Votorantim oferece curso de gestão de meio ambiente na reserva Legado das Águas

Votorantim oferece curso de gestão de meio ambiente na reserva Legado das Águas

A Academia de Excelência Votorantim, universidade corporativa do Grupo Votorantim, anuncia a abertura de inscrições para profissionais do mercado ligados à área de meio ambiente e sustentabilidade. O curso “Como Trabalhar Empresa e Meio Ambiente” será realizado entre os dias 15 e 18 de junho, no Legado das Águas – Reserva Votorantim, uma área com 31 mil hectares de mata atlântica, a 100 km da capital paulista, conservada pela Votorantim há mais de 50 anos.

É a primeira vez que a Academia Votorantim, criada em 2006, oferece um curso para o público externo. Organizado pela Escola de Meio Ambiente, uma das áreas de especialização do Centro Técnico da universidade corporativa, o curso trabalhará com um estudo de caso “in loco”, o Legado das Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica do País, para abordar na prática o conceito de gestão de negócios atrelado à conservação do meio ambiente.

Com quatro dias de duração, o curso tem como objetivo ampliar o conhecimento dos participantes sobre sustentabilidade atrelada à estratégia de negócio da empresa. Serão tratados conceitos técnicos da área ambiental aplicados às operações da companhia e ao planejamento estratégico, incluindo as possibilidades de geração de receita, sustentação para iniciativas de conservação e pagamento por serviços ecossistêmicos.

A programação inclui trilha pela mata e visita a uma das sete usinas hidrelétricas da Votorantim instaladas na reserva. Os participantes poderão assistir ainda a apresentações de pesquisadores e ONGs que desenvolvem estudos sobre a fauna e a flora no Legado das Águas – como o Instituto Pró-Carnívoros e a Associação Pró-Muriqui, voltados, respectivamente, para identificação de onças e do macaco-muriqui, ou monocarvoeiro (o maior primata não-humano das Américas).

O corpo docente é formado por: Andyara de Santis, mestre em educação pela PUC-SP e especialista em sustentabilidade; Maria Rosangela Ferreira, especialista em sustentabilidade pela FGV e Diretora Técnica da Aix Mundi; Maurício Talebi, professor de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretor da Associação Pró-Muriqui; Sandra Cavalcanti, diretora do Instituto Pró-Carnívoros.

Um segundo módulo do curso está previsto para ocorrer em outubro deste ano.

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

Há mais de 50 anos, a Votorantim preserva uma área de Mata Atlântica de 31 mil hectares, localizada no Vale do Ribeira (sul do Estado de São Paulo), na bacia do Rio Juquiá, e que representa um dos mais importantes remanescentes desse bioma no Brasil.

A área começou a ser conservada na década de 1950, quando a companhia adquiriu terras às margens do Rio Juquiá, com o objetivo de proteger as nascentes do rio e de seus afluentes, visando garantir a perenidade do fornecimento de água para a população da região e para as sete usinas hidrelétricas instaladas na reserva, que geram energia elétrica para a fábrica de alumínio da Votorantim. Em 2012, foi assinado um protocolo de intenções com o Governo do Estado de São Paulo, que institucionalizou o Legado das Águas como Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável (RPDS) e, em 2014, outro protocolo foi firmado com as prefeituras de Tapiraí, Miracatu e Juquiá, municípios onde está localizada a Reserva, visando implementar programas de desenvolvimento local e de apoio à gestão pública.

Além de contribuir para a proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos, o Legado das Águas – Reserva Votorantim forma um importante corredor de Mata Atlântica, pois está localizado entre parques estaduais e áreas de proteção ambiental. A reserva possui uma gestão compartilhada entre a iniciativa privada, o poder público (Governo do Estado e Prefeituras) e representantes da sociedade civil, que estão representados no Conselho do Legado das Águas, que é responsável pela definição das estratégias voltadas para o desenvolvimento local da região, plano de manejo, pesquisas científicas e novos negócios inclusivos.

Sobre a Academia de Excelência Votorantim

A Academia de Excelência Votorantim foi criada em 2006 com o objetivo de capacitar a liderança da companhia, para suprir as necessidades geradas pelo crescimento dos negócios do Grupo e os desafios de uma atuação cada vez mais global e complexa.

Os programas da universidade corporativa estão estruturados em duas grandes frentes de atuação: o Centro de Liderança e os Centros Técnicos. O primeiro é dedicado à capacitação dos atuais e futuros gestores da companhia, com módulos que trabalham a formação nas práticas de gestão comuns a todas as empresas do Grupo. Já os Centros Técnicos buscam compartilhar as melhores práticas nos principais domínios técnicos da Votorantim (como Saúde e Segurança, Capex, Fusões e Aquisições, Tecnologia da Informação e Jurídico). A Escola de Meio Ambiente é um dos Centros Técnicos e visa formar profissionais nas questões de licenciamento de operações, aspectos legais relacionados ao meio ambiente e melhores práticas de gestão sustentável. Este 1º Programa é composto por 3 módulos: Cidadania Corporativa e Meio Ambiente; Meio Ambiente no Contexto de Negócios; e Módulo Técnico.

A Academia de Excelência Votorantim é um centro de referência para a formação de líderes e profissionais da companhia e um dos principais caminhos para reforço dos valores e da cultura Votorantim. Em 2014, a Academia registrou mais de 4 mil participações de funcionários, em 120 turmas, que somaram 1.200 horas de treinamento. Com o curso de Meio Ambiente realizado na reserva Legado das Águas, a Academia inaugura uma nova fase, com a possibilidade de participação de profissionais da área de sustentabilidade de outras empresas e/ou de instituições e ONGs.

Mais Informações:

[email protected] | [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?