Grife de brasileira lança iniciativa para enaltecer artistas negras por meio da moda

19 de agosto de 2020

Compartilhe:
Grife de brasileira lança iniciativa para enaltecer artistas negras por meio da moda - Ideia Sustentável

Islana Rosa é uma empreendedora brasileira que lançou e consolidou sua própria grife em Londres. A criadora da marca Islanna, que carrega seu próprio nome, enfrentou muitas dificuldades em seu caminho, principalmente os impasses impostos pelo racismo estrutural. O propósito da empresária com a criação de sua grife eco-friendly é, além de fortalecer a sustentabilidade no mundo da moda, valorizar e empoderar a população negra.

Foto: reprodução

“No Brasil, ainda vemos a mulher empreendedora com muito preconceito, ainda mais se for negra”, afirma. Para ela, alcançar uma posição de destaque não é apenas uma conquista pessoal, mas coletiva. A brasileira Islana, antes de lançar a grife, se dedicou a estudar o mundo da moda e se aprofundar no entendimento do setor, para que sua marca refletisse a sua visão de mundo. “Não queria criar mais uma marca de roupa, sem proposito. O mercado está saturado e não faria sentido trazer mais uma marca sem uma filosofia”, explica.

Dica de leitura: Disparidade de renda indica urgência de ações em diversidade e inclusão

Sua primeira coleção foi lançada para o mundo em 2019, durante a semana da moda em Paris e em São Paulo, e seu plano é começar a operar no Brasil a partir de outubro de 2020, com uma produção nacional.

Alinhado a esse início no mercado brasileiro, Islana decidiu aproveitar a força do movimento Black Lives Matter e a intensa discussão sobre racismo no universo da moda para lançar também um projeto alinhado a seu propósito. O Movimento Vozes Negras tem como objetivo fortalecer e oferecer oportunidades para artistas negras através da moda.

Mulheres negras criativas poderão enviar à grife suas sugestões de estampas, que serão então selecionadas por meio de votação pública para compor uma nova coleção de camisetas. A iniciativa ainda doará 50% de seu lucro para o Instituto Geledés e para a Ong Criola. “Meu objetivo a longo prazo é que o Vozes Negras ganhe corpo e se transforme numa Fundação focada no empoderamento da mulher negra”, afirma a criadora da grife Islanna.

Foto: reprodução

Leia também: 5 benefícios da diversidade para as empresas

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?