Sobre
Ricardo
Voltolini

Ricardo Voltolini costuma dizer em palestras que teve quatro “encarnações profissionais.” Cada uma delas caracterizada por diferentes esforços de reinvenção, uma das marcas mais emblemáticas de sua carreira.

Na primeira “encarnação”, vivida entre 1985 e 1991, exerceu posições nas revistas Playboy e Placar, e nos Jornais da Tarde e Folha de São Paulo, nos quais foi repórter, redator e editor de Arte, Cultura, Política e Esportes. Fez crítica de teatro na revista Vogue. Foi crítico de produção cultural infantil na Folha da Tarde, tema em que acabou por se especializar na Universidade de São Paulo. Encerrou sua breve carreira jornalística para atender ao “chamamento” de empreender orientado por causas.

Na segunda (1992-1993), teve sua primeira e única, muito marcante, experiência em administração pública. A convite de um mentor, assumiu, por idealismo, a gestão da Cidade da Criança e do Conjunto Vera Cruz (polo de produção de cinema nos anos 1940-1960), com o propósito de revitalizar equipamentos que fizeram parte de sua infância na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Missão dada, missão cumprida. Tornou-se, por consequência, um especialista em lazer e turismo, também pela Universidade de São Paulo. Na terceira “encarnação” (1994-2003), já como empreendedor, e consultor do SENAC-SP, Voltolini dedicou-se a construir o primeiro centro de referência em formação de profissionais para o Terceiro Setor brasileiro. Desenvolveu campanhas de apoio à educação para jovens em situação de primeiro emprego, concebeu diversos programas de educação e ajudou a formar mais de 35 mil líderes de organizações sociais em ferramentas de gestão como planejamento, comunicação, avaliação e captação de recursos.

Na mesma época, participou da criação da Associação Brasileira de Captadores de Recursos. E atuou em investimento social privado, tendo colaborado para a criação, o planejamento e o replanejamento de institutos e fundações empresariais. Organizou o livro Terceiro Setor: Planejamento & Gestão (SENAC-SP, 2004). Concebeu o Guia de Gestão para o Terceiro Setor, da Fundação Abrinq (1997). Editou os cadernos do Fórum Permanente do Terceiro Setor (Senac-SP, 1995-2002), do qual foi fundador e coordenador.

A quarta “encarnação” profissional iniciou-se em 1998 com a criação da Ideia Sustentável e também com mais uma reinvenção no escopo de trabalho: a responsabilidade social corporativa (RSC), conceito que dava os seus primeiros passos no Brasil, com a fundação do Instituto Ethos.

Em 2004, visando produzir conhecimento relevante sobre o tema, Voltolini lançou a primeira revista especializada em tendências em RSC. Ao longo de 11 anos (mais de 30 mil páginas de conteúdo, mais de mil especialistas entrevistados, cinco prêmios recebidos), a publicação mudou de nome três vezes (Ideia Social, Ideia Socioambiental, Ideia Sustentável) e até hoje é lembrada como referência de informação para toda uma geração de profissionais. As três alterações de nome refletiram a evolução do conceito no Brasil. Acompanharam, por sua vez, o avanço da prática da consultoria: da responsabilidade social corporativa (mais focada na dimensão social) para a sustentabilidade corporativa (incorporando a dimensão ambiental) e, mais recentemente, para o ESG (com a adição da governança).

Em 2008, criou metodologia própria para desenvolver estratégias de sustentabilidade em empresas.

De 1998 a 2023, transcorreram 25 anos intensos de dedicação à construção da sustentabilidade empresarial no Brasil. O balanço diz tudo sobre a carreira de Voltolini. Entre as mais de 350 empresas atendidas incluem-se algumas das mais importantes organizações brasileiras, como Natura, Petrobrás, Lojas Renner, Bayer, CVC Corp, Weg, Accor, Votorantim, Tramontina, Alcoa, Vale, Suzano, Bradesco, Ultragaz, TV Globo, Itaipu, Baterias Moura, BRF Foods, Elera Energias Renováveis, AES Brasil, Equatorial Energia, C&A, Cielo, Claro, Fiat, Schneider Electric, Unimed Brasil, Federações de Indústria, SESCs, SENACs, Sicredi e Sescoop.

Realizou quase 2000 palestras e workshops, tendo atuado em todos os estados do Brasil.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?