Como empresas estão envolvendo e educando líderes para a sustentabilidade
Autor: Ricardo Voltolini
Elsevier/2013
O melhor que podemos fazer pelos outros não é mostrar-lhes nossa riqueza, mas fazê-los ver a deles.
Goethe
Na primeira parte do livro – Educação empresarial de líderes sustentáveis: contexto, dilemas e desafios – Ricardo Voltolini apresenta reflexões com o objetivo de apresentar ao leitor como as escolas de negócios estão desenvolvendo as competências de um líder que seja capaz de gerar valor sustentável para as empresas, promovendo a transição para uma economia verde.
Mas Ricardo Voltolini vai além. Ele aborda também o que as escolas de negócios deveriam fazer, considerando a evolução de conceitos como transdisciplinaridade, pensamento sistêmico, o “aprender a ser”, a educação experimental. Para tanto, toma como base grandes pensadores como Edgar Morin, Peter Senge e Otto Scharmer, além de documentos internacionais relevantes como a Agenda 50+20.
Já na segunda parte – Como as empresas estão educando seus líderes para a sustentabilidade – Ricardo Voltolini relata histórias inspiradoras com base no conceito de storytelling. Foram selecionados 10 presidentes de grandes corporações brasileiras que adotam estratégias inteligentes de envolvimento e educação de seus líderes para a sustentabilidade. As entrevistas realizadas fazem parte da segunda etapa da Plataforma Liderança Sustentável.
O leitor poderá aprender com as experiências de:
A seleção dos participantes foi realizada com apoio de 65 especialistas e posterior investigação com base em documentos e entrevistas. Ao final de cada relato, os entrevistados respondem as seguintes questões: “Sustentabilidade é…”, “Como a empresa envolve os seus colaboradores no tema”, “Como a empresa educa os seus colaboradores para o tema”, quais são as “Ideias-força” e “Como deve agir um líder sustentável para a empresa”.
A maior diferença que a Natura pode fazer é provocar mudanças significativas na vida das pessoas. Esta é a nossa vocação desde sempre. Penso que podemos ser catalizadores de um processo mais amplo de educação, que envolve nossos consultores e consultoras até os nossos clientes. Arrisco dizer que a educação talvez seja um novo negócio para a empresa e para os seus públicos envolvidos. Um exemplo simples disso é como transformamos nossas consultoras em maquiadoras e manicures. Quem sabe um dia não possamos ultrapassar a cosmética e dispor de serviços de educação necessários para a sociedade.
Alessandro Carlucci, Diretor-presidente da Natura
Quando entrei na Amanco, quase não havia mulheres. Deixei 50% na diretoria, 37% na gerência e 29% no quadro total da empresa. Na Masisa, eram 100% de homens na diretoria e em menos de um ano temos 50% de mulheres.
Marise Barroso, presidente da Masisa
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.