustentáveis;
3) InMed Brasil: atuante em todo o Brasil,  há 15 anos promove a melhoria na qualidade de vida de crianças e suas comunidades por meio de vários programas nas áreas de saúde e educação;
4) Ação Moradia (Uberlândia – MG): centro comunitário que contribui com a integração social, geração de renda e melhoria da qualidade de vida de famílias em situação de risco social.

Todas essas entidades são reconhecidas pela seriedade dos trabalhos sociais desenvolvidos e comprometimento com o desenvolvimento das comunidades. Em sua primeira fase, o Bem Nutrir consiste no conhecimento das necessidades de cada entidade e na doação de sementes de hortaliças para as instituições, que também receberão apoio e orientação técnica para o correto manejo da horta, dicas de alimentação saudável e combinações mais nutritivas entre os alimentos, de forma a ter um incremento nutricional de baixo custo. As sementes doadas nesta fase representam a produção de cerca de duas toneladas de alimentos.
Sobre a Monsanto

A Monsanto é uma empresa dedicada à agricultura. Pioneira no desenvolvimento de produtos com tecnologia de ponta na área agrícola – herbicidas, sementes convencionais e geneticamente modificadas  –, busca soluções sustentáveis que ajudem agricultores a produzir mais, conservar mais e melhorar vidas. Para isso, investe anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, e compartilha seu conhecimento com produtores para ampliar o seu acesso a modernas tecnologias agrícolas, especialmente em países pobres e em desenvolvimento.

A Monsanto está presente no Brasil desde 1963. Em 2010, destinou R$ 6 milhões à sustentabilidade com diversos projetos socioambientais em todo o país, realizados em 90 cidades de 12 estados brasileiros. Mais de 200 mil pessoas foram beneficiadas. Além da distribuição gratuita de 60 mil livros, também foram realizadas 200 palestras sobre conscientização ambiental e plantadas 2,2 mil árvores, com a participação de 30 mil crianças de todas as regiões do país.

A empresa faturou R$ 2,048 bilhões no Brasil em 2010, produzindo e comercializando a linha de herbicidas Roundup, sementes de soja convencional (Monsoy) e geneticamente modificada (Roundup Ready®), sementes convencionais e geneticamente modificadas de milho (Agroeste, Sementes Agroceres e Dekalb), sementes de sorgo, algodão (Deltapine) e, ainda, sementes de hortaliças (Seminis e De Ruiter). Em novembro de 2008, passou a atuar no mercado de cana-de-açúcar, com a aquisição das empresas Canavialis e Alellyx, do Grupo Votorantim. Em fevereiro de 2009, a Monsanto adquiriu os 49% restantes da MDM, reforçando sua posição no mercado de algodão.

Mais informações:
www.monsanto.com.br

http://twitter.com/monsantobrasil

www.youtube.com/monsantobrasil

CDI Comunicação Corporativa

Claudia Santos – (11) 3817-7925
[email protected]
Everton Vasconcelos – (11) 3817-7947
[email protected]
Ana Beatriz Paschoal – (11) 3817-7914
[email protected]

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?