O Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica chega a sua 9ª edição com uma nova abordagem que promoverá maior interatividade entre suas ações e o público. Organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, o evento acontecerá entre os dias 24 e 26 de maio, das 9h às 18h, na Marquise do Parque Ibirapuera e no auditório do MAM (Museu de Arte Moderna), em São Paulo. Realizado às vésperas do Dia Nacional da Mata Atlântica (27/5), o encontro tem o objetivo de promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação da Mata Atlântica, além de sensibilizar todos os cidadãos sobre a importância desta floresta.
Este ano, o evento terá como tema “Direitos e Deveres Ambientais”. A ideia é chamar a atenção dos visitantes para sua participação nos debates da sociedade sobre as questões ambientais. Alinhada a isto, a Fundação SOS Mata Atlântica lançará durante o Viva a Mata uma campanha nacional pelo cumprimento do novo Código Florestal, que contará com uma iniciativa do movimento ambientalista na criação de grupos de trabalho para o acompanhamento da implementação do Código Florestal no Brasil. A organização convidará o público a fazer a sua parte: contribuir e proteger o meio ambiente com ações diárias e apoiar a fiscalização do Poder Público.
“Interação e motivação são palavras para resumir o Viva a Mata deste ano. Queremos estimular as pessoas a se envolverem com os acontecimentos que as rodeiam, cumprindo seus deveres sem deixar de exigir seus direitos”, afirma Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica.
Além de provocativa, a programação do Viva a Mata contará com diversas ações interativas. Seis pavilhões – florestas, mar, ambiente urbano, água, mudanças climáticas e propriedades sustentáveis – reunirão atividades sensoriais e vivenciais sobre cada um desses temas, além de exposições de ONGs que lutam pela sustentabilidade e empresas parceiras.
Os dois caminhões da exposição itinerante “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, também estarão expostos no Viva a Mata, servindo como palco e sala para palestras e diversas atividades.
A programação do evento conta ainda com apresentações musicais e teatros, oficinas e uma programação de palestras no auditório do MAM que reunirá especialistas para debaterem o Código Florestal (24/5) e a Proteção dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos (25/5).
A cenografia do evento é assinada pela empresa Candotti, que utilizará placas e cilindros de papelão para a construção dos pavilhões, prezando o reaproveitamento de materiais. O patrocínio é do Bradesco e o apoio é da Rede Globo, Rádios Eldorado e Estadão e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.
Confira abaixo a programação completa da 9ª edição do Viva a Mata:
Auditório – Museu de Arte Moderna (MAM)
24/05 – Sexta-feira
10h – Lançamento: Campanha pelo cumprimento do código florestal – Cumpra-se
12h – Lançamento: GT do Código Florestal da Assembleia Legislativa de São Paulo
14h – Debate: Água e Código Florestal
16h – Debate: Aplicação do Código Florestal
25/05 – Sábado
10h – Seminário: 25 anos da Constituição Federal e a Proteção dos Ecossistemas Costeiros e Marinhos
14h – Mesa-redonda: Consumo Consciente de Pescado
Palco
24/05 – Sexta-feira
09h – Abertura do Viva a Mata 2013
10h – Aula aberta de Yoga
11h – Música: Grupo Embatucadores
12h – Fantoche: Salvando a Mata Atlântica
13h – Oficina e música: Cantando e Brincando com os Pássaros da Mata Atlântica
14h – Contação de história: A lenda do Curucutú
15h – Vivências com a Natureza para a Proteção da Mata Atlântica
16h – Música: Cantos da Mata
25/05 – Sábado
10h – Aula aberta de ginga
11h – Fantoche: Salvando a Mata Atlântica
12h – Contação de história: Biodiversidade e o Som dos Bichos
14h – Teatro: Os Saltimbancos Voluntários
15h – Fantoche: Salvando a Mata Atlântica
16h – Música: Muriqui
26/05 – Domingo
10h – Aula aberta de alongamento
11h30 – Mobilização pelo Código Florestal: Campanha Cumpra-se
13h – Teatro: O rio que sumiu
14h – Vivências com a Natureza para a Proteção da Mata Atlântica
15h – Contação de história: A Flauta do Amor
16h – Teatro musical: Semeando Encanto
Sala Exposição Itinerante
24/05 – Sexta-feira
13h – Palestra: Vivências de Educação Socioambiental na APA Delta do Parnaíba
16h – Palestra: Programa Amigos do Mar
25/05 – Sábado
10h – Palestra: A Pegada Ecológica em São Paulo
11h – Palestra: Caminhos para uma Economia de Baixo Carbono
13h – Palestra: Novas Metodologias de Restauração de Mata Ciliares e de Reserva Legal
16h30 – Palestra: Tubarões no Limite
26/05 – Domingo
14h – Palestra: Vida Costeira e Marinha
16h – Roda de Conversa: Mini Documentário – Pimp My Carroça
Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica
Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental.
A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas.
Mais informações:
www.lead.com.br | (11) 3168-1412
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.