A Ultragaz, patrocinadora da Plataforma Liderança com Valores, já recolheu, desde 2014, mais de 1 milhão litros de óleo de cozinha usado. A campanha acontece nos estados de São Paulo, Ceará e Bahia, e conta com mais de 350 estabelecimentos que são parceiros na coleta de óleo de cozinha usado. O material coletado é reutilizado na produção de sabão biodegradável e biodiesel.
Essa iniciativa é uma ação do projeto “Junte Óleo: Ultragaz Coleta, Soya Recicla”, fruto de uma parceria entre a Ultragaz, Bunge e Instituto Triângulo.
Segundo Daniela Gentil, gerente de sustentabilidade da Ultragaz, o objetivo da ação é impactar positivamente cada vez mais cidades: “A campanha se conecta com a estratégia de sustentabilidade da Ultragaz, que visa, além de trazer benefícios à sociedade, a preservação do meio ambiente. Nossa intenção é a expansão para um maior número de estados e cidades, contemplando assim um maior número de domicílios impactados”.
Os cidadãos que entregarem o óleo ainda saem ganhando. A cada dois litros e óleo de cozinha usado entregues aos caminhões da Ultragaz, a pessoa recebe duas barras de sabão biodegradável, que foi produzido com parte do material coletado. O restante é transformado em biodiesel.
Os caminhões da Ultragaz que realizam a coleta estão equipados com faixas informativas que ajudam na identificação da campanha, e os consumidores recebem um folheto explicativo com todos os detalhes da ação. O que for arrecadado é, então, encaminhado para o Instituto Triângulo, responsável pela fabricação do sabão e pelo envio dos resíduos para a produção do biodiesel.
Leia também: Sustentabilidade é discutida na Assembleia da ONU para o Meio Ambiente
A Ultragaz é uma empresa bastante atuante em ações de sustentabilidade. Confira uma palestra de Daniela Gentil durante o evento Líder 2030 Talks 2017:
Escrito por Marcos Cardinalli
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.