Virada Sustentável marca presença na quinta edição da Campus Party

Virada Sustentável marca presença na quinta edição da Campus Party

A Virada Sustentável é a responsável pelas ações sustentáveis da quinta edição brasileira da Campus Party (CPBR5), o megaevento de tecnologia que acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro no Anhembi Parque em São Paulo. Reunindo conteúdo educativo sobre temas que aliam sustentabilidade e tecnologia – como ativismo socioambiental digital, soluções de mobilidade urbana, lixo eletrônico, entre outros, o conjunto das ações recebe o nome de Campus Verde e ocorrem transversalmente em todas as áreas do evento.

Em 2012, a Campus Party terá doze ações especiais com o selo de Campus Verde. Entre as principais, estão uma exposição de robôs gigantes feitos de lixo eletrônico, oficinas de componentes produzidos com material reciclado e reutilizado e a presença de um campuseiro pra lá de inusitado: o Homem Refluxo, personagem que acumulará todo o seu lixo gerado no período da Campus em uma roupa especial, chamando a atenção dos participantes para a questão do consumo consciente.

Entre os debates temáticos com curadoria da Virada Sustentável, destacam-se a mesa sobre ativismo socioambiental nas redes sociais, com a presença de representantes das principais organizações ambientalistas do país (SOS Mata Atlântica, Greenpeace e Floresta Faz a Diferença); e a mesa de tecnologias voltadas para a mobilidade urbana nas grandes cidades, que mostrará qual é o papel da tecnologia na solução de um dos maiores problemas do homem moderno: o trânsito.

Organizada pelo Instituto Sérgio Motta, será também realizada nos dias do evento uma coleta de lixo eletrônico, na qual os campuseiros poderão deixar seus equipamentos antigos, eletroeletrônicos, celulares e acessórios de informática quebrados ou sem utilização, evitando a contaminação e os problemas de saúde gerados pelo descarte incorreto desses materiais.

Síntese das ações especiais Campus Verde:

“A ILHA ROBÔ – EXPOSIÇÂO DE ROBÔS GIGANTES”

Robôs gigantes, de até três metros de altura, feitos com material de sucata eletrônica descartada de maneira incorreta: em lixos comuns. Com um nível de detalhe impressionante, você poderá encontrar celulares antigos, equipamentos, teclados e outros componentes nesses robôs espetaculares, que chamam a atenção para o problema das toneladas de lixo eletrônico jogadas diariamente pelo homem em locais inadequados, prejudicando o meio ambiente e a saúde da população.

“HOMEM REFLUXO”

Um campuseiro inusitado que promete chamar a atenção: com uma roupa especial na qual armazenará todo o seu lixo não-orgânico (latas de refrigerantes, garrafinhas, papéis e recibos, embalagens etc) gerado durante a Campus Party, o Homem Refluxo mostra, na prática, quanto lixo geramos por dia e acabamos nem percebendo. Uma maneira divertida e inteligente de sabermos mais sobre um assunto que diz respeito a todos nós: o excesso de lixo gerado na sociedade.

“COLETA DE LIXO ELETRÔNICO”

Postos de coleta identificados para o descarte adequado do lixo eletrônico, evitando que esses materiais sejam jogados incorretamente em lixos comuns ou próximos de lençóis freáticos, contaminando o meio ambiente e prejudicando a saúde da população. Os campuseiros poderão levar computadores, impressoras, celulares, telefones, baterias, tocadores de CD e MP3, eletrodomésticos (torradeira, liquidificador, batedeira etc.) e outros eletroeletrônicos que exigem uma separação e descarte adequados em função dos metais pesados e outros componentes tóxicos na sua composição.

“MESA REDONDA: MIDIAS SOCIAIS E ATIVISMO SOCIO-AMBIENTAL”

De que maneira as mídias sociais podem contribuir com o engajamento das pessoas nas causas verdes? Um debate sobre o potencial que estas ferramentas oferecem àqueles que defendem atitudes sustentáveis.

“MESA REDONDA: TECNOLOGIA E SOLUÇÕES DE MOBILIDADE”

Com o crescimento das cidades, temos enfrentado sérios problemas relacionados à mobilidade urbana. Mas a utilização de tecnologia de ponta pode contribuir para que soluções sejam encontradas de maneira eficiente.

“MESA REDONDA: EMPREENDEDORISMO SOCIAL”

O empreendedorismo social deixou de ser uma promessa para virar realidade. Hoje, há fundos de investimento específicos para negócios desta natureza. Mas, o que esses investidores buscam? Quais as oportunidades que existem neste segmento? É possível mudar o mundo e ganhar dinheiro? Conheça as histórias de sucesso e também as de fracasso. Afinal, sempre há lições para aprender. Com a participação de:

Marcel Fukayama: Sócio-fundador da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (ABCID). Já  coordenou projetos do Comitê para Democratização da Informática (CDI). É co-fundador do CDI Lan, empresa social que oferece soluções que transformam vidas em comunidades de baixa renda por meio de LAN houses.

Omar Haddad: Cientista social graduado pela USP, trabalhou durante 7 anos como educador social. É sócio-fundador da Sementes de Paz e estudante apaixonado dos temas da Economia Solidária e Agricultura Ecológica.

Daniel Izzo: Sócio e co-fundador da Vox Capital, primeiro fundo de investimentos de impacto do Brasil, focado em negócios com potencial de crescimento e que servem à população de baixa renda brasileira , oferecendo produtos e serviços que ajudam a melhorar suas vidas.

Pablo Handl (mediador): Co-fundador e sócio-diretor do Hub São Paulo. É facilitador, palestrante e aprendiz na área de gestão e inovação em redes colaborativas e já atuou em organizações como União Européia, Natura, Unicamp, Petrobrás, FGV e Itaú-Unibanco, entre outras.

“OFICINA: WATERCOOLING”

O superaquecimento de um sistema pode trazer danos irreversíveis para a sua máquina. Por isso, é importante mantê-lo trabalhando em temperaturas ideais. Aprenda a fazer, de modo caseiro e com componentes comuns, um sistema de refrigeração através da água, e prolongue a vida útil de seu equipamento. A oficina será conduzida pelo empresário Cássio Augusto Vidigal Alvarenga, pioneiro na fabricação de Water Coolers no Brasil, há 4 anos desenvolve novos sistemas de refrigeração avançada para computadores e eletrônicos.

Mais informações:

Lead Comunicação e Sustentabilidade

(11) 3168-1412 | www.lead.com.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?